SOCIAL TECHNOLOGY IN THE PROGRAMMING OF A CRITICALTRANSFORMATIVE CURRICULUM IN SCIENCE EDUCATION

A Tecnologia Social na programação de um Currículo crítico-transformador na Educação em Ciências

Autores

  • Miguel Guilhermino de Archanjo Junior Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz https://orcid.org/0000-0002-9786-3392

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230112

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: Educação em Ciências. Tecnologia Social. Investigação Temática. Paulo Freire.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa consiste em investigar o papel da Tecnologia Social (TS) na apreensão e superação de algumas contradições sociais que constituem um Tema Gerador. Para isso, foi elaborada e implementada uma atividade didático-pedagógica, baseada na TS, em uma comunidade escolar, localizada em Ilhéus-BA, durante um processo formativo de professores da Educação Infantil, com foco na Educação em Ciências. Metodologicamente, a pesquisa compreendeu duas etapas: i) seleção, planejamento e elaboração da atividade baseada na TS; ii) implementação da atividade com as crianças. Dentre os resultados, constatou-se que o processo de Investigação Temática, na obtenção de Temas Geradores, articulado aos fundamentos da TS, como a autonomia e tomada de decisões, potencializou as ações colaborativas durante o curso de formação de professores, na elaboração das atividades no âmbito da Educação em Ciências. Além disso, foi identificada a autonomia das crianças no enfrentamento das contradições sociais locais, mediante a efetivação das atividades relacionadas aos problemas concretos locais.

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Publicado

2021-04-18

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS