CONCEPÇÕES DE SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Elisângela Oliveira de Freitas Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Isabel Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172008100205%20

Palavras-chave:

Educação em saúde; Análise de conteúdo; Livro didático.

Resumo

Este trabalho discute quais concepções de saúde permeiam o texto de uma coleção de livros didáticos de ciências, utilizando a Análise de Conteúdo como definida por Bardin, para a análise dos textos como principal referencial metodológico. Observamos que, de forma geral, as concepções higienistas e as pautadas nos aspectos anatômicos/fisiológicos predominam nos livros da coleção analisada. O conceito mais amplo de saúde introduzido a partir da Conferência de Ottawa em 1986 foi pouco explorado pelos textos analisados. Vimos também que, no livro como um todo, não há muitas referências a uma visão mais ampliada da saúde, compreendida enquanto qualidade de vida e não apenas como ausência de doença. Esta maior ênfase nos condicionantes biológicos relacionados à saúde, que representa uma escolha criticada pelo PCN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, B. T. J. Abordagem dos Temas Transversais nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental, no Distrito de Arembepe, município de Camaçari-BA. Candombá - Revista Virtual, v. 2, n. 1, p. 1-13, jan - jun 2006. [ Links ]

ALVES, N. C. A saúde na sala de aula: uma análise nos livros didáticos. Cadernos CEDES, 18: 38-53, 1987 [ Links ]

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. [ Links ]

BARROS, C. M. S. et al. Modelo de atividade Educação em Saúde, SESC/DN/DPD/GEP, 2005. [ Links ]

BERTOLLI FILHO, C.. A sociologia de Gilberto Freyre e a educação para a saúde. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 105-121, 2003 [ Links ]

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília : MEC/SEF, 1997. [ Links ]

CARTA DE OTTAWA- Carta de Ottawa sobre promoção de saúde, 1986. Disponível em: http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudoprint.aso?codnoticia=204 acesso em 14.02.2006 [ Links ]

CARVALHO, G.S. e CARVALHO, A.A.S. Educação para a saúde: Conceitos, práticas e necessidades de formação. Um estudo sobre as práticas de educação para a saúde, dos enfermeiros. Editora: Lusociencia, 2006 [ Links ]

DELIZOICOV, N. C. (1995) O professor de ciências naturais e o livro didático (No ensino de Programas de saúde). Dissertação de Mestrado em Educação. Florianópolis. UFSC, 1995. http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudoprint.aso?codnoticia=204 acesso em 14.02.2006. [ Links ]

LOMÔNACO, A. F. S. Concepções de saúde e cotidiano escolar - o viés do saber e da prática. In: 27a ANPEd, 2004, CAXAMBU. Sociedade, Democracia e Educação: Qual Universidade?. Petrópolis: Editora: Vozes, 2004. p. 7-423 [ Links ]

MELO, E. C. P. Fundamentos de saúde- Ed Senac Nacional, 1998, 96p. [ Links ]

MIRANDA, M.I.F.de; IOSSI, M.A.; FERRIANI, M.das G.C.; CANO, M.A.T. Em busca da definição de pautas atuais para o delineamento de estudos sobre a saúde da criança e do adolescente em idade escolar. Rev.latino-am. enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 6, p. 83-90, dezembro 2000. [ Links ]

MOHR, A. (1994) A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4a séries. Dissertação (Mestrado). FGV Rio de Janeiro. 1994. [ Links ]

MOHR, A. A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1a a 4a séries. Cadernos de Pesquisa, n.94, p.50-57,1995. [ Links ]

MOHR, A. Análise do conteúdo de 'saúde' em livros didáticos., Ciência & Educação v. 6, n. 2, p. 89-106, 2000. [ Links ]

SILVA, F. K. M. (2001) Análise das imagens geocientíficas em livros didáticos de ciências. Dissertação (Mestrado) Instituto de Geociências, UNICAMP, Campinas. São Paulo. 2001 [ Links ]

SOARES, M. B. Um olhar sobre o livro didático.Presença Pedagógica. v.2, n. 12. nov/dez.1996 [ Links ]

SOUZA, M. L. M. (2001) Das técnicas aos fins: a Educação em saúde em duas escolas do ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado) Núcleo de Tecnologia Educaional para a Saúde, UFRJ, 2001. [ Links ]

SUCCI, C. M. et al. A vacinação no conteúdo de livros escolares. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.51 n.2 São Paulo Mar./Apr. 2005 [ Links ]

VALADÃO, M. M. (2004) Saúde na Escola: Um campo em busca de espaço na agenda intersetorial. Tese (Doutorado), Departamento de Prática de Saúde. Universidade de São Paulo, 2004 [ Links ]

Downloads

Publicado

2008-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA