A JORNADA DO “ICORP ON THE ROAD” AO LONGO DO RIO DOCE
VALORES DO PATRIMÔNIO
Palavras-chave:
Desastre do Rio Doce, Patrimônio Cultural, Recuperação do Patrimônio, Resiliência, Patrimônio em RiscoResumo
O presente trabalho relata a experiência de uma equipe no projeto ICORP on the Road Brasil, realizado pelo Comitê Científico Internacional ICORP, Turquia, vinculado ao ICOMOS, que trabalha em prol da conservação e proteção do patrimônio cultural ao redor do mundo e assessora a UNESCO. Este Projeto se iniciou em 2018, com o objetivo de captar as perspectivas de sobreviventes e profissionais diante de grandes desastres e tragédias, através da realização de documentários, buscando compreender o papel do patrimônio material e imaterial no processo de recuperação. Até o presente, o ICORP on the ROAD filmou quatro episódios em diferentes países, onde ocorreram terremotos, ataques terroristas, destruição intencional do patrimônio nacional. O rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em novembro de 2015, em Mariana, Minas Gerais, motivou a filmagem do quinto episódio, que aborda seus impactos ao longo da bacia do rio Doce e os processos de luta e reconstrução dos atingidos e dos profissionais envolvidos. Percebeu-se que a conexão das populações com seu patrimônio tem sido uma força motriz que lhes auxilia a lidar com as perdas. Constata-se ainda que esse Projeto pode ser um diferencial para ampliar o conhecimento de vários públicos sobre o tema do patrimônio, possibilitando novas perspectivas e permitindo uma possível preparação de outros grupos na conservação de seus patrimônios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.