A FuLiA/UFMG é uma revista eletrônica científica e artística sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, quadrimestral, de fluxo contínuo, com o objetivo de atender às demandas crescentes de publicações de pesquisas sobre o esporte em diálogo com os estudos da linguagem, das artes, das humanidades, da educação e do lazer.

O periódico aceita submissões de artigos e ensaios de doutores ou doutorandos para as seções DossiêParalelas e Poética, além de textos para as seções Resenha, Entrevista e Tradução & Edição.

Artigos de mestres, mestrandos, graduados ou graduandos somente em coautoria com doutores ou doutorandos. 

A revista aceita submissão de artigos derivados de teses ou dissertações. No entanto,  artigos publicados em Anais serão aceitos apenas se estiverem substancialmente reformulados.

A FuLiA/UFMG segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e não admite comportamentos antiéticos e nem tolera quaisquer formas de plágio.

Serão aceitos textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão

A seção Poética está aberta à submissão de Ensaios de pesquisadores doutores, entre sete e doze páginas, sobre a representação do(s) esporte(s) na literatura e/ou nas outras artes. As normas de submissão são as mesmas da seção de artigos. Sob a curadoria dos editores, essa seção publica trabalhos artísticos em diálogo com a temática do dossiê.

A seção Poética já publicou os seguintes artistas: Alexandre Junior, Ana Martins Marques, Braulio Tavares, Caio Junqueira Maciel, Cristovão Tezza, Daniel Kfouri, Duke, Ed Marte, Elcio Cornelsen, Eugênio Sávio, Ewerton Martins Ribeiro, Gustavo Cerqueira Guimarães, Juliano Klevanskis, Kaio Carmona, Kátia Lombardi, Luis Maffei, Marcelo Dolabela, Mário Alex Rosa, Michael Augustin, Paulina Chiziane, Patrícia Azevedo, Rafael Fava Belúzio, Renato Negrão, Skank, Tatiana Pequeno e Wagner Moreira.

A revista está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA) da Faculdade de Letras da UFMG, fundado em 2010 por Elcio Cornelsen. 

 

Fotografia: Um a zero (fragmento), 2012, Pablo Lobato (Brasil/MG).

CHAMADA v. 9 (2024): submissão até 29 de fevereiro de 2024

2023-07-11

OLHARES OLÍMPICOS: OS JOGOS EM PERSPECTIVA PELAS HUMANIDADES

A realização da trigésima terceira edição dos Jogos Olímpicos de verão na cidade de Paris propicia novas oportunidades de investigação sobre o olimpismo para as Ciências Humanas.

Os diferentes campos das Ciências Humanas permitem olhares distintos, complementares e suplementares a respeito de temas do cotidiano. O presente dossiê objetiva reunir artigos, além de resenha, entrevista e poema sobre os esportes olímpicos, tendo ampla abordagem analítica e metodológica das ciências sociais e humanas.

O dossiê Olhares olímpicos: os jogos em perspectiva pelas Humanidades pretende reunir textos que se valem de abordagens sobre os esportes relacionados às olimpíadas, em geral, passando por aspectos como sociabilidades de atletas, staff e profissionais esportivos, bem como trabalhos que descortinem o perfil e/ou ethos dos participantes, assim como olhares sobre a cultura olímpica, pesquisas sobre formação dos atletas, além de artigos dedicados às questões relacionadas ao poder por meio das sedes, das federações, instituições e comitês olímpicos, por exemplo. Esses exemplos não limitam as abordagens aceitas no dossiê e apontamos que os trabalhos podem tratar tanto do contexto do esporte de alto rendimento, quanto da base e/ou formação de atletas e cidadãos.

O dossiê também privilegia as abordagens múltiplas em relação às suas metodologias. Abordagens de cunho etnográfico, quantitativas e qualitativas de todas as ordens serão bem-vindas com o objetivo de permitir um olhar mais completo do fenômeno olímpico.

Coorganização: Dr. Jimmy Medeiros (Escola de Ciências Sociais FGV-CPDOC, Brasil); Dr. Philippe Chaves Guedon (SME/RJ e Instituto Maria Quitéria, Brasil); Dr. Mauric Ntububa (Universidade de Lubumbashi, República Democrática do Congo)

v. 8 n. 3 (2023): FUTEBOL E MULHERES: PERFORMANCES / Coorganização: Silvana Goellner (UFRGS-Brasil); Jorge Knijnik (Western Sydney University-Austrália)

Publicado: 06-08-2023

Futebol e mulheres

performances

Silvana Vilodre Goellner, Jorge Dorfman Knijnik, Gustavo Cerqueira Guimarães

3-8

O futebol feminino nos museus nacionais do futebol do Brasil e da Inglaterra

Maria Cristina de Azevedo Mitidieri, Luisa Rocha; Mark Biram (Tradutor)

183-205

A trajetória da guarda-redes e árbitra no futebol moçambicano

Elsa da Graça Mavile

Gustavo Cerqueira Guimarães, Eunice Marisa Fernandes, Nimwive Agostinho Silvino

206-219

Professions for women & other feminist sports

Tatiana Pequeno; Jorge Knijnik (Tradutor)

220-222

Ver Todas as Edições

Revista sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes da UFMG