A ESSÊNCIA DO PATRIMÔNIO NA CONTEMPORANEIDADE

DOIS ESTUDOS DE CASO

Autores

  • Samantha de Oliveira Nery Programa de Pós Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável - Doutoranda
  • Laura Penna Gustavo Penna Arquiteto & Associados / Diretora e arquiteta coordenadora

Palavras-chave:

essência patrimonial, conservação patrimonial, Carta de Burra, Muralha de Barcelona

Resumo

O presente trabalho analisa dois casos distintos, nos quais se avalia a supressão de edificações pré-existentes inseridas em centros urbanos dinâmicos: Barcelona e Belo Horizonte. Questiona-se como resgatar a essência do patrimônio, respondendo às  demandas contemporâneas e considerando seus significados associativos, segundo a Carta de Burra e outros estudos. Em Barcelona, ocorreu recentemente a redescoberta e preservação de uma parcela de sua antiga muralha romana do século III, com a supressão de alguns edifícios, promovendo reflexões sobre o papel desse patrimônio e seus usos potenciais para os diferentes atores sociais envolvidos. Esse processo é comparado com o caso do Conjunto Sulacap-Sulamérica, em Belo Horizonte, no qual há muito foi construído um anexo que descaracterizou o projeto inicial, dando início à questionamentos sobre a sua possível supressão e suscitando também discussões relativas ao significado atual dos usos desse patrimônio dentro do contexto urbano. Dessa forma, busca-se apreender o que seria a essência de um patrimônio e quais os significados dos usos contemporâneos podem ser proporcionados por esses bens.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Penna, Gustavo Penna Arquiteto & Associados / Diretora e arquiteta coordenadora

Graduada e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais – EAUFMG. Pós Graduada em Arquitetura de Interiores pelo Instituto de Educação Continuada – PUC Minas, em 2003. É sócia da Gustavo Penna Arquiteto & Associados desde 2003, ocupando o cargo de Diretora e Arquiteta Coordenadora.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

Nery, S. de O., & Castro, L. P. de. (2017). A ESSÊNCIA DO PATRIMÔNIO NA CONTEMPORANEIDADE: DOIS ESTUDOS DE CASO. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34117

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)