FOCO E ESCOPO

A revista FuLiA/UFMG é uma publicação eletrônica científica e artística da UFMG, quadrimestral, de fluxo contínuo, que tem o objetivo de atender às crescentes demandas de publicações de pesquisas sobre o esporte em diálogo com os estudos culturais, da linguagem, das ciências sociais e humanas, das artes e mídias e do lazer.

FuLiA/UFMG aceita submissões de artigos e ensaios inéditos de doutores ou doutorandos, além de resenhas, entrevistas e traduções. Serão aceitos textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão. 

A revista FuLiA/UFMG foi fundada em 2016 pelos pesquisadores Gustavo Cerqueira Guimarães e Elcio Loureiro Cornelsen, vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, fundado em 2010.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Cada artigo submetido será encaminhado a dois pareceristas designados pelos editores. A revista usa o sistema duplo-cego de revisão de pares, caracterizado pelo anonimato mútuo entre autores e avaliadores. 

 

PERIODICIDADE

A revista FuLiA/UFMG terá periodicidade quadrimestral, com três edições anuais. Política de Acesso Livre. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

POLÍTICAS DE SEÇÃO

 

Créditos

Créditos do número da revista.

 

Apresentação

Apresentação do número da revista pelos organizadores do dossiê temático.

 

Dossiê

Conjunto de texto que atenda ao perfil do periódico e que contemple o estudo temático do dossiê. Caberá exclusivamente à Editoria definir o tema de cada dossiê, bem como selecionar os respectivos artigos no conjunto de textos recebidos para este fim, por meio de parecer do Conselho Editorial.

 

Paralelas

Artigos e ensaios de temática livre que desenvolvam temas pertinentes à proposta da revista. Caberá à Editoria selecionar os respectivos artigos no conjunto de textos recebidos para este fim, por meio de parecer do Conselho Editorial.

 

Tradução & Edição

Artigos que contemplem a área de Tradução & Edição de textos, bem como tradução e edição de textos teórico-críticos, ensaísticos ou artísticos relevantes para os estudos da área: futebol, linguagem, artes e outros esportes. Caberá à Editoria selecionar os respectivos artigos e obras no conjunto de textos recebidos para este fim, por meio de parecer do Conselho Editorial.

 

Entrevista

As entrevistas devem ser com escritores, pesquisadores e personalidades de relevância para o público-leitor da revista FuLiA/UFMG.

 

Resenha

Serão aceitas resenhas de espetáculos esportivos e de livros, performances, exposições, instalações, filmes e álbuns de música que tematizem o esporte. Também serão aceitas resenhas de obras ou manifestações que dialoguem com a cultura popular e de massa.

A resenha deve abordar lançamentos dos últimos cinco anos e ter entre três e seis páginas (sem contar bibliografia). A formatação do texto deve seguir os padrões apresentados para os artigos (título em inglês, brevíssimo resumo e palavras-chave). As resenhas devem ser elaboradas por mestres ou doutores. Casos excepcionais serão avaliados pela editoria.

 

Poética

A seção Poética está aberta à submissão de Ensaios de pesquisadores doutores, entre sete e doze páginas, sobre a representação do(s) esporte(s) na literatura e/ou nas outras artes. As normas de submissão são as mesmas da seção de artigos.

Essa seção publica textos literários e trabalhos autorais em diálogo com a temática do dossiê de artistas convidados pelos editores, não sendo, portanto, aberta à submissão de trabalhos. 

A FuLiA/UFMG já publicou trabalhos artísticos de: Alexandre Junior (desenho), Ana Martins Marques (poesia), Braulio Tavares (narrativa), Cristovão Tezza (narrativa), Daniel Kfouri (fotografia), Duke (charge), Ed Marte (fotografia), Elcio Cornelsen (poesia), Eugênio Sávio (fotografia), Ewerton Martins Ribeiro (narrativa), Gustavo Cerqueira Guimarães (narrativa), Juliano Klevanskis (narrativa), Kaio Carmona (poesia), Kátia Lombardi (fotografia), Mário Alex Rosa (poesia), Michael Augustin (desenho), Paulina Chiziane, Patrícia Azevedo (fotografia/curadoria), Rafael Fava Belúzio (narrativa), Renato Negrão (poesia), Skank (canção), Tatiana Pequeno (poesia) e Wagner Moreira (poesia).