Relações familiares, saúde mental materna, nível socioeconômico:

Uma comparação entre crianças com e sem problemas de comportamento

Autores

Palavras-chave:

Problemas de comportamento, Relações familiares, Saúde mental

Resumo

Os problemas de comportamento apresentados pelas crianças são queixas frequentes dos pais e professores, que interferem no ambiente e no desenvolvimento da criança. As relações familiares e as variáveis socioeconômicas podem influenciar as desordens comportamentais. O objetivo deste estudo foi investigar comparativamente essas variáveis em grupos de crianças com e sem problemas de comportamento. Participaram 202 crianças, entre 6 e 11 anos, de escolas públicas e privadas, e suas mães. Foram utilizados os instrumentos: Inventário de Comportamentos de Crianças e Adolescentes, Inventário de Estilo Parental, Escalas Beck de Ansiedade e Depressão e Inventário do Clima Familiar. Crianças com problemas de comportamento apresentaram diferenças significativas nas variáveis: saúde mental materna, em que hierarquia familiar apresentou escores mais altos que o estilo parental e coesão. Os resultados demonstraram que as famílias de crianças com problemas de comportamento apresentam mais sintomas de ansiedade e depressão, mais hierarquia e menos coesão afetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Achenbach, T. M. & Rescorla, L. (2001). ASEBA school-age forms & profiles. Burlington, VT: Aseba.

Alvarenga, P., Oliveira, J. M. D. & Lins, T. (2012). O impacto da depressão materna nos problemas internalizantes de pré-escolares. Aletheia, 39, 94-108.

Assis, S. G., Avanci, J. Q. & Oliveira, L, R. (2009). Socioeconomic inequalities and child mental health. Revista de Saúde Pública, 43, 92-100.

Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (2010). Critério de Classificação Econômica Brasil. São Paulo: ABEP. Recuperado de: http://www.abep.org/criterio-brasil

Avanci, J., Assis, S., Oliveira. R. & Pires, T. (2009). Quando a convivência com a violência aproxima a criança do comportamento depressivo. Ciência & Saúde Coletiva, 14, 383-394.

Bandeira, M., Rocha, S. S., Freitas, L. C., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2006). Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental. Psicologia em Estudo, 11, 541-549.

Baumrind, D. (1971). Current patterns of parental authority. Developmental Psychology, 4, 100-103.

Bayer, J. K., Rapee, R. M., Hiscock, H., Ukboumunne, O. C., Mihalopoulos, C. & Wake, M. (2011). Translational research to prevent internalizing problems early in childhood. Depression and anxiety, 28(1), 50-57.

Bayer, J. K., Ukoumunne, O. C., Mathers, M., Wake, M., Abdi, N. & Hiscock, H. (2012). Development of children’s internalizing and externalizing problems from infancy to five years of age. Australian and New Zealand Journal of Psychiatry, 46, 659-668.

Berkien, M., Louwerse, A., Verhulst, F. & Van Der Ende, J. (2012). Children’s perceptions of dissimilarity in parenting styles are associated with internalizing and externalizing behavior. European Child & Adolescent Psychiatry, 21, 79-85.

Bochi, A., Friedrich, D. & Pacheco, J. T. B. (2016). Revisão sistemática de estudos sobre programas de treinamento parental. Temas em Psicologia, 24, 549-563.

Bolsoni-Silva, A. T. & Del-Prette, A. (2003). Problemas de Comportamento: um panorama da área. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 5, 91-103.

Bolsoni-Silva, A. T. & Marturano, E. M. (2002). Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais. Estudos de Psicologia, 7, 227-235.

Bolsoni-Silva, A. T. & Marturano, E. M. (2010). Relacionamento Conjugal, Problemas de Comportamento e Habilidades Sociais de Pré-Escolares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26, 67-75.

Bolsoni-Silva, A. T., Levetti, G. E., Meireles, P. & Marim, V. C. M. (2015). Problemas de comportamento em ambiente familiar em escolares e pré-escolares diferenciados pelo sexo. Revista Interamericana de Psicologia, 49, 3541-3564.

Bolsoni-Silva. A. T. & Loureiro, S. R. (2011). Práticas educativas parentais e repertório comportamental infantil: comparando crianças diferenciadas pelo comportamento. Paidéia, 21, 61-71.

Bornstein, M. H., Hahn, C. S. & Haynes, O. M. (2010). Social competence, externalizing, and internalizing behavioral adjustment from early childhood through early adolescence: developmental cascades. Development and Psychopathology, 22:717-735.

Borsa, J. C., Souza, D. S. & Bandeira, D. R. (2011). Prevalência dos problemas de Comportamento em uma amostra de crianças do Rio Grande do Sul. Psicologia: Teoria e Prática, 13, 15-29.

Bradley, R. H., Caldwell, B. M. & Rock, S. L. 1988. Home environment and school performance: a ten-year follow-up and examination of three models of environmental action. Child Development, 59, 852-867.

Callender, K. A., Olson, S. L., Choe, D. E., & Sameroff, A. J. (2012). The effects of parental depressive symptoms, appraisals, and physical punishment on later child externalizing behavior. Journal of Abnormal Child Psychology, 40, 471–483.

Carmo, P. H. B. & Alvarenga, P. (2012). Práticas educativas coercitivas de mães de diferentes níveis socioeconômicos. Estudos em Psicologia, 17, 191-197.

Casali-Robalinho, I. G., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2015). Habilidades Sociais como Preditoras para Problemas de Comportamento em Escolares. Psicologia: teoria e pesquisa, 31(3), 321-330.

Cecconello, A. M., Antoni, C. D. & Koller, S. H. (2003). Práticas educativas, estilos parentais e abuso físico no contexto familiar. Psicologia em Estudo, 8, 45-54.

Chorpita, B. F., Brown, T. A. & Barlow, D. H. (2016). Perceived Control as a Mediator of Family Environment in Etiological Models of Childhood Anxiety. Behavior Therapy, 47, 622-632.

Chung, K. M., Ebesutani, C., Bang, H. M., Kim, J., Chorpita, B. F., Weisz, J. R. & Byun, H. (2013). Parenting stress and child behavior problems among clinic-referred youth: cross-cultural differences across the US and Korea. Child Psychiatry & Human Development, 44, 460-468.

Coe, J. L., Davies, P. T., & Sturge-Apple, M. L. (2018). Family cohesion and enmeshment moderate associations between maternal relationship instability and children’s externalizing problems. Journal of Family Psychology, 32(3), 289–298.

Connell A. M. & Goodman S. H. (2002). The association between psychopathology in fathers versus mothers and children’s internalizing and externalizing behavior problems: A meta-analysis. Psychological Bulletin, 128, 746-773.

Coyne, L. W. & Thompson, A. D. (2011). Maternal depression, locus of control, and emotion regulatory strategy as predictors of preschoolers’ internalizing problems. Journal of Child and Family Studies, 20, 1-11.

Cunha, J. A. (2001). Manual da versão em português das Escalas Beck. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora.

D’Abreu, L. C. F. & Marturano, E. M. (2011). Identificação de problemas de saúde mental associados à queixa escolar segundo o DAWBA. Psico, 42, 152-158.

De Bem, L. A. & Wagner, A. (2006). Reflexões sobre a construção da parentalidade e o uso de estratégias educativas em famílias de baixo nível socioeconômico. Psicologia em Estudo, 11, 63-71.

Dessen, M. A. & Torres, C. (2002). Family and socialization factors in Brazil: An overview. In W.J. Lonner, D. L. Dinnel, S. A. Hayes & D. N. Sattler (Orgs.), Online readings in psychology and culture. Washinghton, DC: Western Washington University.

Dessen, M. A.; Szelbracikowski, A. C. (2004). Crianças com problemas de comportamento exteriorizado e a dinâmica familiar. Interação em Psicologia, 8, 171-180.

Dishion, T. J. & Mcmahon, R. J. (1998). Parental monitoring and the prevention of child and adolescent problem behavior: a conceptual and empirical formulation. Clinical Child and Family Psychology Review, 1, 61-75.

Edwards, S. L., Rapee, R. M. & Kennedy, S. (2010). Prediction of anxiety symptoms in preschool‐aged children: examination of maternal and paternal perspectives. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 51, 313-321.

Ferreira, M. D. & Marturano, E. M. (2002). Ambiente familiar e os problemas do comportamento apresentados por crianças com baixo desempenho escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15, 35-44.

Finke, L., Williams, J., Ritter, M., Kemper, D., Kersey, S. & Nightehauser, J., et al. (2002). Survival against drugs: Education for school-aged children. Journal of Child and Adolescent Psychiatric Nursing, 15, 163-169.

Forehand, R., Parent, J., Bettis, A., Thigpen, J.E., Hardcastle, E. & Compas, B. (2012). The role of parent depressive symptoms in positive and negative parenting in a preventive intervention program. Journal of Family Psychology, 26, 532-541.

Freitas, P. M., Siquara, G. M. & Cardoso, T. D. S. G. (2013). Percepção das mães sobre as relações familiares e o comportamento de suas crianças: um estudo correlacional. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 6, 20-35.

Gershoff, E. T. & Grogan-Kaylor, A. (2016). Spanking and child outcomes: Old controversies and new meta-analyses. Journal of Family Psychology, 30, 453-469.

Gomide, P. I. C. (2006). Inventário de Estilos Parentais – IEP: modelo teórico, manual de aplicação, apuração e interpretação. Petrópolis, RJ: Vozes.

Gomide, P. I. C., Salvo, C. G., Pinheiro, D. P. N. & Sabbag, G. M. (2005). Correlação entre práticas educativas, depressão, stress e habilidades sociais. Psico-USF, 10, 169-178.

Goodman, K.E., Rouse, M.H., Connell, A.M., Broth, M.R., Hall, C.M. & Heyward, D. (2011). Maternal depression and child psychopathology: A meta-analytic review. Clinical Child and Family Psychology Review, 14, 1-27.

Goodman, S. H., & Garber, J. (2017). Evidence‐based interventions for depressed mothers and their young children. Child development, 88(2), 368-377.

Karim, A. R., Sharafat, T. & Mahmud, A. Y. (2014). Cognitive emotion regulation in children as related to their parenting style, family type and gender. Journal of the Asiatic Society of Bangladesh, 39(2), 211-220.

Knutson J. F., Degarmo S., Koeppl G. & Reid J.B. (2005). Care neglect, supervisory neglect, and harsh parenting in the development of children's; aggression: A replication and extension. Child Maltreatment, 10(2), 92–107.

Lansford, J. E., Criss, M. M., Laird, R. D., Shaw, D. S., Pettit, G. S., Bates, J. E., & Dodge, K. A. (2011). Reciprocal relations between parents’ physical discipline and children’s externalizing behavior during middle childhood and adolescence. Development and Psychopathology, 23, 225– 238.

Lobo, B. D., Flach, K. & Andretta, I. (2011). Treinamento de Pais na Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças com Transtornos Externalizantes. Psicologia em Pesquisa, 5(2), 126-134.

Macarini, S. M., Martins, G. D. F., Minetto, M. F. & Vieira, M. L. (2010). Práticas parentais: uma revisão da literatura brasileira. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 62, 119-134.

Marin, A. H., Martins, G. D. F., Freitas, A. P. C., Silva, I. M. & Lopes, R. D. C. S.; Piccinini, C. A. (2013). Transmissão Intergeracional de Práticas Educativas Parentais: Evidências Empíricas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 29, 123-132.

Marin, A. H., Piccinini, C. A., Gonçalves, T. R. & Tudge, J. R. H. (2012). Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar. Estudos de Psicologia, 17, 05-13.

Marturano, E. M., & Elias, L. C. (2016). Família, dificuldades no aprendizado e problemas de comportamento em escolares. Educar em Revista, (59), 123-139.

Mendes, D. D., Mari, J. J., Singer, M., Barros, G. M. & Mello, A. F. (2009). Estudo de revisão dos fatores biológicos, sociais e ambientais associados com o comportamento agressivo. Revista Brasileira de Psiquiatria, 31, 77-85.

Mondin, E. M. C. (2017). Práticas educativas parentais e seus efeitos na criação dos filhos. Psicologia Argumento, 26(54), 233-244.

Okado, Y., & Bierman, K. L. (2015). Differential risk for late adolescent conduct problems and mood dysregulation among children with early externalizing behavior problems. Journal of Abnormal Child Psychology, 43, 735-747.

Pinheiro, M. I. S., Haase, V. G., Amarante, C. L. D., Prette, A. D. & Del Prette, Z. A. P. D. (2006). Treinamento de Habilidades Sociais e educativas para Pais de Crianças com Problemas de Comportamento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19, 407-414.

Pinquart, M., & Kauser, R. (2018). ¿Do the associations of parenting styles with behavior problems and academic achievement vary by culture? Results from a meta-analysis. Cultural Diversity and Ethnic Minority Psychology, 24(1), 75-100.

Prior, M., Smart, D., Sanson, A. & Oberklaid, F. (2001). Longitudinal predictors of behavioural adjustment in pre‐adolescent children. Australian and New Zealand Journal of Psychiatry, 35, 297-307.

Raaijmakers, M. A., Posthumus, J. A., Van Hout, B. A., Van Engeland, H. & Matthys, W. (2011). Cross-sectional study into the costs and impact on family functioning of 4-year-old children with aggressive behavior. Prevention Science, 12, 192-200.

Reiss, F. (2013). Socioeconomic inequalities and mental health problems in children and adolescents: a systematic review. Social Science & Medicine, 90, 24-31.

Rescorla, L., Ivanova, M. Y., Achenbach, T. M., Begovac, I., Chahed, M., Drugli, M. B. & Zhang, E. Y. (2012). International epidemiology of child and adolescent psychopathology II: integration and applications of dimensional findings from 44 societies. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 51, 1273-1283.

Rocha, M. M., Rescorla, L. A., Emerich, D. R., Silvares, E. F. M., Borsa, J. C., Araújo, L. G. & Assis, S. G. (2013). Behavioural/emotional problems in Brazilian children: findings from parents' reports on the Child Behavior Checklist. Epidemiology and Psychiatric Sciences, 22, 329-338.

Rodrigues, O., & Nogueira, S. C. (2016). Práticas Educativas e Indicadores de Ansiedade, Depressão e Estresse Maternos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32 (1), 35-44.

Roeser, R. W. & Eccles, J. S. (2000). Schooling and mental health. In Sameroff, A. J., Lewis, M. & Miller, S. M. Handbook of developmental psychopathology. New York: Springer.

Sabbag, G. M. & Bolsoni-Silva, A. T. (2011). A relação das Habilidades Sociais educativas e das práticas educativas maternas com os problemas de comportamento em adolescentes. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 11, 423-441.

Sabbag, G. M. & Bolsoni-Silva, A. T. (2015). Interações entre mães e adolescentes e os problemas de comportamento. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 67(1), 68-83.

Soltis, K., Davidson, T. M., Moreland, A., Felton, J. & Dumas, J. E. (2015). Associations among parental stress, child competence, and school-readiness: Findings from the PACE study. Journal of Child and Family Studies, 24, 649-657.

Stasiak, G. R., Weber, L. N. D. & Tucunduva, C. (2014). Qualidade na Interação Familiar e Estresse Parental e suas Relações com o Autoconceito, Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento dos Filhos. Psico, 45, 494-501.

Teodoro, M. L., Allgayer, M. & Land, B. (2009). Desenvolvimento e validade fatorial do Inventário do Clima Familiar (ICF) para adolescentes. Psicologia: Teoria e Prática, 11, 27-39.

Teodoro, M. L., Hess, A. R. B., Saraiva, L. A., & Cardoso, B. M. (2014). Problemas Emocionais e de Comportamento e Clima Familiar em Adolescentes e seus Pais. Psico, 45, 168-175.

Toni, C. G. S. & Hecaveí, V. A. (2014). Relações entre práticas educativas parentais e rendimento acadêmico em crianças. Psico-USF, 19, 511-521.

Vallotton, C., Harewood, T., Froyen, L., Brophy-Herb, H. & Ayoub, C. (2016). Child behavior problems: Mothers’ and fathers’ mental health matters today and tomorrow. Early Childhood Research Quarterly, 37, 81-93.

Villodas, M. T., Bagner, D. M., & Thompson, R. (2018). A step beyond maternal depression and child behavior problems: the role of mother–child aggression. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, 47(4), 634-641.

Weich, S., Patterson, J., Shaw, R. & Stewart-Brown, S. (2009). Family relationships in childhood and common psychiatric disorders in later life: systematic review of prospective studies. The British Journal of Psychiatry, 194, 392-398.

Wielewicki, A. (2011) Problemas de comportamento infantil: importância e limitações de estudos de caracterização em clínicas-escola brasileiras. Temas em Psicologia, 19, 379-389.

Xu, Y., Neece, C. L. & Parker, K. H. (2014). Parental depression and child behavior problems: A pilot study examining pathways of influence. Journal of Mental Health Research in Intellectual Disabilities, 7, 126-142.

Yoo, Y. S., Popp, J. & Robinson, J. (2013). Maternal distress influences young children's family representations through maternal view of child behavior and parent–child interactions. Child Psychiatry & Human Development, 2, 1-13.

Downloads

Publicado

2024-01-22