Coping do câncer infantil por cuidadores familiares

Autores

Palavras-chave:

coping, Cuidadores familiares, Câncer em crianças

Resumo

Para lidar com a adversidade do câncer na infância, pais e/ou cuidadores de crianças precisam empregar estratégias de coping que protejam o ajustamento familiar e favoreçam o tratamento. Com o objetivo de analisar o coping nesses cuidadores e a sua relação com variáveis da doença e do tratamento, 60 cuidadores de crianças em tratamento em um hospital público infantil responderam aos instrumentos sobre: coping (Escala de Enfrentamento) e dados sociodemográficos e clínicos. Esses dados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. Verificou-se que macrocategorias de coping adaptativas obtiveram maior média, com destaque para resolução de problemas. Foram encontradas relações entre reações emocionais (tristeza, medo e raiva), necessidades psicológicas e macrocategorias de coping. O coping se diferenciou se diferenciou no tipo de câncer, no tempo e na modalidade de tratamento. Conclui-se que intervenções junto aos cuidadores de crianças com câncer, com foco no coping, devem considerar características da doença e do tratamento.

Biografia do Autor

  • Larissa Bessert Pagung, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo (2013). Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicolgia, da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGP/UFES (2016). Especialização em Gestalt-Terapia pelo Instituto Capacitar (2018).

  • Kelly Ambrósio Silveira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Psicóloga. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e do Desenvolvimento/ UFES (2014), com pesquisas sobre aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais relativos, sobretudo, a estresse e enfrentamento em contexto de atenção em educação e saúde. Experiência em avaliação infantil e intervenção com crianças com necessidades educacionais especiais e seus cuidadores. Temas de pesquisa: avaliação psicológica e prevenção de problemas no desenvolvimento nos contextos de saúde e educação.

  • Alessandra Brunoro Motta, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, Intervenção Terapêutica, pesquisando temas como enfrentamento da hospitalização, câncer infantil, brincar no hospital, avaliação da narrativa infantil e avaliação assistida.

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Publicado

2023-04-11

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