STUDENT ENGAGEMENT IN A REMOTE AND EMERGENCY PHYSICS COURSE

ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES EM UM ENSINO REMOTO E EMERGENCIAL DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230117

Palavras-chave:

Engajamento, Ensino Remoto Emergencial, covid-19, Ensino de Ciências

Resumo

Neste trabalho, mostramos evidências de engajamento de estudantes que participaram de um curso introdutório, remoto e emergencial de Física. O curso foi realizado durante a pandemia da COVID-19, em uma escola que oferece ensino técnico integrado e profissionalizante de nível médio. Apresentamos os desafios pedagógicos enfrentados pelos professores de Física e justificamos a escolha desses sujeitos por avaliar o engajamento de seus estudantes. Os dados da pesquisa emergiram de um questionário que foi respondido pelos estudantes após o término do primeiro módulo do curso. A utilização do questionário nos permitiu identificar três dimensões do engajamento: cognitivo-comportamental, emocional e social. Nossos dados mostram que houve engajamento das/dos estudantes, predominantemente, nas dimensões cognitivo-comportamental e emocional.

En este artículo mostramos evidencia del compromiso de los estudiantes que participaron en un curso introductorio, remoto y de emergencia de Física, realizado durante la pandemia COVID-19, en una escuela secundaria que ofrece educación profesional. Presentamos los desafíos pedagógicos que enfrentan los profesores de física y justificamos su elección para evaluar el compromiso de sus estudiantes. Los datos de la investigación surgieron de un cuestionario que fue respondido por los estudiantes una vez finalizado el primer módulo del curso. Identificamos tres dimensiones de lo envolvimiento de los estudiantes: cognitivo-conductual, emocional y social. Nuestros datos muestran que los estudiantes se involucraron, predominantemente, en la dimensión cognitivo-conductual y la dimensión emocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helder de Figueiredo e Paula, Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (COLTEC/UFMG)

Professor no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (COLTEC/UFMG)

Referências

Arruda, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede, Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

Bachelard, G. O novo espírito científico Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2001.

Barbosa, R. e Jófili, Z. Aprendizagem Cooperativa e Ensino de Química - parceria que dá certo. Ciência e Educação, V. 10, No1, p. 55-61, 2004.

Barbosa, A. T.; Ferreira, G. L.; Kato, D. S. O Ensino Remoto Emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da SBENBIO. REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, V. 13, No. 2, p. 379-399, 2020.

Bezerra, K. P.; Costa, K. F. de L.; Oliveira, L. C.; Fernandes, A. C. L.; Carvalho, F. P. B.; Nelson, I. C. A. S. R. Ensino remoto em universidades públicas estaduais: o futuro que se faz presente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020.

Chin, C. Teacher Questioning in Science Classrooms: Approaches that Stimulate Productive Thinking. Journal of Research in Science Teaching, Vol. 44, No. 6, PP. 815-843, 2007.

Carneiro, L. A.; Rodrigues, W.; França, G. Prata, D. N. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19 Research, Society and Development , V. 9, No. 8, 2020.

Christenson, S. L.; Reschly, A. L. and Wylie, C. Handbook of Research on Student Engagement Springer New York Dordrecht Heidelberg London, 2012.

Dixson, M. D. (2012). Creating effective student engagement in online courses: What do students find engaging?. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, 10(2), 1-13.

Dixson, M. D. Measuring Student Engagement in the Online Course: The Online Student Engagement Scale (OSE). Online Learning, [S.l.], v. 19, n. 4, july 2015.

Driver, R. et al Construindo o Conhecimento Científico Química Nova na Escola, n. 9, maio 1999.

Educação Vigiada 2020. Disponível em Disponível em https://educacaovigiada.org.br/ , acesso em 10/2020.

» https://educacaovigiada.org.br/

Fredricks, J.A., Blumenfeld, P.C., & Paris, A.H. School engagement: Potential of the concept, state of the evidence. Review of Educational Research, 74(1), 59-109, 2004.

Fredricks, J.A., Wang, M., Linn, J.S., Hofkens, T.L., Sung, H.C., Parr, A.K., & Allerton, J. Using qualitative methods to develop a survey measure of math and science engagement Learning and Instruction, 43, 5-15, 2016.

Freitas. E. T. F; e Aguiar Júnior, O. G. A ação docente como sustentação da produção discursiva dos estudantes na sala de aula de Física de Educação de Jovens e Adultso Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 12, No1, 2012.

Gale M. Sinatra, Benjamin C. Heddy & Doug Lombardi (2015) The Challenges of Defining and Measuring Student Engagement in Science 2015, Educational Psychologist, 50:1, 1-13

Gunuc, S., Kuzu, A. (2015). Student engagement scale: development, reliability and validity1 Assessment & Evaluation in Higher Education, 40, 587 - 610.

Hair Jr. , J. F, Rolph E. Anderson, Ronald. L Tatham e William C. Black. Análise Multivariada de Dados 6. Ed. Porto Alegre: Bookman, 688 p., 2009.

Hayton, J. C., Allen, D. G., & Scarpello, V. (2004). Factor retention decisions in exploratory factor analysis: A tutorial on parallel analysis. Organizational Research Methods, 7, 191-205.

Hoffmann, W. P.; Loss, R. A.; Guedes, G. F.; Mexia, A. A.; Guedes, S. F. A importância do ensino remoto: Um relato da Universidade do Estado de Mato Grosso. Research, Society and Development , V. 9, No. 9, 2020.

Klem, A. M., & Connell, J. P. (2004). Relationships matter: Linking teacher support to student engagement and achievement. Journal of School Health, 74(7), 262-273.

Médici, M. S.; Tatto, E. R.; Leão, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus Revista Thema, V.18, No Especial, p.136-155, 2020.

Nasir, M.A., Janikowski, T., Guyker, W.M., & Wang, C. (2020). Modifying the Student Course Engagement Questionnaire for Use with Online Courses Journal of Educators Online, 17.

Paula, H. F.; Talim, S. L. Uso coordenado de ambientes virtuais e outros recursos mediacionais no ensino de circuitos elétricos Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. Especial 1, 2012.

Paula, H. F.; Talim, S. L. Avaliação de estudantes sobre a prática de produzir registros das atividades de ciências Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 14-38, jan-abr, 2015.

Parra, H. Z. M; Cruz, L.; Amiel, T.; Machado, J. Infraestruturas, economia e política informacional: o caso do Google Suite for Education. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 23, n. 1, p. 63-99, 2018.

Piffero, E. L. F.; Coelho, C. P.; Soares, R. G.; Roehrs, R. Metodologias ativas e o ensino remoto de biologia: uso de recursos online para aulas síncronas e assíncronas. Research, Society and Development , v. 9, n. 10, 2020

Saraiva, K.; Traversini, C.; Lockmann, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente Práxis Educativa, Ponta Grossa, V. 15, p. 1-24, 2020.

Silva, T. F.; Ramos, T. C. S. A graduação na área da saúde em tempos de pandemia da COVID-19: o ensino da disciplina de Prática de Promoção da Saúde e Prevenção de doenças. Research, Society and Development , V. 9, No. 9, 2020.

Tel Amiel, T.; Ewout ter Haar, E.; Vieira, M. S.; Soares T. C. Educação aberta, plataformas e capitalismo de vigilância: a pandemia como encruzilhada. In: LAVITS_COVID-19_#20, Setembro de 2020. Disponível em Disponível em https://lavits.org/lavits_covid19_20-educacao-aberta-plataformas-e-capitalismo-de-vigilancia-a-pandemia-como-encruzilhada/?lang=pt , acesso em11/2020.

» https://lavits.org/lavits_covid19_20-educacao-aberta-plataformas-e-capitalismo-de-vigilancia-a-pandemia-como-encruzilhada/?lang=pt

Veiga, F. H. Assessing student Engagement in School: Development and validation of a four-dimensional scale. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 217, 813-819, 2016.

Wang, M.-T., Fredricks, J. A., Ye, F., Hofkens, T. L., & Linn, J. S. The math and science engagement scales: scale development, validation, and psychometric properties. Learning and Instruction, 43, 16-26, 2016.

Wang, M.-T., Fredricks, J., Y e, F., Hofkens, T., & Linn, J. S. Conceptualization and assessment of adolescents’ engagement and disengagement in school: A Multidimensional School Engagement Scale. European Journal of Psychological Assessment, 35(4), 592-606, 2019.

Wang, Z., Bergin, C., & Bergin, D. Measuring engagement in fourth to twelfth grade classrooms: the Classroom Engagement Inventory. School psychology quarterly: the official journal of the Division of School Psychology, American Psychological Association, 29 4, 517-535. 2014.

Downloads

Publicado

2021-09-13

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS