Uso de imagens Rapideye e análise multicritério na construção de traçados para o contorno sul do rodoanel de Belo Horizonte

Autores

  • Giovanni Candido Miranda Mestrando em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais IGC/UFMG
  • Julio Ramissés Ladeia Ramos Mestrando em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais IGC/UFMG
  • Marcilla Silva Pena Mestranda em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais IGC/UFMG
  • Marcos Antônio Timbó Elmiro Professor Adjunto no Departamento de Cartografia da UFMG Doutor em Computação Aplicada pelo INPE

Palavras-chave:

Análise Multicritério, RapidEye, Planejamento Rodoviário

Resumo

O presente artigo busca demonstrar a importância
do uso de imagens orbitais de média resolução
aliadas a análise multicritério (AMC) no auxílio à
tomada de decisão e análises de impactos
decorrentes de projetos de infraestrutura viária. A
utilização de imagens RapidEye na construção de
mapas de cobertura do solo com um maior nível
de detalhamento se justifica pela sua resolução
espacial de 6,5 metros (nadir) e pixel de 5 metros
(ortorretificado), o que se mostrou fundamental na
construção de um modelo voltado à avaliação de
possíveis traçados para o Rodoanel Sul de Belo
Horizonte. Foi testado no modelo o método de
classificação de imagem supervisionada MaxVer,
aliado à classificação por árvore de decisão, além
de um mapa de declividade gerado a partir de um
modelo digital de elevação (SRTM 30 metros). Foi
construído, ao final, um modelo baseado em
análise multicritério que recebe a atribuição de
diferentes pesos para as classes de uso do solo e
declividade, gerando assim diferentes traçados
para o Rodoanel Sul de Belo Horizonte.

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Publicado

2017-02-20

Como Citar

Miranda, G. C., Ramos, J. R. L., Pena, M. S., & Elmiro, M. A. T. (2017). Uso de imagens Rapideye e análise multicritério na construção de traçados para o contorno sul do rodoanel de Belo Horizonte. Revista Geografias, 119–130. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/13462

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