Agentes produtores do espaço na Serra do Cipó (MG)
um breve paralelo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X..13422Palavras-chave:
produção do espaço, espaço urbano, turismo, Serra do Cipó.Resumo
No contexto atual, onde impera a lógica mercadológica, o espaço urbano, compreendido como espaço fragmentado e produto social, é também reduzido à mercadoria, em função do seu valor de troca, sendo cada vez mais produzido para dar condições à reprodução do capital. Em uma lógica semelhante, o turismo representa uma prática que tem como mote tanto a produção quanto o consumo do espaço, assumindo o turista neste processo o papel de consumidor. Diante disso, este artigo tem por objetivo abordar a dinâmica de produção do espaço urbano, apresentando os agentes modeladores que atuam nesse processo, bem como traçar um paralelo com os agentes que atuam na produção do espaço pelo e para o turismo. Busca-se, portanto, entender se há alguma correspondência em relação aos agentes que atuam em cada um desses processos e se seria possível estabelecer uma escala de predominância na atuação desses agentes que produzem o espaço. Para isso, buscou-se realizar um estudo acerca da nova organização espacial provocada pelo turismo na região da Serra do Cipó/MG, visto que a exploração do turismo tem gerado mudanças locais significativas. Como resultado, observou-se que, em ambos os casos, a atuação dos agentes não se dá de forma isolada, mas ocorrendo em conjunto.
Referências
BARBIERI, A. F. (Coord.). Plano regional estratégico em torno de grandes projetos minerários no Médio Espinhaço. Produtos 1 a 5, lote 2. Belo Horizonte: Cedeplar/ufmg, 2014.
BECKER, Luzia C. Tradição e modernidade: o desafio da sustentabilidade do desenvolvimento na Estrada Real. 2009. 405 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) ± Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
BRAGA, S. S. A Região da Serra do Cipó: complexidade, tempo e turismo. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
CARLOS, A.F.A. O Espaço Urbano. (Novos escritos sobre a cidade). São Paulo: Contexto, 2004.
CARLOS, A.F.A. O consumo do espaço. In: CARLOS, Ana Fani A. (org.) Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 173-186.
CASTELLS, M. A questão urbana. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
CORRÊA, R.L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.
CRUZ, R.C.A. Introdução à geografia do turismo. São Paulo: Roca, 2001.
DELCOL, R. F. R. O papel dos agentes sociais na produção e (re)produção do espaço urbano. In: Encontro Nacional de Geógrafos, 2012, Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geógrafos, ENG, 2012.
GONTIJO, B.M. As portas abertas da serra do Cipó – Cadernos Manuelzão, ano 2, n° 3. Belo Horizonte, 2007.
GOTTDIENER, M. A produção social do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 1993.
EPLERWOOD INTERNATIONAL. Diagnóstico de Turismo de Natureza – Destino Serra do Cipó – Estrada Real. Minas Gerais, Brasil, 2007. Disponível em .
ELICHER, M.J. Produção do espaço turístico. Vol.01. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2012.
FERREIRA, R.A.; GONTIJO, B.M. Trekking: da aventura à possibilidade de desenvolvimento do Ecoturismo: Um olhar sobre duas travessias na Serra do Cipó/MG. In: Anais do 2° Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação/Congresso Nacional de Ecoturismo. Itatiaia RJ, 2007.
FRATUCCI, A.C. Os processos de turistificação do espaço e a atuação dos seus agentes produtores. João Pessoa, X ENTBL, 2007.
FREITAS, C.L. Turismo, política e planejamento - Estudo do Circuito Turístico do Diamante no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
KNAFOU, R. Turismo e território: por uma abordagem científica do turismo. In: RODRIGUES, Adyr A. B. (org) Turismo e Geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. São Paulo: HUCITEC, 1996. p. 62-74.
LEFEBVRE, H. The production of space. Oxford: Blacwell. 3ª edição Língua inglesa, 1993. LIMONAD, E. Reflexões sobre o espaço, o urbano e a urbanização. Geographia, Niterói, v. I, n. I, 1999. p. 71-91.
LOPES, L.B. Análise da dinâmica sócio-espacial de Fechados, distrito de Santana do Pirapama, sob a ótica do turismo. Monografia de conclusão de Curso (Graduação em Turismo) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
LUCHIARI, M.T. Turismo e cultura no litoral caiçara no litoral Norte paulista. In: Rodrigues, Adyr B. (Org.). Turismo, modernidade e globalização. São Paulo: Hucitec, 1997.
MENDONÇA, T.C.M. Turismo e Participação comunitária: ‘Prainha do Canto Verde a “Canoa” que não quebrou e a “Fonte” que não Secou?’. Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
MOLINA, F.S. Turismo e produção do espaço: o caso de Jericoacoara, CE. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
OMT, Organização Mundial do Turismo. Introdução ao turismo. São Paulo: Roca, 2001.
OURIQUES, H.R. A produção do Turismo: fetichismo e dependência. Campinas: Alínea, 2005.
RODRIGUES, A.B. Turismo: impactos socioambientais. São Paulo: Hucitec, 1999.
SANTOS, B.S. Produzir para viver. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. Paulo: Hucitec, 2008.
SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP, 2004.
SOJA, E. W. A Dialética Sócioespacial. In: Geografias Pósmodernas. Ed. Jorge Zahar, 1993.
TOPALOV, C.. La urbanization capitalista: algunos elementos para su análisis. México: Editorial Edicol México. Cap.1, 1979. p. 15-35.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-10-21 (2)
- 2017-08-25 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Geografias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0