REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURA BRASILEÑA SOBRE LA ENSEÑANZA DE LA EVOLUCIÓN HUMANA Y LAS RELACIONES ÉTNICO-RACIALES
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR MEIO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240180Palabras clave:
Enseñanza de la evolución, Disertaciones y Tesis, Estado del ArteResumen
Este artículo tiene como objetivo analizar los enfoques sobre evolución humana aplicados en biología de educación secundaria a través de una Revisión Sistemática de la Literatura sobre las experiencias didácticas investigadas y/o relatadas en Disertaciones y Tesis publicadas en Brasil en tres bases de datos. Para el análisis de la producción académica se utilizaron las premisas del Análisis Textual Discursivo. Se presentan analizan los aspectos institucionales de esta producción, los ejes temáticos y los elementos teórico-metodológicos de los enfoques didácticos, así como su vínculo con la educación de las relaciones étnico-raciales, con el fin de subsidiar la planificación de futuras intervenciones educativas y procesos investigativos relacionados.
Descargas
Citas
Alencar, E. P. G. (2019). Pensar Biologicamente é pensar Evolutivamente: jogo didático como facilitador da aprendizagem dos conhecimentos em biologia evolutiva e seleção natural, com base na teoria da aprendizagem significativa (Dissertação de Mestrado). Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió.
Alvarenga, F. M. (2016). Ancestralidade comum e biodiversidade: uma proposta de sequência didática para o ensino de evolução e sua aplicação na Educação Básica (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Formação Científica para Professores de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Alves-Mazzoti, A. J. Revisão da Bibliografia(1998). In A. J. Alves-Mazzoti & F. Gewandsznajder(Orgs.). O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa(pp. 179-188). São Paulo: Pioneira.
Arteaga, J. M. S., & El-Hani, C. N. (2012). Othering Processes and STS Curricula: From Nineteenth Century Scientific Discourse on Interracial Competition and Racial Extinction to Othering in Biomedical Technosciences. Science & Education, 21(5), 607-629. https://doi.org/10.1007/s11191-011-9384-x
» https://doi.org/10.1007/s11191-011-9384-x
Arteaga, J. M. S., Sepulveda, C., & El-Hani, C. N. (2013). Racismo científico, procesos de alterización y enseñanza de ciencias. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 6(12), 55-67. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281029756004
» https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281029756004
Arteaga, J. S., Almeida, R. J. T., & El-Hani, C. N. (2016). A questão racial na obra de Domingos Guedes Cabral. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, 23, 33- 50. https://doi.org/10.1590/S0104-59702016000500003
» https://doi.org/10.1590/S0104-59702016000500003
Baldin, C. (2019). Desafios no Ensino de Evolução Biológica e potenciais contribuições das Geociências (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Barbosa, R. P. (2019). Contribuições do teatro como estratégia pedagógica para o ensino de evolução biológica (Dissertação de Mestrado). Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão.
Bulla, M. E. (2016). O papel das interações polêmicas (controvérsias científicas) na construção do conhecimento biológico: investigando um curso de Formação Continuada de professores sobre Evolução Humana (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Carvalho, I. N., Nunes-Neto, N. F., & El-Hani, C. N. (2011). Como selecionar conteúdos de biologia para o ensino médio? Revista de Educação, Ciências e Matemática, 1 (1), 67-100. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/1588/774
» http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/1588/774
Castro, M. A. T. (2018). A evolução humana na disciplina de Biologia e as relações étnico-raciais: aprendizagens a partir de uma intervenção educativa (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
Conrado, D. M., Souza, M. M. O. R., Cruz, L. M. S., Nunes-Neto, N., & El-Hani, C. N. (2013). Evolução e ética na tomada de decisão em questões sociocientíficas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, nº extra, 803-807. https://ddd.uab.cat/record/175206
» https://ddd.uab.cat/record/175206
Conrado, D. M., & Nunes-Neto, N. Q. (2018). Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectiva para ações sociopolíticas Salvador: EDUFBA.
Cora, R. A. (2019). Uma viagem às origens: o ensino de evolução humana a partir de uma sequência didática na perspectiva da alfabetização científica (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória.
Costa, C. P. F. (2019). Ensino de Genética e Evolução para entendimento da diversidade (Dissertação de Mestrado). Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Dawkins, R. (2009). A grande história da evolução: na trilha dos nossos ancestrais 9. ed. São Paulo: Companhia das Letras.
Dias, T. L. D. (2017). Ciência, Raça e Literatura: as contribuições de uma exposição itinerante para educação das relações étnico-raciais (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia / Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador.
Dias, T. L. S., Fernandes, K. M., Arteaga, J. M. S., & Sepulveda, C. (2018). Cotas raciais, genes e política: uma questão sociocientífica para o ensino de ciências. In D. M. Conrado, & N. Nunes-Neto. Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas (pp. 303-324). Salvador: EDUFBA .
Dias, T. L. S., & Arteaga, J. M. S. (2022). História das ciências e relações étnico-raciais no ensino de evolução humana: aportes para uma educação antirracista. Revista Brasileira de História da Ciência 15 (2), 418-436. https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.799
» https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.799
Dias, T. L. D. (2022). Ensino de evolução humana, questões sociocientíficas e educação antirracista: investigando princípios e protótipos educacionais (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia / Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador.
Domingues, H. M. B., Sá, M. R., & Glick, T. (Org.). (2003). A recepção do Darwinismo no Brasil Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ.
Faria, P. M. (2016). Revisão Sistemática da Literatura: Contributo para um Novo Paradigma Investigativo Santo Tirso: Whitebooks.
Futuyma, D. J., & Morgante, J. S. (2002). Evolução, ciência e sociedade São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética.
Galvão, T. F., & Pereira, M. G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23 (1), 183-184. https://doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018
» https://doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018
Gil-Pérez, D., Montoro, I. F., Alís, J. C., Cachapuz, A., & Praia, J. (2001). Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, 7 (2), 125-153. https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200001
» https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200001
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa 4 ed. São Paulo. Atlas.
Gomes, N. L. (2011, agosto 27). Educação, relações étnico-raciais e a Lei 10.639/03 [Web page]. Recuperado em https://www.geledes.org.br/educacao-relacoes-etnico-raciais-e-a-lei-1063903/
» https://www.geledes.org.br/educacao-relacoes-etnico-raciais-e-a-lei-1063903/
Guzzo, G. B., & Lima, V. M. do R. (2020). O homem de piltdown e o ceticismo organizado na ciência. Conjectura: Filosofia e Educação, 25. http://dx.doi.org/10.18226/21784612.v25.e020038
» https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020038
Kubo, W. R. Y. (2017). Análise de uma Proposta para o Ensino de Evolução Biológica Inspirada na Epistemologia de Humberto Maturana (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados.
Júnior, W. B. O., & Coelho, W. N. B. (2021). O que dizem teses e dissertações sobre diversidade étnico-racial e ensino de ciências (2015-2020). In M. L. F. Araújo, & J. A. Silva (org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores(pp. 57-78). Recife: Edupe.
Lei n. 10639/03, de 9 de janeiro de 2003. (2003). Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira”, e dá outras providências Diário Oficial da União. Brasília: MEC.
Lei n. 11645/08, de 10 de março de 2008. (2008). Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” Diário Oficial da União. Brasília: MEC.
Licatti, F. (2005). O ensino de Evolução Biológica no nível Médio: investigando concepções de professores de Biologia (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru.
Mayr, E. (2009). O que é a Evolução Tradução de Ronaldo Sergio de Biasi e Sergio Coutinho de Biasi. Rio de Janeiro: Rocco.
MEC (2004). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Brasília: Conselho Nacional de Educação.
Meyer, D., & El-Hani, C. N. (2005). Evolução: o sentido da biologia São Paulo: Editora UNESP.
Mota, T. H. (Org.). (2021). Ensino antirracista na Educação Básica: da formação de professores às práticas escolares Porto Alegre: Editora Fi.
Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Ciência & Educação, 9 (2), 191-211. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
» https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
Moraes, R., & Galiazzi, M. do C. (2011). Análise Textual Discursiva Ijuí: Unijuí.
Munanga, K. (2004). Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade étnica e etnia In Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Niterói: EDUFF. https://repositorio.usp.br/item/001413002
» https://repositorio.usp.br/item/001413002
Oliveira, G. S. (2009) Aceitação/rejeição da evolução biológica: atitudes de alunos da educação básica (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Oliveira, G. da S., & Bizzo, N. (2011). Aceitação da evolução biológica: atitudes de estudantes do ensino médio de duas regiões brasileiras. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 11 (1). 57-79. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4124
» https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4124
Pagan, A. A. (2009). Ser (animal) humano: evolucionismo e criacionismo nas concepções de alguns graduandos em Ciências Biológicas (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Pinheiro, B. C. S., & Rosa, K. (Org.). (2018). Descolonizando saberes: a Lei 10.639/2003 no ensino de ciências São Paulo: Editora Livraria da Física.
Pinheiro, B. C. S., & Rosa, K. (Org.). (2022). Descolonizando saberes: a Lei 10.639/2003 no ensino de ciências: Volume 2. São Paulo: Editora Livraria da Física .
Plomp, T. (2018). Pesquisa-Aplicação em Educação: uma introdução. In Plomp, T., Nieveen, N., Nonato, E., & Matta, A. (2018). Pesquisa-aplicação em educação(25-66). Tradução de Emanuel do Rosário Santos Nonato. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional.
Ramos, A., Faria, P. M., & Faria, A. (2014). Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 17-36. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS01
» https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS01
Sá, N. L. (2015). A Metáfora marcha do progresso e as concepções de evolução para estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Dissertação de Mestrado). Curso de Mestrado do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Sadler, T. D. (2005). Evolutionary theory as a guide to socioscientific decision-making. Journal of Biological Education, 39(2), 68-72. https://doi.org/10.1080/00219266.2005.9655964
» https://doi.org/10.1080/00219266.2005.9655964
Sampaio, R. F., & Mancini, M. C. (2007). Estudos de Revisão Sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, 11(1), 83-89. https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013
» https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013
Santos, P. da S. (2016). Perspectiva do docente de Ensino Fundamental de escolas da zona leste de São Paulo sobre a iconografia canônica da evolução (Dissertação de Mestrado). Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática, Universidade Federal do ABC, Santo André.
Santos, C. M. D., & Calor, A. R. (2007). Ensino de Biologia Evolutiva utilizando a estrutura conceitual da sistemática filogenética - I. Ciência & Ensino, 1(2).
Santana, A. M. M. de A. (2016). O Ensino de Biologia e os sentidos construídos para o conceito de Evolução no Ensino Médio (Dissertação de Mestrado). Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Acre, Rio Branco.
Schwarcz, L. M. (1993). O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930 São Paulo: Cia. das Letras.
Silva, L. S. (2019). Uma sequência didática para o ensino de evolução humana no ensino médio (Dissertação de Mestrado). Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.
Silva, N. V. (2019). A contribuição de relações explicativas entre questões sociais e a teoria da evolução biológica: o que pensam os licenciandos da área de ciências biológicas? (Dissertação de Mestrado). Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
Sussman, R. W. (2014). The myth of race: The troubling persistence of an unscientific idea Harvard University Press. https://doi.org/10.4159/harvard.9780674736160
» https://doi.org/10.4159/harvard.9780674736160
Teixeira, P. M. M., & M Neto, J. M. (2006). Investigando a pesquisa educacional. Um estudo enfocando dissertações e teses sobre o ensino de Biologia no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências, 11(2), 261-282. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/496/299
» https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/496/299
Teixeira, P. M. M., & M Neto , J. M. (2017). A Produção Acadêmica em Ensino de Biologia no Brasil - 40 anos (1972-2011): Base Institucional e Tendências Temáticas e Metodológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 17(2), 521-549. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172521
» https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172521
Traglia, B. B. (2019). Dificuldades no ensino e aprendizagem de Biologia Evolutiva na Educação Básica analisadas por meio das representações sociais (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de São Paulo, Diadema.
Valença, C. R. (2018). Pesquisa-Ação no Ensino de Biologia/Evolução em duas escolas públicas do Rio de Janeiro: um processo aberto (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Verrangia, D. (2009). A educação das relações étnico-raciais no ensino de ciências: diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
Verrangia, D., & Silva, P. B. G. (2010). Cidadania, relações étnico-raciais e educação. Educação & Pesquisa, 36(3), 705-718. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300004
» https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300004
Verrangia, D. (2014). Educação e Diversidade Étnico-Racial: o ensino e a pesquisa em caso. Interacções, 10(31), 2-27. https://doi.org/10.25755/int.6368
» https://doi.org/10.25755/int.6368
Verrangia, D., & Castro, M. A. T. (2019). O ensino de evolução: contribuição de tradições culturais africanas e afro-brasileiras para a produção de conteúdos cordiais. In P. P. Teixeira, R. D. V. L. Oliveira, & G. R. P. CQueiroz. Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça (pp. 69-83). São Paulo: Editora Livraria da Física .
Vieira, V. (2013). Uma experiência no ensino do tema Teoria da Evolução numa Escola Confessional Adventista (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Waizbort, R. (2012). O progresso do homem brasileiro pelo mecanismo de seleção natural em Miranda Azevedo. Scientiae Studia, 10(2), 327-53. https://doi.org/10.1590/S1678-31662012000200006
» https://doi.org/10.1590/S1678-31662012000200006
Wedderburn, C. M. (2005). Novas bases para o ensino da história da África no Brasil. In Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03 (133-166). Brasília: Ministério da Educação.