IDENTIFICANDO OS MODELOS DIDÁTICOS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

IDENTIFYING THE DIDACTIC MODELS IN A GROUP OF CHEMISTRY TEACHERS

Autores/as

  • João Batista Santos Junior Universidade de São Paulo (USP)
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120308

Palabras clave:

Modelos Didáticos; Crenças Pedagógicas; Formação Profissional; Desenvolvimento Profissional.

Resumen

Esta investigação visa a identificar os modelos didáticos de um grupo de professores de Química de escolas públicas e propõe uma meto dologia para a sua utilização como instrumento de reflexão do docente em relação às suas concepções acerca do processo de ensino e aprendiza gem. Para tal, foi solicitado aos professores que respondessem a um ques tionário baseado nas ideias de Garcia Pérez (2000). Os resultados obtidos apontam que os professores combinam características diferentes dos modelos didáticos para formar um modelo didático eclético (GUIMARÃES, ECHEVERRÍA & MORAES, 2006). Esses modelos ecléticos encerram características antagônicas e podem indicar a necessi dade de aprofundamento da reflexão dos docentes sobre as suas concep ções. É proposta uma metodologia para a utilização do instrumento de investigação do pensamento do professor.

This study aims to identify the didactic models adopted by a group of twenty Chemistry teachers working in state schools in the state of São Paulo, Brazil. In order to obtain that information, the group were asked to answer a questionnaire based on the ideas of García Pérez (2000) whose aim was to provide the elements for the identification of the didac tic model adopted by each particular teacher. The results obtained indi cates that teachers combine different characteristics of the proposed didactic models and develop their own personal didactic model, classified as eclectic (GUIMARÃES, ECHEVERRÍA & MORAES, 2006). These eclectic models combine antagonistic characteristics and may indicate the need for deeper reflection about their conceptions. This study proposes a methodology for the use of this investigative instrument of the teachers' thought.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA - Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA - Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

CHROBAK, R. Mapas conceituales y modelos didacticos de professors de química. In: Conference on Concept Mapping, 2, Congreso Internacional sobre Mapas Conceptuales, 2, 2006, San José, Costa Rica: CMC. Anais eletrônicos. San José, 2006, Sept. 5 - 8, 2006. Disponível em: <http://cmc.ihmc.us/cmc2006Papers/cmc2006-p215.pdf> Acesso em 09/02/2010.

ELBAZ, F. Teacher thinking: a study of practical knowledge. Londres: Croom Helm, 1983.

ROSA, Martín del Pozo; RIVERO GARCÍA, Ana e PORLAN ARIZA, Rafael. Conocimiento profesional y epistemología de los profesores, II: Estudios empíricos y conclusiones. Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 2, 1998, p. 271-288.

FURIÓ, C. Tendencias actuales en la formación del profesorado de ciências. Enseñanza de las Ciências, v. 12, n. 2, 1, 1994, p. 88-199.

GARCÍA PÉREZ, F.F. Los modelos didácticos como instrumento de análisis y de intervención en la realidad educativa. Revista Electrónica de la Universidad de Barcelona, Barcelona, n. 207, 2000. Disponível em: <http://www.ub.es/geocrit/b3w-207.htm> Acesso em: 20/05/2007.

GARCÍA, J. E. e PORLAN, R. Ensino de ciências e prática docente: uma teoria do conhecimen to profissional. Caderno Pedagógico, Lajeado, n. 3, 2000, p. 7-42. Disponível em: <http://www.univates.br/files/files//univates_novo//editora/arquivos_pdf/caderno_pedagogico/caderno_pedagogico3/Ensinodecienciasepraticadocente.pdf> Acesso em: 09/02/2010.

GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, ANNA M. P.. Formação de professores de Ciências: tendências e inova ções. São Paulo: Editora Cortez, 1995.

GUIMARÃES, M. A. G.; ECHEVERRÍA A. R. e MORAES J. I. Modelos didáticos no discurso de professores de Ciências. Revista Eletrônica de Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2006. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID155/v11_n3_a2006.pdf Acesso em 02/02/2009.

HARRES, J. B. S.; PIZZATO, M. C.; HENZ, T. e FONSECA, M. C. Evolução inicial das con cepções didáticas de futuros professores de ciências exatas. Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 9, 2004, Jaboticatubas (MG): EPEF. Anais eletrônicos, Jaboticatubas, 2004. Disponível em: <http://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Encontro_Gaucho_Ed_Matem/cientificos/CC41.pdf>. Acesso em: 09/02/2010.

JÍMENEZ, V. M. ¿Por quê a los profesores de Ciencias nos cuesta tanto cambiar nuestras concep- ciones y modelos didácticos? Revista Interuniversitaria de Formación del profesorado, n. 40, 2001, p. 17 30. Disponível em: <http://www.aufop.com/aufop/uploaded_files/articulos/1223575368.pdf> Acesso em: 09/02/2010.

JÍMENEZ, V. M. Cambio didáctico del profesorado de Ciencias experimentales y filosofia de la Ciencia. In:, Enseñanza de las Ciências n. 21, v. 3, 2003, p. 343-358.

PEME-ARANEGA, C. Hacia la búsqueda de algunos fundamentos de decisiones educativas e investigastivas en didáctica de lãs ciencias: um aporte a la reflexión de los docentes de Biologia. Revista de Educacíon en Biologia, v. 2, n. 1, 1999, p. 10-19.

PEME-ARANEGA, C. Utilización del Inventario de Creencias Didácticas y Epistemológicas (ICDE) em la diferenciación de problaciones de docentes de ciências de nivel médio, de la ciudad de Córdoba. Comparación com um grupo de docentes de Biologia. Revista de Enseñanza de La Física, Córdoba, v. 2, n. 1, 2001, p. 15-24.

PÉREZ, R. J. e AGUADO, A. M. W. ¿Es possibile el cambio em los modelos didácticos persona les?: obstáculos em profesores de Ciencias Naturales de Educación Secundaria.. Revista Interuniversitaria de Formación del profesorado n. 46, 2003, p. 113-131. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/274/27417108.pdf> Acesso em: 09/02/2010.

PORLÁN, R. A.; RIVERO Y. e MARTÍN, R. Conocimiento profesional y epistemología de los profesores I: teoría, métodos e instrumentos., Enseñanza de las Ciencias v. 15, n. 2, 1997, p. 155-171.

PORLÁN, R. A.; RIVERO Y. e MARTÍN, R.Conocimiento profesional y epistemología de los profesores, II: Estudios empíricos y conclusiones., Enseñanza de las Ciencias Córdoba, v. 16, n. 2, 1998, p. 271-288.

SANTAELLA, C. M. Formación para la profesión docente. Revista Interuniversitária de Formación del profesorado. n. 37, 2000, p. 171-186. Disponível em: <http://www.aufop.com/aufop/uploaded_files/articulos/1223463837.pdf> Acesso em 09/02/2010.

SANTOS Jr., J. B. Colaboração mediada como ferramenta na reestruturação do sistema de crenças pedagógicas sobre o ensino e aprendizagem do professor de Química.(2009) Dissertação de mestrado. USP, 2009. Disponível em: <http://www.if.usp.br/cpgi/DissertacoesPDF/Joao_Batista_dos_Santos_Jr.pdf> Acesso em: 09/03/2010.

SANTOS, W. L. P. e MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para a ação social responsável no ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001. Disponível em: <http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/viewarticle.php?id=115&layout=abstract> Acesso em 09/02/2010.

SCHENETZLER, R. P. A pesquisa no ensino de Química e a importância da Quimica nova na escola. Revista Quimica Nova na Escola, n. 20, 2004, p. 49-54. Disponível em: <http://qnesc.sbq.or

Publicado

2011-01-19

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN