Uso de imagens Rapideye e análise multicritério na construção de traçados para o contorno sul do rodoanel de Belo Horizonte

Autores

  • Giovanni Candido Miranda Mestrando em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais IGC/UFMG
  • Julio Ramissés Ladeia Ramos Mestrando em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais IGC/UFMG
  • Marcilla Silva Pena Mestranda em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais IGC/UFMG
  • Marcos Antônio Timbó Elmiro Professor Adjunto no Departamento de Cartografia da UFMG Doutor em Computação Aplicada pelo INPE

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-549X..13462

Palavras-chave:

Análise Multicritério, RapidEye, Planejamento Rodoviário

Resumo

O presente artigo busca demonstrar a importância do uso de imagens orbitais de média resolução aliadas a análise multicritério (AMC) no auxílio à tomada de decisão e análises de impactos decorrentes de projetos de infraestrutura viária. A utilização de imagens RapidEye na construção de mapas de cobertura do solo com um maior nível de detalhamento se justifica pela sua resolução espacial de 6,5 metros (nadir) e pixel de 5 metros (ortorretificado), o que se mostrou fundamental na construção de um modelo voltado à avaliação de possíveis traçados para o Rodoanel Sul de Belo Horizonte. Foi testado no modelo o método de classificação de imagem supervisionada MaxVer, aliado à classificação por árvore de decisão, além de um mapa de declividade gerado a partir de um modelo digital de elevação (SRTM 30 metros). Foi construído, ao final, um modelo baseado em análise multicritério que recebe a atribuição de diferentes pesos para as classes de uso do solo e declividade, gerando assim diferentes traçados para o Rodoanel Sul de Belo Horizonte.  

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Referências

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Publicado

2017-02-20

Como Citar

Miranda, G. C., Ramos, J. R. L., Pena, M. S., & Elmiro, M. A. T. (2017). Uso de imagens Rapideye e análise multicritério na construção de traçados para o contorno sul do rodoanel de Belo Horizonte. Revista Geografias, 119–130. https://doi.org/10.35699/2237-549X.13462

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