CERN PORTUGUESE LANGUAGE TEACHERS PROGRAM: A DISCOURSE ANALYSIS FROM THE POINT OF VIEW OF LUDWIK FLECK’S EPISTEMOLOGY

Escola de Física Cern: Uma análise do discurso à luz da epistemologia de Ludwik Fleck

Autores

  • Luciano Denardin
  • Gleny Terezinha Duro Guimarães
  • João Batista Siqueira Hares

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240117

Palavras-chave:

Ludwik Fleck, Escola de Física do CERN, interação professor-cientista

Resumo

Neste trabalho a epistemologia de Ludwik Fleck é empregada para interpretar a socialização do conhecimento entre cientistas e professores participantes de um curso de curta duração denominado “Escola de Física CERN”. Defende-se que esses dois grupos de sujeitos, cientistas do CERN e professores brasileiros de Física, do Ensino Médio, constituem, segundo a análise da sua interação, um único coletivo de pensamento. Os cientistas estariam no círculo esotérico e os professores no círculo exotérico. As interações entre esses dois círculos ocorrem por meio de circulações intracoletivas de ideias, sendo que os conhecimentos socializados são majoritariamente científicos (e, ademais, não pedagógicos), estando inscritos nas formações discursivas das ciências dos periódicos e dos manuais.

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Publicado

2022-09-19

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS