Aprender Matemática

Um conto de fadas ou uma história de terror?

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem de Matemática, Aversão à Matemática, Atribuições dadas à Matemática, Brainstorming

Resumo

Este artigo relata os achados de uma pesquisa cujo objetivo foi apurar os pensamentos relacionados à Matemática de estudantes do ensino fundamental – anos iniciais e anos finais – e a partir disso identificar possíveis concepções acerca dessa disciplina e como elas se modificam no decorrer dos anos escolares. As concepções foram apuradas a partir da técnica Brainstorming, aplicada para 129 alunos, agrupados pelo ano escolar - 3°, 6°, 7° e 9° anos -, de escolas públicas de uma cidade do interior de Minas Gerais. As comparações entre os grupos, realizadas a partir do teste de Qui-Quadrado, apontaram diferenças significativas. Observou-se que os discentes que se encontram em séries mais avançadas (6°, 7° e 9° anos) atribuem mais valores negativos à disciplina. Essas informações enfatizam a importância de diretores e professores, em parceria com pedagogos e psicólogos, desenvolverem estratégias a fim de evitar a aversão à Matemática.

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Publicado

2024-04-28