Sobre a Revista

Breve Histórico

A editoração do periódico Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências é de responsabilidade do Centro de Ensino de Ciências e Matemática - CECIMIG (www.fae.ufmg/cecimig), órgão de pesquisa e extensão na área de ensino de ciências da Faculdade de Educação da UFMG. A revista conta, ainda, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG (Nível 7 na Capes) e de parcerias interinstitucionais na composição de nosso corpo editorial em nível nacional (UFOP, UFJF, UFES, CEFET-RJ, UNESP, UFSC, UFABC, UERJ, UFPI, UFLA, UnB, USP, UFRB) e internacional (King's College of London, Universidad de Santiago de Compostela, Simon Fraser University, University of Groningen).

O primeiro número da revista foi editado, no formato impresso, em 1999. Posteriormente, passou a ser disponibilizada em formato eletrônico, com três números anuais, e a partir de 2017, tornou-se uma publicação de fluxo contínuo com volume único anual unicamente digital. Desde 2021, em consonância com práticas de comunicação da ciência aberta, o periódico adota políticas editoriais envolvendo: i) o aceite de preprints, ii) a disponibilização de dados, códigos e materiais suplementares de pesquisa e iii) a abertura de identidade e pareceres do processo de avaliação.  Desse modo, o periódico busca maximizar a transparência dos processos de produção do conhecimento, bem como proporcionar o compartilhamento e reuso dos dados e outros conteúdos das pesquisas subjacentes aos textos dos artigos. 

Atualmente, a revista publica artigos nas línguas portuguesa, espanhola ou inglesa. Além disso, artigos podem ser publicados em dois ou três desses idiomas. O título abreviado do periódico é Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. Detalhes sobre o histórico da revista podem ser lidos no Editorial Comemorativo de 25 anos da Ensaio, publicado em 2024.

 

Acesso Aberto

Este periódico segue o modelo de Acesso Aberto (Open Acess), permitindo o acesso virtual, sem restrição (incluindo restrições financeiras), a todos os textos científicos publicados pelo periódico.

Acesso aberto é a condição em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution, CC-BY), permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e autorizando qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.

 

Conformidade com a Ciência Aberta

A Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências segue o modelo Gold Open Access.

O formulário anexo contém informações sobre Conformidade com a Ciência Aberta, dados sobre Autoria e Ética na publicação científica. Deve ser preenchido e incluído como documento suplementar no momento da submissão.

Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta

 

Ética na Publicação

A Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências segue as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE)

 

Foco e Escopo

Periódico de fluxo contínuo, arbitrado por pares, que publica artigos nacionais e internacionais que sejam inéditos, de caráter empírico ou teórico, com temas de interesse ao campo da pesquisa em Educação em Ciências e suas interlocuções com as ciências sociais e humanas, buscando atender a critérios de rigor acadêmico e de relevância social e educacional.

Nosso público alvo é composto por pessoas que ensinam ciências e que pesquisam o ensino de ciências em todos os níveis de ensino (da educação infantil ao ensino superior), das áreas de educação e ensino das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física, química, geociências e astronomia), da educação em saúde, ambiental, intercultural e do campo, da comunicação e da divulgação das ciências e de áreas afins (filosofia, sociologia, psicologia, comunicação e outros) que atuam em interfaces com a educação em ciências.

 

Preservação Digital

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

Fontes de Indexação

Nacionais:

Internacionais:

 

Ficha Bibliográfica

  • Título do periódico: Educação Pesquisa em Educação em Ciências
  • Título abreviado: Pesqui. Educ. Ciênc.
  • Publicação de: Centro de Ensino de Ciências e Matemática
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua (PC)
  • Ano de criação do periódico: 1999

 

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