Desenvolvendo habilidades espaciais:
a contribuição de um projeto extensionista com a caixa de areia de realidade aumentada em Tocantinópolis -TO
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X.2025.54481Palabras clave:
Projeto de Extensão, Caixa de areia de Realidade Aumentada, Análise Espacial, Formação de professoresResumen
Esta pesquisa investiga a aplicação da realidade aumentada no ensino de Geografia, utilizando a Caixa de Areia de Realidade Aumentada, desenvolvida com o software livre Sarndbox e implementada no Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins em Tocantinópolis-TO. O estudo, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, analisa as potencialidades dessa ferramenta como interface pedagógica inovadora, ainda pouco explorada na área.Os resultados demonstram que a caixa aprimorou a prática docente ao permitir a criação e manipulação de modelos topográficos tridimensionais, facilitando a compreensão de relevo, dinâmicas hidrológicas e processos geomorfológicos. Além de simular fenômenos ambientais, a ferramenta estimulou a reflexão geográfica crítica, auxiliando na análise de escalas, relações espaciais e interações homem-natureza. Sua aplicação mostrou-se particularmente eficaz no ensino de cartografia, geomorfologia e impactos ambientais, suprindo lacunas na formação docente e na infraestrutura escolar.Conclui-se que a caixa de areia é um recurso pedagógico alinhado às demandas contemporâneas de inovação educacional, transcendendo a visualização passiva ao integrar teoria e realidade espacial. Seu uso contribui não apenas para a aprendizagem significativa, mas também para a produção de conhecimento geográfico, destacando-se como uma possibilidade de envolver conteúdos geográficos de forma inovadora na educação.
Referencias
ALMEIDA, C. C. T; MARTINS, E. R; DA SILVA, J. L. B. A Ciência Geográfica e o Ensino de Geografia dos anos 1980 aos dias de hoje: Uma avaliação. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 9, n. 18, p 05-19,2019. GAPE.Em 2022, o Brasil registrou 9,5 mil escolas sem acesso à internet. Brasil, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/em-2022-brasil-registrou-9-5-mil-escolas-sem-acesso-a-internet.
CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 83-134.
CASTROGIOVANNI, A C. et al. (org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensinar a pensar pela Geografia como meta da atuação docente: Fundamentos teóricos para (re)construir uma didática da Geografia. In: RICHTER, Denis; SOUZA, Lorena Francisco de; MENEZES, Priscylla Karoline de (org.). Percursos teórico-metodológicos e práticos da Geografia Escolar. 1. ed. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022.
CIEB - CENTRO DE INOVAÇÃO PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Modelos de curadoria de recursos educacionais digitais.Caderno de estudos, São Paulo: CIEB, 2017. Disponível em: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2020/08/CIEB-Estudos-5-Modelos-de-curadoria-de-recursos-educacionais-digitais_vers%C3%A3o-CC.pdf. Acesso em: 09 maio 2024.
CINTRA, G. V. Cartografia digital na formação de professores de Geografia: o caso da UEG, Brasil. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) – Universidade Estadual de Goiás. Morrinhos, 2017.
FITZ, P. R. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.
FORTES, A.B. et al. A Realidade Aumentada como contribuição didática para o ensino de Geografia Escolar: Levantamento de produtos disponíveis na WEB com potencial pedagógico. 2019.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.
IDE, D.S. Considerações iniciais sobre a experiência da realidade aumentada. Revista Geminis, v. 5, n. 3, p. 177–190, 2014
KAWAMOTO, A. L. S. et al. Manual de instalação, configuração e uso da caixa de areia de realidade aumentada (AR Sandbox).Campo Mourão: UTFPR, 2016
KERSKI, J. J. The essentialsoftheenvironment. Redlands: Esri Press, 2022.
KOLB, D. A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1984.
KREYLOS, Oliver. Augmented Reality Sandbox. 2020. Disponível em: https://web.cs.ucdavis.edu/~okreylos/ResDev/SARndbox/. Acessoem: 20 agosto. 2023.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press, 1991.
LEITE, A.S; SANTOS, E; VALDICK, B. Realidade Aumentada e o seu impacto na Educação. 2020.
MENDONÇA, F. A. Geografia e meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2007.
MORAN, M.T; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. Campinas: Papirus, 2013.
MOURA, L.M.F. et al. Exclusão Digital em processos de Transformação Digital: uma revisão sistemática de literatura. Revista Gestão.Org, V. 18, Edição 2, p. 198-213. 2020. Disponível em:. Acesso em: 12. jul. 2024.
OLIVEIRA, L; COSTA, V. M; MOLIN, P. G. Caixa de Areia de Realidade Aumentada: Guia de Confecção e Aplicações de Ensino.
PEDROSA, B. et al. Tecnologias digitais e ensino de Geografia: desafios na formação docente. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
PIAGET, J. Intellectual evolution from adolescence to adulthood. HumanDevelopment, v. 15, p. 1-12, 1972.
RICHTER, D. Tecnologias na educação geográfica: avaliação e perspectivas. São Paulo: Contexto, 2010.
SANDER, Andrea; et al. Guia para sandbox: uma poderosa ferramenta de ensino. Porto Alegre: CPRM, 2020.
SANTOS, B. S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 1996.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, M. et al. Ar jigsaw puzzle: Potencialidades de uso da realidade aumentada no ensino de geografia. In: BrazilianSymposiumonComputers in Education(Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2014. p. 194.
SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia e educação: o espaço como recurso didático. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
XIAO, J. et al. Assessing the effectiveness of augmented reality courseware "Eight planets in the solar system". In: International Conference on Information Technology in Medicine and Education, 9, 2018, Hangzhou. Anais. Hangzhou: IEEE, 2018. p. 388-392.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Jéferson Muniz Alves Gracioli, Jayne Martins do Nascimento Duarte

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0







