Saúde mental e coping no contexto universitário sobralense
Palavras-chave:
Psicologia, Coping, EstresseResumo
Esta pesquisa buscou investigar os níveis de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC/Campus Sobral. Verificou-se também a possível existência de preditores sociodemográficos e estratégias de enfrentamento utilizadas por eles para lidar com situações estressoras. Tratou-se de um estudo descritivo, exploratório e comparativo de abordagem quantitativa, tendo como público informante 153 alunos, dos quais 67 são cotistas e 86 não cotistas. Os instrumentos utilizados foram Escala Depressão, Ansiedade e Stress (EADS-21) e Inventário BriefCOPE. Preditores sociodemográficos que se destacaram nas correlações positivas (diretamente proporcionais) foram “gênero e cotista”; “medicação e estresse”; “medicação e idade”; nas negativas (inversamente proporcionais) foram “medicação e cotista”; “renda familiar e cotista”. Sobre as estratégias de coping, evidências como a Renda Familiar e Suporte Emocional (SE); Gênero e Humor (HU); Medicação e Autoculpabilização (AC); Medicação e Negação (NG); Cotista e Coping Ativo (CA); Cotista e Planejar (PL). As estratégias CA e PL foram as que tiveram diferenças mais significativas entre cotistas e não cotistas. Concluiu-se que alunos que apresentam maiores níveis de estresse, depressão e ansiedade são os não cotistas; logo, também são os que utilizam menos estratégias coping de enfrentamento do problema.
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