PEDAGOGICAL THEORIES AND UNDERGRADUATED STUDENTS IN SCIENCE AND BIOLOGY WORLDVIEWS’

AS TEORIAS PEDAGÓGICAS E AS CONCEPÇÕES DE MUNDO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172021240103

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Materialismo Histórico Dialético, Catarse

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado e tem por objetivo identificar e analisar as articulações e contradições presentes nas concepções dos licenciandos frente às teorias pedagógicas. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista e analisados a partir do referencial teórico-metodológico do Materialismo Histórico Dialético, da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. A análise das entrevistas foi realizada por meio das categorias de consciência (irrefletida e refletida/filosófica), catarse e concepção de mundo. Foi possível identificar o nível de consciência dos estudantes frente às teorias pedagógicas e como as catarses - fundamentais ao desenvolvimento do pensamento teórico - podem formar e transformar a concepção de mundo dos estudantes em relação ao trabalho docente.

The present work is part of a master's research and aims to identify and analyze the contradictory relationships present in the undergraduate students' conceptions regarding pedagogical theories. Data were collected through a questionnaire and interview based on the theoretical-methodological framework of Historical Dialectical Materialism, Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology. The analysis of the interviews were made through these cathegories: consciousness (irreflected and reflected/phylosophycal), catharsis and worldview. It was possible to identify the students' consciousness about the pedagogical theories and how the catharsis – essentials to theorical thinking’s development – can form and transform the students’ worldview about the teacher’s work.

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Publicado

2022-02-15

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS