O RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DO COLÉGIO JOSÉ ZANCHETTI COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DE ABDON BATISTA - SANTA CATARINA
Palabras clave:
Arquitetura vernacular, Valores culturaisResumen
O presente trabalho problematiza a valorização da arquitetura vernacular como patrimônio cultural através do estudo de caso do antigo Colégio José Zanchetti localizado no município de Abdon Batista, no planalto sul do estado de Santa Catarina. A edificação do Colégio José Zanchetti, construída em madeira no ano de 1961 por descendentes de imigrantes italianos que colonizaram a região, foi a primeira escola pública do município e tinha a função de servir a comunidade urbana e rural. A estrutura do colégio é original, mas, ao longo dos anos sofreu algumas modificações internas, sendo essas consideradas reversíveis, não configurando uma descaracterização. Porém, desde a transferência da escola em 2011, a edificação encontra-se sem uso, com preservação precária e sem nenhuma medida protetiva, já que não é reconhecida como patrimônio cultural municipal justamente por ser um exemplar vernacular e mais recente da arquitetura de imigração. Desta forma, a pesquisa pretende identificar e atribuir os valores culturais que justificam o reconhecimento do Colégio José Zanchetti como patrimônio cultural de Abdon Batista e a partir deles refletir sobre diretrizes para um possível projeto de reabilitação da edificação que potencialize sua preservação e valorização como patrimônio cultural local.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.