A apropriação de equipamentos públicos para a reprodução do capital

entre o início da verticalização e a produção da infraestrutura na Região Administrativa do Recanto das Emas-DF

Autores

Palavras-chave:

verticalização, uso da terra, infraestruturas, Recanto das Emas

Resumo

Com a inauguração de Brasília, houve um aumento no número de favelas e acampamentos improvisados ao redor da área planejada da cidade. Como solução adotou-se a ideia de criar cidades-satélites. Essas medidas tornaram-se mais frequentes nas décadas de 1980 e 1990, porém sem considerar a constituição da infraestrutura e a qualidade de vida da população. Dentre estas, foi criada, em 1993, a Região Administrativa do Recanto das Emas. Desde a sua criação, foram providos suportes básicosem asfaltamento, serviços de educação, saúde, abastecimento de água e saneamento. Em2020, uma área planejada para habitação popular foi vendida para uma incorporadora, com o objetivo de construir blocos residenciais para a classe média, o que contrariou o propósito inicial: políticas para a população de menor poder aquisitivo. A partir de um estudo de caso, a pesquisa baseia-se em metodologia quali-quantitativa, por meio de pesquisa de campo e referências documentais. Como objetivo, este artigo pretende compreender como se deu a relação entre essa privatização, que se materializou na construção dos prédios e na consequente verticalização, e a constituição de infraestruturas públicas, notadamente de circulação, na localidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Diniz de Sousa, Universidade de Brasília

Diogo Diniz de Sousa é bacharel em turismo pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), mestre em Geografia pelo GEA-UnB, e é doutorando na mesma instituição. Faz parte do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas de Turismo do CET/UnB, e atua nas seguintes áreas de interesse: Geografia e Turismo, Geografia Urbana e Planejamento Urbano.

Referências

ALVES, V. J. R. et al. Ceilândia nos trilhos da segregação: as consequências socioespaciais geradas a partir da apropriação do metrô pelo capital imobiliário. In: Espaço & Geografia, v. 21, n. 1, 2018.

BRASIL. Estatuto da cidade. Brasília: Editora do Senado Federal, 2001.

CAMPOS, N. L. O. A produção da segregação socioespacial em cidade planejada. Orientador: Ricardo Libanez Farret, 1988. Dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Brasília. Brasília, 1988.

CORREA, R. L. O espaço urbano, 4ª edição, 3º reimpressão. São Paulo: Ática, 2002.

CORREIO BRAZILIENSE. Preços dos imóveis no DF continuam subindo, mas abaixo da média nacional. Disponível em: . Acesso em 30 de março de 2023.

DISTRITO FEDERAL. Lei Complementar 803 de 25 de abril de 2009.

__________. Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal. Pesquisa Distrital de Amostra de Domicílios - Recanto das Emas. Brasília, 2009.

__________. Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal. Pesquisa Distrital de Amostra de Domicílios - Recanto das Emas. Brasília, 2013 .

__________. Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal. Pesquisa Distrital de Amostra de Domicílios - Recanto das Emas. Brasília, 2015.

__________. Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal. Texto em discussão: Aspectos econômicos do Distrito Federal. Codeplan: Brasília, 2018a.

__________. Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal. Pesquisa Distrital de Amostra de Domicílios - Recanto das Emas. Brasília, 2018b.

__________. Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal. Pesquisa Distrital de Amostra de Domicílios – Recanto das Emas. Brasília, 2021.

__________. Agência Brasília. GDF vai criar novas áreas em Samambaia e no Recanto das Emas. Disponível em: . Acesso em 27 de setembro de 2022.

__________. Câmara Legislativa do Distrito Federal. DF terá mais duas regiões administrativas: Água Quente e Arapoangas. Disponível em: <https://www.cl.df.gov.br/-/df-tera-mais-duas-regioes-administrativas-agua-quente-e-arapoanga>. Acesso em 12 de janeiro de 2023.

FARRET, R. L. O Estado, a questão territorial e as bases da implementação de Brasília. In: PAVIANI, A. (Org.). Brasília, ideologia e realidade: espaço urbano em questão. Brasília: Editora UnB, 2010.

GIOVENARDI, E. Impactos socioambientais do crescimento urbano no DF. In: PAVIANI, A. (Org.). Brasília 50 anos: da capital a metrópole. Brasília: Editora UnB, 2010.

NERI, R. V. V. A (re)produção do como mercadoria: Polo 3 – Projeto Orla extensões – latências. Orientador: Nelba Azevedo Penna. Dissertação em Geografia. Departamento de Geografia. Universidade de Brasília. Brasília, 2008.

PAVIANI, A. A metrópole terciária. In: Brasília, ideologia e realidade: espaço urbano em questão. Brasília: Editora UnB, 2010.

PORTAL G1. Lei que cria eleição para administradores regionais do DF é inconstitucional, decide Justiça. Disponível em: <https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/09/04/lei-que-cria-eleicao-para-administradores-regionais-do-df-e-inconstitucional-decide-justica.ghtml>. Acesso em 29 de março de 2023.

SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional, 3ª edição. São Paulo: Hucitec, 1994.

__________. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção, 4ª edição. São Paulo: EdUSP, 2012.

__________. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia, 6ª edição, 1ª reimpressão. São Paulo: Edusp, 2012.

__________. Espaço e método, 5ª edição, 2ª reimpressão. São Paulo: Edusp, 2014.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do Século XXI, 16ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2012.

SINDUSCON-DF. Índice de Velocidade de Vendas IVV – DF Imóveis novos: janeiro de 2023. Disponível em: <https://sinduscondf.org.br/public/uploads/

pesquisa//64187537ac82e_1679324471.pdf>. Acesso em 30 de março de 2023.

SPOSITO, M. E. Capitalismo e Urbanização. In: A cidade contemporânea: segregação espacial. Orgs. Pedro de Almeida Vasconcelos, Roberto Lobato Correa, Silvana Maria Pintaldi. São Paulo: Contexto, 2013.

SOUZA, M. A. A identidade da metrópole: a verticalização em São Paulo. São Paulo: Hucitec-Edusp, 1994.

WIMOVEIS. Imóveis em Recanto das Emas. Disponível em: <https://www.wimoveis.com.br/imoveis-venda-recanto-das-emas-df.html>. Acesso em 30 de março de 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-03

Como Citar

Sousa, D. D. de. (2023). A apropriação de equipamentos públicos para a reprodução do capital: entre o início da verticalização e a produção da infraestrutura na Região Administrativa do Recanto das Emas-DF. Revista Geografias, 19(1), 75–94. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/42785

Edição

Seção

Artigos