TEACHER DEVELOPMENT OF A SCIENCE EDUCATION TEACHER BY MEANS OF TEACHING TRAINING PROGRAMS ARTICULATION

O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS PELA ARTICULAÇÃO DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Elisabeth Barolli Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação https://orcid.org/0000-0001-9736-107X
  • Verónica Marcela Gurudi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230108%20

Palavras-chave:

Formação de Professores de Ciências, Desenvolvimento Profissional Docente, Políticas Públicas de Formação Docente.

Resumo

Este trabalho parte da hipótese de que um processo de desenvolvimento profissional docente que se inicia na graduação - apoiado em programas e projetos de incentivo à docência - requer continuidade na participação do professor em outros contextos formativos de longa duração. Para verificar tal hipótese, analisamos, numa perspectiva indiciária, a trajetória de uma professora de Física desde seu ingresso na licenciatura de uma universidade pública até sua participação em um curso de Mestrado Profissional. Metodologicamente, optamos pela tradição qualitativa de pesquisa e utilizamos como fonte de dados uma entrevista semiestruturada realizada com a professora. A análise dos dados seguiu um esquema que compreende o desenvolvimento profissional constituído por diferentes dimensões relacionadas aos saberes docentes. Os resultados parecem confirmar a nossa hipótese, mostrando a importância da continuidade e articulação de programas de formação inicial e continuada para favorecer o desenvolvimento profissional de professores de Ciências.

Referências

BAROLLI, E.; NASCIMENTO, W. E. ; MAIA, J. ; VILLANI, A. (2019) Desarrollo profesional de profesores de ciencias: dimensiones de análisis. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v. 18, p. 173-197, 2019.

COCHRAN-SMITH, M., & LYTLE, S. L. (1999). Relationships of Knowledge and Practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, USA, 24, 249–305, 1999.

CURY, F. G. (2013). De Narrativas a Análises Narrativas: reflexões sobre a análise de depoimentos em pesquisas de história da educação (matemática). Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 6 (1), 143-164.

DAY, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto, Portugal: Porto Editora.

DELORS, J. (Coord.). (1999) Educação um tesouro a descobrir. UNESCO, MEC. São Paulo: Cortez.

GINZBURG, C. (1989). Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras.

IMBERNÓN, F. (2009). Formação permanente do professorado: novas tendências. Trad.: Valenzuela, S. T. São Paulo: Cortez.

NÓVOA, A. (2009). Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa, Portugal: Educa.

PERRENOUD, P. (2000). Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

PONTE, J. P. (1998). Da formação ao desenvolvimento profissional. Actas Lisboa ProfMat. Lisboa: APM, 27-44

PRYJMA, M. F. (2012). A formação inicial de professor: considerações sobre o programa de licenciaturas internacionais. Formação docente, Belo Horizonte, 4 (7), 85-99.

SELLES, S. E. (2000). Formação continuada e desenvolvimento profissional de professores de ciências: anotações de um projeto. Ensaio (Belo Horizonte), 2 (2), 167-181.

SHULMAN, L. (1987). Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Havard Educational Review, 57 (1), 1-22.

TARDIF, M. (2000). Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, 13, 5-24.

VILLANI, A.; BAROLLI, E.; NASCIMENTO, W. E. (2020). Revisitando trajetórias docentes: uma sinergia entre contextos e disposições. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 25, p. 270-299.

VILLEGAS-REIMERS, E. (2003). Teacher professional development: an international review of the literature. Paris: UNESCO. International Institute for Educational Planning.

Publicado

2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS