CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Elisângela Oliveira de Freitas Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Isabel Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172008100205%20

Palavras-chave:

Educação em saúde; Análise de conteúdo; Livro didático.

Resumo

Este trabalho discute quais concepções de saúde permeiam o texto de uma coleção de livros didáticos de ciências, utilizando a Análise de Conteúdo como definida por Bardin, para a análise dos textos como principal referencial metodológico. Observamos que, de forma geral, as concepções higienistas e as pautadas nos aspectos anatômicos/fisiológicos predominam nos livros da coleção analisada. O conceito mais amplo de saúde introduzido a partir da Conferência de Ottawa em 1986 foi pouco explorado pelos textos analisados. Vimos também que, no livro como um todo, não há muitas referências a uma visão mais ampliada da saúde, compreendida enquanto qualidade de vida e não apenas como ausência de doença. Esta maior ênfase nos condicionantes biológicos relacionados à saúde, que representa uma escolha criticada pelo PCN.

Referências

ALMEIDA, B. T. J. Abordagem dos Temas Transversais nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental, no Distrito de Arembepe, município de Camaçari-BA. Candombá - Revista Virtual, v. 2, n. 1, p. 1-13, jan - jun 2006. [ Links ]

ALVES, N. C. A saúde na sala de aula: uma análise nos livros didáticos. Cadernos CEDES, 18: 38-53, 1987 [ Links ]

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. [ Links ]

BARROS, C. M. S. et al. Modelo de atividade Educação em Saúde, SESC/DN/DPD/GEP, 2005. [ Links ]

BERTOLLI FILHO, C.. A sociologia de Gilberto Freyre e a educação para a saúde. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 105-121, 2003 [ Links ]

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília : MEC/SEF, 1997. [ Links ]

CARTA DE OTTAWA- Carta de Ottawa sobre promoção de saúde, 1986. Disponível em: http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudoprint.aso?codnoticia=204 acesso em 14.02.2006 [ Links ]

CARVALHO, G.S. e CARVALHO, A.A.S. Educação para a saúde: Conceitos, práticas e necessidades de formação. Um estudo sobre as práticas de educação para a saúde, dos enfermeiros. Editora: Lusociencia, 2006 [ Links ]

DELIZOICOV, N. C. (1995) O professor de ciências naturais e o livro didático (No ensino de Programas de saúde). Dissertação de Mestrado em Educação. Florianópolis. UFSC, 1995. http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudoprint.aso?codnoticia=204 acesso em 14.02.2006. [ Links ]

LOMÔNACO, A. F. S. Concepções de saúde e cotidiano escolar - o viés do saber e da prática. In: 27a ANPEd, 2004, CAXAMBU. Sociedade, Democracia e Educação: Qual Universidade?. Petrópolis: Editora: Vozes, 2004. p. 7-423 [ Links ]

MELO, E. C. P. Fundamentos de saúde- Ed Senac Nacional, 1998, 96p. [ Links ]

MIRANDA, M.I.F.de; IOSSI, M.A.; FERRIANI, M.das G.C.; CANO, M.A.T. Em busca da definição de pautas atuais para o delineamento de estudos sobre a saúde da criança e do adolescente em idade escolar. Rev.latino-am. enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 6, p. 83-90, dezembro 2000. [ Links ]

MOHR, A. (1994) A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4a séries. Dissertação (Mestrado). FGV Rio de Janeiro. 1994. [ Links ]

MOHR, A. A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1a a 4a séries. Cadernos de Pesquisa, n.94, p.50-57,1995. [ Links ]

MOHR, A. Análise do conteúdo de 'saúde' em livros didáticos., Ciência & Educação v. 6, n. 2, p. 89-106, 2000. [ Links ]

SILVA, F. K. M. (2001) Análise das imagens geocientíficas em livros didáticos de ciências. Dissertação (Mestrado) Instituto de Geociências, UNICAMP, Campinas. São Paulo. 2001 [ Links ]

SOARES, M. B. Um olhar sobre o livro didático.Presença Pedagógica. v.2, n. 12. nov/dez.1996 [ Links ]

SOUZA, M. L. M. (2001) Das técnicas aos fins: a Educação em saúde em duas escolas do ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado) Núcleo de Tecnologia Educaional para a Saúde, UFRJ, 2001. [ Links ]

SUCCI, C. M. et al. A vacinação no conteúdo de livros escolares. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.51 n.2 São Paulo Mar./Apr. 2005 [ Links ]

VALADÃO, M. M. (2004) Saúde na Escola: Um campo em busca de espaço na agenda intersetorial. Tese (Doutorado), Departamento de Prática de Saúde. Universidade de São Paulo, 2004 [ Links ]

Downloads

Publicado

2008-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA