FOUCAULDIANS SPECULATIONS ON A NEOSCIENCE UBUESQUE

ESPECULAÇÕES FOUCAULTIANAS SOBRE UMA NEOCIÊNCIA UBUESCA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240173

Palavras-chave:

Poder ubuesco; Ciência; Michel Foucault

Resumo

O presente artigo resulta de um estudo que tem como objetivo caracterizar uma neociência ubuesca. Para tanto, se vale de investigar práticas discursivas situadas em regiões de cientificidade que, diante de soluções imaginárias, permitem pensar numa neociência que agrega a imaginação e o humor ubuescos, se ocupa com a vida e a morte e produz verdades que constituem modos de vida. Tais elementos se entrecruzam ao poder ubuesco, referido por Michel Foucault na obra Os Anormais (1974-1975). Para a análise dessas práticas adotamos como procedimento metodológico a arquivização, conforme Julio Groppa Aquino. A partir da aproximação do pensamento foucaultiano com a literatura de Alfred Jarry, especialmente em suas criações Pai Ubu e ‘Patafísica – a ciência de soluções imaginárias –, caracterizamos uma neociência ubuesca

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Dalmoro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação em Ciências (UFRGS). Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Licenciada e Bacharela em Filosofia (UFRGS). Possui Habilitação em Magistério com direito à docência de 1ª a 4ª séries. Integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade (GEEMCo), do Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq (UFRGS).

Suelen Assunção Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Tutoria em EaD (UFRGS), possui graduação em Matemática Licenciatura pela UFRGS. Atualmente é Professora do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora Substituta do curso de Pedagogia (UFRGS/CLN), Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/UFRGS) e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE/FURG). É pesquisadora no GEEmCO: Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade da UFRGS, do Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq.

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Publicado

2024-05-16

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS