Sobre a Revista
FOCO E ESCOPO
A revista FuLiA/UFMG é uma publicação eletrônica científica e artística da UFMG, quadrimestral, de fluxo contínuo, que tem o objetivo de atender às crescentes demandas de publicações de pesquisas sobre o futebol e outros esportes em diálogo com os estudos culturais, da linguagem, das artes e mídias, das ciências sociais e humanas e do lazer.
A FuLiA/UFMG aceita submissões de artigos e ensaios inéditos de doutores ou doutorandos, além de resenhas, entrevistas e traduções. Serão aceitos textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão.
Classificação da FuLiA/UFMG no Qualis Periódicos/CAPES: B2.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
Cada artigo submetido será encaminhado a dois pareceristas designados pelos editores. A revista usa o sistema duplo-cego de revisão de pares, caracterizado pelo anonimato mútuo entre autores e avaliadores.
PERIODICIDADE
A revista FuLiA/UFMG terá periodicidade quadrimestral, com três edições anuais. Política de Acesso Livre. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
POLÍTICAS DE SEÇÃO
Créditos
Créditos do número da revista.
Apresentação
Apresentação do número da revista pelos organizadores do dossiê temático.
Dossiê
Conjunto de texto que atenda ao perfil do periódico e que contemple o estudo temático do dossiê. Caberá exclusivamente à Editoria definir o tema de cada dossiê, bem como selecionar os respectivos artigos no conjunto de textos recebidos para este fim, por meio de parecer do Conselho Editorial.
Paralelas
Artigos e ensaios de temática livre que desenvolvam temas pertinentes à proposta da revista. Caberá à Editoria selecionar os respectivos artigos no conjunto de textos recebidos para este fim, por meio de parecer do Conselho Editorial.
Tradução & Edição
Artigos que contemplem a área de Tradução & Edição de textos, bem como tradução e edição de textos teórico-críticos, ensaísticos ou artísticos relevantes para os estudos da área: futebol, linguagem, artes e outros esportes. Caberá à Editoria selecionar os respectivos artigos e obras no conjunto de textos recebidos para este fim, por meio de parecer do Conselho Editorial.
Entrevista
As entrevistas devem ser com escritores, pesquisadores e personalidades de relevância para o público-leitor da revista FuLiA/UFMG.
Resenha
Serão aceitas resenhas de espetáculos esportivos e de livros, performances, exposições, instalações, filmes e álbuns de música que tematizem o esporte. Também serão aceitas resenhas sobre manifestações populares ou sobre obras que dialoguem com a cultura popular.
A resenha, entre quatro e oito páginas, sem contar bibliografia, deve abordar trabalhos lançados (ou reeditados) nos últimos cinco anos. A formatação do texto deve seguir os padrões apresentados para os artigos (título em inglês, breve resumo e palavras-chave). As resenhas devem ser elaboradas por mestres ou doutores. Casos excepcionais serão avaliados pela editoria.
Poética
A seção Poética está aberta à submissão de Ensaios de pesquisadores doutores, entre sete e doze páginas, sobre a representação do(s) esporte(s) na literatura e/ou nas outras artes. As normas de submissão são as mesmas da seção de artigos.
Essa seção publica textos literários e trabalhos autorais em diálogo com a temática do dossiê de artistas convidados pelos editores, não sendo, portanto, aberta à submissão de trabalhos.
A FuLiA/UFMG já publicou trabalhos artísticos de Alexandre Junior (desenho), Ana Martins Marques (poesia), Braulio Tavares (narrativa), Caio Junqueira Maciel (poesia), Cristovão Tezza (narrativa), Daniel Kfouri (fotografia), Duke (charge), Ed Marte (fotografia), Elcio Cornelsen (poesia), Eugênio Sávio (fotografia), Ewerton Martins Ribeiro (narrativa), Gustavo Cerqueira Guimarães (narrativa e poesia), Juliano Klevanskis (narrativa), Kaio Carmona (poesia), Kátia Lombardi (fotografia), Luis Maffei (ensaio), Marcelo Dolabela (poesia), Mário Alex Rosa (poesia), Michael Augustin (desenho), Paulina Chiziane (narrativa), Patrícia Azevedo (fotografia/curadoria), Rafael Fava Belúzio (narrativa), Renato Negrão (poesia), Skank (canção), Tatiana Pequeno (poesia) e Wagner Moreira (poesia).