Desenvolvendo habilidades espaciais:
a contribuição de um projeto extensionista com a caixa de areia de realidade aumentada em Tocantinópolis -TO
DOI :
https://doi.org/10.35699/2237-549X.2025.54481Mots-clés :
Projeto de Extensão, Caixa de areia de Realidade Aumentada, Análise Espacial, Formação de professoresRésumé
Esta pesquisa investiga a aplicação da realidade aumentada no ensino de Geografia, utilizando a Caixa de Areia de Realidade Aumentada, desenvolvida com o software livre Sarndbox e implementada no Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins em Tocantinópolis-TO. O estudo, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, analisa as potencialidades dessa ferramenta como interface pedagógica inovadora, ainda pouco explorada na área.Os resultados demonstram que a caixa aprimorou a prática docente ao permitir a criação e manipulação de modelos topográficos tridimensionais, facilitando a compreensão de relevo, dinâmicas hidrológicas e processos geomorfológicos. Além de simular fenômenos ambientais, a ferramenta estimulou a reflexão geográfica crítica, auxiliando na análise de escalas, relações espaciais e interações homem-natureza. Sua aplicação mostrou-se particularmente eficaz no ensino de cartografia, geomorfologia e impactos ambientais, suprindo lacunas na formação docente e na infraestrutura escolar.Conclui-se que a caixa de areia é um recurso pedagógico alinhado às demandas contemporâneas de inovação educacional, transcendendo a visualização passiva ao integrar teoria e realidade espacial. Seu uso contribui não apenas para a aprendizagem significativa, mas também para a produção de conhecimento geográfico, destacando-se como uma possibilidade de envolver conteúdos geográficos de forma inovadora na educação.
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