ANALYSES AND REFLECTIONS ON THE PRESENCE OF THE PRIGOGINIAN EPISTEMOLOGICAL FRAMEWORK IN THESES AND DISSERTATIONS IN THE AREA OF SCIENCE EDUCATION

ANÁLISES E REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DO REFERENCIAL EPISTEMOLÓGICO PRIGOGINIANO NAS TESES E DISSERTAÇÕES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Thiago Weslei de Almeida Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0001-7221-062X
  • Wellington Pereira de Queirós Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dario Xavier Pires Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240123

Palavras-chave:

Ilya Prigogine, Epistemologia, Complexidade

Resumo

Nesta investigação - parte constituinte de uma pesquisa doutoral - pretendemos localizar e analisar a utilização do referencial prigoginiano nos trabalhos de Educação em Ciências. Analisamos trabalhos de conclusão de cursos stricto sensu (teses e dissertações), que apresentavam o pensamento-Prigogine como objeto de estudo ou como referencial teórico na área de Educação em Ciências. Para tal, a fonte documental escolhida foi o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. A pesquisa consistiu na aplicação da Análise Textual Discursiva (ATD) no corpus da nossa investigação, em que fomos direcionados pela pergunta fenomenológica “o que é isto que se mostra da utilização do referencial prigoginiano nas pesquisas em Educação em Ciências?”. Tivemos como resultado quatro categorias, as quais são apresentadas e discutidas por meio de metatextos. Observamos que duas dessas categorias carregam uma perspectiva de discussão mais filosófica em sua composição, ao passo que as outras duas categorias se atêm à discussão da localização do referencial prigoginiano nas estruturas das pesquisas que integram o corpus desta investigação. Confirmamos que, apesar da sua relevância, o referencial prigoginiano é pouco ou quase nada utilizado no campo de Educação em Ciências. Por outro lado, argumentamos sobre o quão inovadora, necessária e desafiadora será a construção de trabalhos no campo educacional que tenham Prigogine como referencial teórico.

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Biografia do Autor

Thiago Weslei de Almeida Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com trabalho desenvolvido na área de Ensino de Química. Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, sendo assessor nos processos de formação continuada dos professores da FAMEZ (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia). Foi professor da Universidade Estadual de Goiás de 2013 a 2018.Possui duas graduações, sendo a primeira Bacharel em Química industrial e a segunda em Química Licenciatura, ambas pela Universidade Estadual de Goiás. Mestre pela Universidade Estadual de Goiás no Programa de Ciências Moleculares com pesquisa na área de Química. Possui Pedido de Patente em analise na Área de Materiais, mais especificamente em Aditivos para Materiais Cimenticios.

Wellington Pereira de Queirós, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação para a ciência (Ensino de Física) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) com estágio Sanduíche no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física na linha de biofísica pela Universidade Federal de Goiás (2005), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atua como professor Adjunto 3 do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além disso atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas principais linhas de pesquisa são: Formação de Professores, História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências e Física; Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação em Ciências e Física; Formação de Professores na Educação em Ciências e Física. Trabalhou na educação básica como professor de Física, Matemática, Ciências e Filosofia. Atua também na Educação a Distância (EAD). Atualmente é representante da região Centro Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).

Dario Xavier Pires, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2005). Professor do Instituto de Química / UFRJ no período de 1975-1985. Atualmente é professor assistente no Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul., membro da Comissão de Verificação de Produtos Químicos controlados pela Polícia Federal (UFMS), membro da Comissão de Ggerenciamento de Resíduos (UFMS) e Professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família/FIOCRUZ-(Campo grande MS) Experiência em Síntese Orgânica e Mecanísmos de Reações Orgãnicas (Mestrado/UFRJ), Epidemiologia na avaliação de intoxicações por agrotóxicos em comunidades rurais (Doutorado / UnB), Segurança e Química Ambiental.

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Publicado

2022-10-25

Edição

Seção

ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE