Aceitação da evolução biológica: atitudes de estudantes do ensino médio de duas regiões brasileiras

Autores

  • Graciela da Silva Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso
  • Nelio Bizzo Universidade de São Paulo Università Degli Studi di Verona

Resumo

Esse estudo teve como objetivo verificar a aceitação/rejeição da teoria da evolução por parte de alunos ingressantes no 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas de Tangará da Serra – MT e São Caetano do Sul – SP; e caracterizar possíveis relações entre a atitude desses alunos sobre teoria evolutiva e a proximidade entre ciência e religião. Os questionários foram aplicados a 294 estudantes de Tangará da Serra – MT e 358 estudantes de São Caetano do Sul – SP, com escala do tipo Likert. A análise dos dados foi realizada com auxílio do Software Statistical Package for Social Science versão 15.0. Os resultados demonstram que os estudantes aceitam os tópicos da evolução biológica, através das afirmações que  ilustram os registros fósseis como provas da existência de espécies que viveram no passado, a ancestralidade comum e a seleção natural. Mas quanto ao conteúdo dos itens em relação à origem e  à  evolução da Terra e do ser humano, a atitude dos respondentes é de discordar desses tópicos.

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Publicado

2011-11-28

Como Citar

Oliveira, G. da S., & Bizzo, N. (2011). Aceitação da evolução biológica: atitudes de estudantes do ensino médio de duas regiões brasileiras. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(1), 57–79. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4124

Edição

Seção

Artigos