Revista sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes
Este periódico eletrônico de fluxo contínuo, quadrimestral, tem o objetivo de atender às demandas crescentes de publicações de pesquisas sobre o esporte relacionadas aos estudos da linguagem e cultura, das ciências humanas, artes e mídias e do lazer.
A FuLiA/UFMG aceita submissões, preferencialmente de doutores, de artigos e ensaios para as seções Dossiê e Paralelas, além de textos para as seções Resenha, Entrevista e Tradução/Edição.
A revista conta ainda com a seção Poética, sob a responsabilidade dos editores, que pretende publicar áudios, imagens, vídeos e textos artísticos em diálogo com o dossiê temático.
Serão aceitos textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão.
A revista está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA), fundado em 2010, da Faculdade de Letras da UFMG.
É muito comum em nosso cotidiano referirmos o Brasil como país do futebol. No entanto, uma parte dessa história ficou esquecida. Por quase quatro décadas, as mulheres foram oficialmente proibidas de jogar bola (1941-1979) e a regulamentação do futebol feminino aconteceu apenas no ano de 1983. Tal interdição retardou o desenvolvimento da modalidade cujas consequências ainda hoje se fazem notar tais como a falta de profissionalização e reconhecimento. A Copa do Mundo de Futebol Feminino da França, em 2019, ajudou a dar mais visibilidade ao futebol, mas as lutas ainda são muitas.
O dossiê AS MULHERES NO FUTEBOL pretende reunir textos que analisam a presença das mulheres no futebol em suas diferentes manifestações (rendimento, lazer, escolar, artística, etc.) e ocupações (jogadoras, árbitras, técnicas, torcedoras, jornalistas, gestoras, etc.). Pretende, ainda, evidenciar que apesar das dificuldades encontradas, as mulheres se fazem presentes neste esporte e por meio dele exercem atividades profissionais, de lazer, de sociabilidade, de educação e de empoderamento.
Coorganizadores: Dra. Silvana Goellner (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Brasil) e Dr. Jorge Knijnik (Western Sydney University/Austrália)
O título da Chamada para o Dossiê estabelece um diálogo direto com o tema geral do Congresso Alemão de Lusitanistas – a data limite para o envio de propostas de comunicação para esse congresso é 30 de abril de 2023: https://www.fh-zwickau.de/lusitanistica-em-zwickau/seccoes-tematicas/seccao-3/?L=7) – e articula o enfoque sobre o futebol no âmbito e na perspectiva da língua portuguesa em sua dimensão global no século XXI. A importância do futebol no mundo da língua portuguesa é extraordinária, seja em nível das seleções nacionais (particularmente a brasileira e a portuguesa), seja em relação à presença de determinados clubes (outra vez brasileiros e portugueses) no palco internacional, e evidentemente a respeito da relevância de clubes, campeonatos e da prática futebolística em geral nos contextos nacionais e regionais, abrindo o enfoque para os países africanos de língua portuguesa e para as diásporas de língua portuguesa espalhadas pelo mundo.
De maneiras diferentes, entretanto com certas analogias produtivas, a língua portuguesa e o futebol funcionam como meio de expressão e canal de comunicação de circulação global, facilitando encontros e diálogos de pessoas e coletivos, os mais diversos intercâmbios de experiências interculturais. Mesmo que o jogo de futebol, enquanto prática, não disponha de palavras próprias, este esporte/desporto possui todo um jargão especial e articula diferentes linguagens no século XXI, oriundas da evolução histórica do esporte/desporto e fortemente marcadas pelas inovações tecnológicas.
O próprio jogo no campo é traduzido para as linguagens e culturas das torcidas e claques, para a sua encenação e análise midiáticas, para a sua presença cotidiana na cultura popular. Na dimensão discursiva, não somente a mídia e a imprensa transmitem as suas linguagens do futebol, pois também as artes, a literatura, o audiovisual, a filosofia e a estética contribuem com representações e reflexões cada vez mais diversificadas e complexas.
Neste eixo entre o futebol e o português enquanto “linguagens globais do século XXI”, este dossiê pretende receber artigos de diferentes ângulos interdisciplinares, um amplo leque de expressões culturais no mundo lusófono. Convidamos pesquisadoras e pesquisadores a apresentarem propostas situadas na área da cultura popular, com trabalhos dedicados à interação entre o futebol e a música, o cinema, a TV, as redes sociais, o âmbito da comunicação em geral, além de estudos do diálogo entre futebol e literatura, filosofia, historiografia ou estudos sociais e antropológicos.
Coorganizadores: Elcio Cornelsen (Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil); Francisco Pinheiro (Universidade de Coimbra/Portugal); Marcel Vejmelka (Universidade de Mainz/Alemanha)