Coping do câncer infantil por cuidadores familiares

Autores

Palavras-chave:

coping, Cuidadores familiares, Câncer em crianças

Resumo

Para lidar com a adversidade do câncer na infância, pais e/ou cuidadores de crianças precisam empregar estratégias de coping que protejam o ajustamento familiar e favoreçam o tratamento. Com o objetivo de analisar o coping nesses cuidadores e a sua relação com variáveis da doença e do tratamento, 60 cuidadores de crianças em tratamento em um hospital público infantil responderam aos instrumentos sobre: coping (Escala de Enfrentamento) e dados sociodemográficos e clínicos. Esses dados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. Verificou-se que macrocategorias de coping adaptativas obtiveram maior média, com destaque para resolução de problemas. Foram encontradas relações entre reações emocionais (tristeza, medo e raiva), necessidades psicológicas e macrocategorias de coping. O coping se diferenciou se diferenciou no tipo de câncer, no tempo e na modalidade de tratamento. Conclui-se que intervenções junto aos cuidadores de crianças com câncer, com foco no coping, devem considerar características da doença e do tratamento.

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Biografia do Autor

Larissa Bessert Pagung, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo (2013). Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicolgia, da Universidade Federal do Espírito Santo - PPGP/UFES (2016). Especialização em Gestalt-Terapia pelo Instituto Capacitar (2018).

Kelly Ambrósio Silveira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Psicóloga. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e do Desenvolvimento/ UFES (2014), com pesquisas sobre aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais relativos, sobretudo, a estresse e enfrentamento em contexto de atenção em educação e saúde. Experiência em avaliação infantil e intervenção com crianças com necessidades educacionais especiais e seus cuidadores. Temas de pesquisa: avaliação psicológica e prevenção de problemas no desenvolvimento nos contextos de saúde e educação.

Alessandra Brunoro Motta, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, Intervenção Terapêutica, pesquisando temas como enfrentamento da hospitalização, câncer infantil, brincar no hospital, avaliação da narrativa infantil e avaliação assistida.

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Publicado

2023-04-11