Copa do Mundo 2014: uma abordagem pedagógica sobre o seu legado

Conteúdo do artigo principal

Amarildo Silva Araujo

Resumo

A realização do megaevento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 trouxe mudanças nas cidades-sedes e produziu impactos em diversos campos como: economia, política, organização espacial, dentre outros. A educação não ficou alheia a esse quadro, visto que a Copa atingiu as pessoas independente delas serem torcedoras ou não e também chegou às instituições escolares. Assim, este estudo teve como objetivo analisar a opinião dos professores sobre o legado do megaevento de lazer da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 em uma escola pública de Belo Horizonte/MG. Foi realizado o estudo de caso com utilização de entrevista. Os resultados mostraram que para os docentes esse megaevento de lazer envolveu o legado para a educação e cultura se desdobrando para a formação dos alunos e o esporte, e também a negação desse legado com efeitos na perspectiva econômica e social.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

DOSSIÊ

Biografia do Autor

Amarildo Silva Araujo, UFMG EEFFTO GEFuT

Mestre em Estudos do Lazer - EEFFTO - UFMG

Professor de Ed. Física da Rede Municipal de Santa Luzia - MG

 

Como Citar

Copa do Mundo 2014: uma abordagem pedagógica sobre o seu legado. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 3, n. 2, p. 134–156, 2019. DOI: 10.17851/2526-4494.3.2.134-156. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/13874. Acesso em: 19 dez. 2024.
Share |

Referências

ALMEIDA, Bárbara Schausteck de; MEZZADRI, Fernando Marinho; MARCHI JÚNIOR, Wanderley. Considerações sociais e simbólicas sobre sedes de megaeventos esportivos. Motrivivência, ano XXI, n. 32/33, p. 178-192, jun.-dez. 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BERNABÉ, Andressa Peloi; STAREPRAVO, Fernando Augusto. Megaeventos esportivos: o desenvolvimento do legado esportivo educacional. Pensar a Prática, v. 17, n. 2, p. 456-471, jan.-mar. 2014.

BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão de. Esporte, escola e a tensão que os megaeventos esportivos trazem para a Educação Física escolar. Em Aberto, v. 26, n. 89, p. 133-145, jan.-jun. 2013.

BRACHT, Valter. Educação física escolar e lazer. In: WERNECK, Christiane Lucce Gomes; ISAYAMA, Helder Ferreira. (Org.). Lazer, recreação e Educação Física. Belo Horizonte: Autêntica, v. 1, 2003, p. 147 -172.

BRASIL. Lei nº 12.663, de 05 de Junho de 2012. Dispõe sobre as medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e à Jornada Mundial da Juventude - 2013.

Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2018.

DAMO, Arlei Sander. O simbólico e o econômico no futebol de espetáculo: as estratégias da FIFA para tornar as Copas lucrativas a partir de uma interpretação antropológica. Razón y Palabra, n. 69, p.1-35, jun.-ago. 2009.

DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. Espetacularização da escola: a Educação Física, o esporte e os megaeventos esportivos. Em Aberto, v. 26, n. 89, p. 35-46, jan.-jun. 2013.

DAÓLIO, Jocimar. Educação Física escolar e megaeventos esportivos: desafios e possibilidade. Revista Kinesis, v. 31, n. 1, p. 125-137, jan.-jun. 2013.

DAÓLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus. 1995.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. 4. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FILGUEIRA, Julio Cesar Monzú. Importância dos legados de megaeventos esportivos para a Política Nacional do Esporte: cidade, cidadania e direitos dos cidadãos. In: RODRIGUES, Rejane Penna et al. (Org.). Legados de megaeventos esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008, p. 65-73.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FRANCE, A.; ROCHE, Maurice. Sport mega-events, urban policy and youth identity: sigues of citizenship and exclusion in Sheffield. In.: Maurice Roche (ed.) Sport, Popular Culture and Identity. Aachen: Meyer & Meyer, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GONÇALVES, Glauco Roberto. A lógica do “elefante branco”: obsolescência programada do espaço na Copa de 2014. Ateliê Geográfico, v. 7, n. 3, p. 240-256, dez. 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente.6.ed. São Paulo: Cortez, 2002. (Questões da nossa época; v. 67).

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção Docência em Formação, Saberes Pedagógicos).

MACHADO, Raoni; RUBIO, Katia. Legados do esporte: atleta, cultura e educação. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho. (Org.). Legados de megaeventos esportivos. Campinas: Papirus, 2013. (Coleção Fazer/Lazer).

MADRUGA, Djan. Megaeventos esportivos como gestão de custos oportunidades. In: RODRIGUES, Rejane Penna et al. (Org.). Legados de megaeventos esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008, p. 59-64.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da animação. Campinas: Papirus, 1990.

MASCARENHAS, Fernando. Megaeventos esportivos e Educação Física: alerta de tsunami. Revista Movimento, v. 18, n. 1, p. 39-67, jan.-mar. 2012.

MASCARENHAS, Fernando. Políticas sociais, lazer e educação: apontamentos para uma pedagogia crítica. Revista Corpo Consciência, v. 11, n. 2, p. 2-9, jul.-dez. 2007.

MASCARENHAS, Fernando. Lazer como prática da liberdade: uma proposta educativa para a juventude. Goiânia: Editora UFG, 2004.

MELO, Victor Andrade de. A animação cultural: conceitos e propostas Campinas: Papirus, 2006.

MELO, Victor Andrade de. Verbete Lúdico. In: GOMES, Christiane. Lucce. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004, p. 12-15.

PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães. Lazer e educação: desafios da atualidade. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Lazer e sociedade: múltiplas relações Lazer e sociedade: algumas reflexões. São Paulo: Alínea, 2008, p. 45-61.

PIRES, Luciana Santos; BAPTISTA, Luana Fernanda da Silva; PORTUGAL, Licínio da Silva. Megaeventos e o desenvolvimento urbano e regional: uma análise das especificidades e impactos proveniente dos jogos olímpicos e um panorama para a cidade do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Anpur, 2013.

PREUSS, Holger. Lasting effects of major sporting events. Institute of Sport Science, Germany, 2006.

PRONI, Marcelo Weishaupt; SILVA, Leonardo OIiveira da. Impactos econômicos da Copa do Mundo de 2014: projeções superestimadas. Texto para Discussão. IE/UNICAMP, Campinas, n. 211, out. 2012.

RATTON, José Luiz. Megaeventos esportivos, violência e pânico moral: breves considerações sociológicas. Coletiva, n. 8, abr.-maio-jun. 2012.

ROCHE, Maurice. Mega-events and modernity: Olympics and Expos in the Growth of Global Culture. New York: Routledge, 2000.

RODRIGUES, Rejane Penna; PINTO, Leila Mirtes de Magalhães. Subsídios para pensar os legados de megaeventos esportivos em seus tempos presente, passado e futuro. In: RODRIGUES, Rejane Penna et al. (Org.). Legados de megaeventos esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008, p. 21- 25.

RUBIO, Katia. O legado educativo dos megaeventos esportivos. Motrivivência, v. 2, n. 32/33, p. 71-88, jun.-dez. 2009.

RUBIO, Katia. Os Jogos Olímpicos e a transformação das cidades: os custos sociais de um megaevento. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, v. IX, n. 194 (85), ago. 2005.

SILVA, Cinthia Lopes da. Legados de megaeventos esportivos: perdas e ganhos para a educação física escolar. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho. (Org.). Legados de megaeventos esportivos. Campinas: Papirus, 2013.

SILVA, Silvio Ricardo da. CAMPOS, Priscila Augusta Ferreira. Futebol e Educação Física na escola: possibilidades de uma relação educativa. Ciência e cultura, v. 66, n. 2, jun. 2014.

SILVA, Silvio Ricardo da; SOUZA NETO, Georgino Jorge de; CAMPOS, Priscila Augusta Ferreira. Lazer, torcidas e futebol. In: ISAYAMA, H. F.; SILVA, Silvio Ricardo da. Estudos do lazer: um panorama. Rio de Janeiro, Apicuri, 2011, p. 111-123.

SOUZA NETO, Georgino Jorge de. A invenção do torcer em Bello Horizonte: da assistência ao pertencimento clubístico (1904-1930). Dissertação (Mestrado em Lazer) – Programa de Mestrado em Lazer, Escola de Educação Física e Terapia Ocupacional, UFMG, Belo Horizonte, 2010.

TAVARES, Otávio. Megaeventos esportivos. Movimento, v. 17, n. 3, p. 11-35, jul.-set. 2011.

VILLANO, Bernardo; SILVA, Dirce Maria Corrêa da; RIZZUTI, Elaine; MIRAGAIA, Ana Maria; COSTA, Lamartine Pereira da. Gestão de legados de megaeventos esportivos: pontos de convergência. In: RODRIGUES, Rejane Penna et al. (Org.). Legados de megaeventos esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008, p. 47-50.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.