BIODIVERSIDADES LOCALES COMO ELEMENTOS INTERCULTURALES

ANÁLISIS DE LOS MOVIMIENTOS DISCURSIVOS EN LA FORMACIÓN INICIAL DEL DOCENTE EN CIENCIAS

Autores/as

  • LAIS DE SOUZA REDUA Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Danilo Seihti Kato Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240187

Palabras clave:

Interculturalidad Crítica, Actuaciones, Discurso híbrido

Resumen

La investigación tuvo como objetivo analizar las posiciones discursivas de un estudiante de posgrado durante el desarrollo de un taller pedagógico intercultural (OPI) cuando se enfatizan situaciones-problema que involucran la biodiversidad. Guiados por el enfoque teórico metodológico del análisis del discurso baktiniano, los datos provienen del OPI realizado en la Licenciatura en Educación Rural (énfasis en Ciencias Naturales) en 2018. Como principales resultados observamos que las interacciones discursivas en el primer momento de la OPI desencadenó posiciones discursivas que responden a una cultura performativa. Durante las discusiones en la actividad, algunos desplazamientos de esta performance provocaron movimientos dialógicos que transitaron en discursos ambivalentes, produciendo hibridaciones entre discursos de la Ciencia Moderna y otras Ciencias, vía saberes populares. Este fenómeno trasciende la compartimentación curricular, construyendo una perspectiva intercultural crítica que busca no vaciar las contradicciones socioculturales que atraviesan las relaciones entre los sujetos y la biodiversidad local.

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Biografía del autor/a

LAIS DE SOUZA REDUA, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - 2016). Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - 2019) e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC/UFTM); Laboratório de Investigações em Narrativas, Currículos e Educação (LINCE/UEMG); A temática ambiental e o processo educativo (ÁGORA/UNESP Rio Claro). Desenvolve atividades junto ao corpo editorial da Revista Cadernos CIMEAC e integra a gestão 2021-2023 da Regional 4 da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia/SBENBIO. Atua como professora no magistério superior na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Divinópolis). Tem interesse na linha de pesquisa de práticas e discursos no ensino de ciências/biologia, formação de professores, educação ambiental e diálogos interculturais.

Danilo Seihti Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2003), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), e Doutorado no programa de Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, na linha de pesquisa de formação de professores. Atualmente é docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias (DECMT),vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo. É credenciado, como professor permanente, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP (Campus Rio Claro/SP) na linha de pesquisa em Educação Ambiental; e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM, na linha de pesquisa Fundamentos e práticas educacionais. É editor da revista acadêmica Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770). Também é líder do grupo de estudo e pesquisa em interculturalidade e educação em ciências (GEPIC) grupo cadastrado no diretório CNPq (1077027025252244) e participa dos grupos Diversa (UFAM), Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC) da UEFS e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso, Leitura e Escrita (GEPADLE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular; educação em ciências; educação ambiental; educação do campo; interculturalidade.

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Publicado

2024-11-06