O imaginário urbano sobre o Centro Histórico de Manaus

um olhar através dos cartões-postais da Belle Époque Amazônica

Auteurs

  • Frederico de Paula Tofani Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bruna Lopes de Andrade Martins Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mots-clés :

Manaus, Centro Histórico, Imaginário Urbano, Fotografia, Cartão-Postal

Résumé

O Centro Histórico da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, Brasil, tem o seu processo de formação e a sua composição caracterizados pela pluralidade de referências culturais – e, recentemente, foi inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Livro do Tombo Histórico, bem como no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. O presente artigo consiste em uma breve discussão sobre o imaginário urbano associado a esse espaço, conforme evidenciamos por meio de levantamento e interpretação de fontes iconográficas que retratam a cidade de Manaus, na última década do século XIX e primeira do século XX – a chamada Belle Époque Amazônica. Em específico, foram levantadas e interpretadas fotografias veiculadas como cartões-postais que registram o que viriam a ser, um século depois, os bens edificados constituintes do Centro Histórico de Manaus. A análise desse acervo iconográfico evidencia a disseminação de um discurso no qual Manaus é referida crescentemente como uma Paris dos Trópicos, o que, no entanto, não contempla a totalidade das imagens que constituem o imaginário local.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Frederico de Paula Tofani, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui os graus de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, obtido em 1988, de Mestre em Planejamento Urbano e Rural, obtido em 1997, e de Doutor em Geografia, obtido em 2008. Entre 1989 e 1992, foi arquiteto e urbanista da empresa Arché - Planejamento, Projeto e Obra, onde atuou na produção de projetos arquitetônicos e urbanísticos, na elaboração e compatibilização de projetos complementares e na execução de obras de construção civil. Em 1993, ingressou no Magistério Superior Federal como professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, nas áreas de Projeto Arquitetônico e Teoria da Arquitetura. Desde 1998, é professor da Escola de Arquitetura da UFMG, lotado em seu Departamento de Projetos. De 2010 a 2012, foi Coordenador do Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG e, de 2012 a 2016, foi Diretor da Escola de Arquitetura e membro do Conselho Universitário da UFMG. Dedica-se principalmente à linha de Conservação do Patrimônio Cultural e Natural, com ênfases na identificação e documentação de bens patrimoniais, na sua preservação e uso sustentável e na elaboração de projetos e obras de intervenções em Paisagens Culturais, Sítios Urbanos Tombados, Bens Arquitetônicos, Sítios Arqueológicos, Lugares de Bens Imateriais e Unidades de Conservação da Natureza. Isto tem se dado por meio de diversas atividades de pesquisa, de extensão e de ensino de graduação e pós-graduação, assim como da atuação como conselheiro, comissário, consultor e/ou coordenador de projetos da UNESCO, do ICOMOS-Brasil, do IPHAN, do IEPHA-MG, do CONEP-MG e do IEF-MG, dentre outras organizações.

Bruna Lopes de Andrade Martins, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (PPG-ACPS) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na linha de pesquisa Memória e Patrimônio Cultural. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020), onde desenvolveu pesquisa acadêmica nas áreas de Arquitetura Moderna na Amazônia e do urbanismo. Estagiou na Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos - Manauscult (2018-2019) e prestou serviço voluntário ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, Superintendência no Amazonas (2020).

Téléchargements

Publiée

2023-02-12

Comment citer

de Paula Tofani, F., & Lopes de Andrade Martins, B. (2023). O imaginário urbano sobre o Centro Histórico de Manaus: um olhar através dos cartões-postais da Belle Époque Amazônica. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 12(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/42272

Numéro

Rubrique

PATRIMÔNIO E PAISAGEM