Consequências do bullying para a saúde mental de estudantes

Revisão integrativa da literatura

Autores

Palavras-chave:

Bullying, Saúde mental, Revisão da literatura

Resumo

Esta revisão integrativa da literatura pretendeu identificar quais as consequências que a participação no bullying escolar ocasiona à saúde mental dos estudantes. A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados CINAHL, ERIC, LILACS, PsycINFO e SciELO utilizando os cruzamentos bullying AND mental health; bullying AND mental health problems; bullying AND mental health risk; bullying AND psychological problems; bullying AND psychological outcomes. A questão norteadora “Quais as consequências que a participação no bullying escolar ocasiona à saúde mental dos estudantes?”, elaborada de acordo com a estratégia PVO (Population or Problem, Variables and Outcomes). Consideraram-se artigos publicados nos últimos cinco anos (2014-2018)  em português, inglês e espanhol. Entre os 66 artigos identificados, 13 atenderam aos critérios de inclusão e tiveram o conteúdo analisado. A amostra dos estudos foi composta por participantes com idade de 6 a 19 anos. Os estudos demonstraram que o bullying e o cyberbullying causaram consequências negativas em todos os participantes, sendo estas relacionadas à saúde física, transtornos mentais, problemas psíquicos e doenças psicossomáticas (depressão, pensamentos suicidas, autolesão, ansiedade, baixa autoestima), entre outras. Conclui-se que é necessário realizar intervenções eficazes que amenizem os impactos na vida dessas crianças e adolescentes.

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Publicado

2025-01-06

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