Relação entre superdotação e sobre-excitabilidades
Uma revisão sistemática
Palavras-chave:
Sobre-excitabilidades, Superdotação, Desenvolvimento emocional, Produção científicaResumo
O objetivo deste estudo foi examinar, por meio de revisão sistemática de literatura, a produção científica de artigos empíricos acerca da relação entre superdotação e sobre-excitabilidades. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, Google Acadêmico, PePSIC e Portal de Periódicos Capes, considerando as publicações no período de 2009 a 2019. Utilizaram-se como descritores os termos superdotação, superdotado, sobre-excitabilidade, Teoria da Desintegração Positiva, Dabrowski e desenvolvimento emocional, bem como seus correspondentes em língua inglesa. Foram selecionados 21 artigos, a partir dos critérios de inclusão preestabelecidos. Os resultados revelaram que superdotados apresentam desempenho superior nas medidas de sobre-excitabilidades, quando comparados a não superdotados; mulheres obtiveram escores superiores na sobre-excitabilidade emocional, enquanto homens alcançaram escores mais elevados na sobre-excitabilidade intelectual. Correlações entre sobre-excitabilidades e variáveis psicossociais, tais como ansiedade, perfeccionismo e autoconceito, foram também identificadas. Conhecer o perfil do superdotado em relação às sobre-excitabilidades é o primeiro passo na instrumentalização de psicólogos escolares, professores, gestores e familiares na adoção de estratégias e práticas que atendam às necessidades desses estudantes.
Referências
Ackerman, C. M. (2009). The Essential Elements of Dabrowski’s Theory of Positive Disintegration and How They Are Connected. Roeper Review, 31(2), 81-95. Retrieved from https://doi.org/10.1080/02783190902737657.
Boston, J. S., & Cimpian, A. (2018). How do We Encourage Gifted Girls to Pursue and Succeed in Science and Engineering?. Gifted Child Today, 41(4), 196-207. Retrieved from https://doi/org/10.1177/1076217518786955.
Broeck, W. V., Hofmans, J., Cooremans, S., & Staels, E. (2014). Factorial Validity and Measurement Invariance across Intelligence Levels and Gender of the Overexcitabilities Questionnaire-II (OEQ-II). Psychological Assessment, 26(1), 55-68. Retrieved from https://doi.org/10.1037/a0034475.
Carman, C. A. (2011). Adding Personality to Gifted Identification: Relationships among Traditional and Personality-Based Constructs. Journal of Advanced Academics, 22(3), 412-446. Retrieved from https://doi.org/10.1177/1932202X1102200303.
Chang, Y., & Kuo, C. (2019). The Correlations among Emotional Development, Over-Excitabilities and Personal Maladjustment. Archives of Psychology, 3(5), 1-27. Retrieved from https://doi.org/10.31296/aop.v3i5.112.
Chia, K. W., & Lim, B. H. (2017). Understanding Overexcitabilities of People with Exceptional Abilities within the Framework of Cognition-Conation-Affect-and-Sensation. European Journal of Education Studies, 3(6), 667-690. Retrieved from https://doi.org/10.5281/zenodo.803406.
Cross, T. L., & Cross, J. R. (2017). Social and Emotional Development of Gifted Students: Introducing the School-Based Psychosocial Curriculum Model. Gifted Child Today, 40(3), 178-182. Retrieved from https://doi.org/10.1177/1076217517713784.
Dai, D. Y. (2020). Rethinking Human Potential from a Talent Development Perspective. Journal for the Education of the Gifted, 43(1), 19-37. Retrieved from https://doi.org/10.1177/0162353219897850.
Delallo, J. B. (2017). Fandoms in the Lives of Gifted Individuals with Imaginational Overexcitabilities. Doctoral thesis, University of Denver, Denver, Estados Unidos.
Eiserman, J., Lai, H., & Rushton, C. (2015). Drawing Out Understanding: Arts-Based Learning and Gifted Children. Gifted Education International, 33(3), 197-209. Retrieved from https://doi.org/10.1177/0261429415576992.
Falk, R. F., Lind, S., Miller, N. B., Piechowski, M. M., & Silverman, L. K. (1999). The Overexcitability Questionnaire Two (OEQ-II). Manual, scoring system, and questionnaire. Denver, CO: Institute for the Study of Advanced Development.
Fleith, D. S. (2009). Mitos e fatos sobre os superdotados. In O. Fávero, W. Ferreira, T. Irealand & D. Barreiros (Eds.). Tornar a educação inclusiva (pp. 199-212). Brasília, DF: Unesco.
Galvão, T. F., & Pereira, M. G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23(1), 183-184. Recuperado de https://doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018.
Garces-Bacsal, R. M. (2011). Socioaffective Issues and Concerns among Gifted Filipino Children. Roeper Review, 33(4), 239-251. Retrieved from https://doi.org/10.1080/02783193.2011.603112.
Gardner, H. (2020). Of Human Potential: A 40-Year Saga. Journal for the Education of the Gifted, 43(1), 12-18. Retrieved from https://doi.org/10.1177/0162353219894406.
Guthrie, K. H. (2019). “Nothing Is Ever Easy”: Parent Perceptions of Intensity in Their Gifted Adolescent Children. The Qualitative Report, 24(8), 2080-2101. Retrieved from https://nsuworks.nova.edu/tqr/vol24/iss8/16.
Harrison, G. E., & Haneghan, J. P. V. (2011). The Gifted and the Shadow of the Night: Dabrowski’s Overexcitabilities and Their Correlation to Insomnia, Death Anxiety, and Fear of the Unknown. Journal for the Education of the Gifted, 34(4), 669-697. Retrieved from https://doi.org/10.1177/016235321103400407.
He, W. J., & Wong, W. C. (2014). Grater Male Variability in Overexcitabilities: Domain-Specific Patterns. Personality and Individual Differences, 66(1), 27-32. Retrieved from https://doi.org/10.1016/j.paid.2014.03.002.
He, W., Wong, W., & Chan, M. (2017). Overexcitabilities as Important Psychological Attributes of Creativity: A Dabrowskian Perspective. Thinking Skills and Creativity, 25(1), 27-35. Retrieved from https://doi.org/10.1016/j.tsc.2017.06.006.
Jackson, P. S., & Moyle, V. F. (2009). With Dabrowski in Mind: Reinstating the Outliers in Support of Full-Spectrum Development. Roeper Review, 31(3), 150-160. Retrieved from https://doi.org/10.1080/02783190902993607.
Karpinski, R. I., Kolb, A. M., Tetreault, N. A., & Borowski, T. B. (2017). High Intelligence: A Risk Factor for Psychological and Physiological Overexcitabilities. Intelligence, 66(1), 8-23. Retrieved from https://doi.org/10.1016/j.intell.2017.09.001.
Kerr, B. A., & Multon, K. D. (2015). The Development of Gender Identity, Gender Roles and Gender Relations in Gifted Students. Journal of Counseling & Development, 93(2), 183-191. Retrieved from https://doi/org/10.1002/j.1556-6676.2015.00194.x.
Limont, W., Dreszer-Drogorob, J., Bendynska, S., Liwinska, K., & Jastrzebaska, D. (2014). “Old Wine in New Bottles”?: Relationships between Overexcitabilities, the Big Five Personality Traits and Giftedness in Adolescents. Personality and Individual Differences, 69, 199-204. Retrieved from https://doi.org/10.1016/j.paid.2014.06.003.
Martowski, K., Matczak, A., & Jóźwik, K. (2018). OVEREXCITABILITY in Actors. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 14(1), 81-86. Retrieved from http://dx.doi.org/10.1037/aca0000192.
Mendaglio, S., & Tillier, W. (2006). Dabrowski’s Theory of Positive Disintegration and Giftedness: Overexcitability Research Findings. Journal for the Education of the Gifted, 30(1), 68-87. Retrieved from https://doi.org/10.1177/016235320603000104.
Miller, N. B., Falk, R. F., & Huang, Y. (2009). Gender Identity and the Overexcitability Profiles of Gifted College Students. Roeper Review, 31(3), 161-169. Retrieved from https://doi.org/10.1080/02783190902993920.
Mofield, E., & Peters, M. P. (2015). The Relationship between Perfectionism and Overexcitabilities in Gifted Adolescents. Journal for the Education of the Gifted, 38(4), 405-427. Retrieved from https://doi.org/10.1177/0162353215607324.
Mróz, A. (2009). Theory of Positive Disintegration as a Basis for Research on Assisting Development. Roeper Review, 31(2), 96-102. Retrieved from https://doi.org/10.1080/02783190902737665.
Mundim, M. C. B., Santos, M. A., Martinez, C., Nader, S. M., & Wechsler, S. M. (2018). Talento criativo em mulheres brasileiras. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, 9(1), 138-156. Recuperado de https://www.revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/10557/pdf10.
Neihart, M., Pfeiffer, S. I., & Cross, T. L. (Eds.). (2016). The Social and Emotional Development of Gifted Children: What do We Know?. Waco, TX: Prufrock Press.
Oliveira, J. C., & Barbosa, A. J. G. (2014a). Instrumentos de sobre-excitabilidade: uma revisão sistemática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 66(1), 117-134. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672014000100010.
Oliveira, J. C., & Barbosa, A. J. G. (2014b). Tradução, adaptação e evidências de validade da versão brasileira do Overexcitability Questionnaire Two. Psicologia, 28(2), 31-34. Recuperado de http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492014000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.
Oliveira, J. C., Barbosa, A. J. G., & Alencar, E. M. L. S. (2017). Contribuições da Teoria da Desintegração Positiva para a área de superdotação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 33, e3332. Recuperado de https://doi.org/10.1590/0102.3772e3332.
Peterson, J. S. (2015). School Counselors and Gifted Kids: Respecting Both Cognitive and Affective. Journal of Counseling & Development, 93(2), 153-162. Retrieved from https://doi.org/10.1002/j.1556-6676.2015.00191.x.
Pfeiffer, S. I., & Burko, J. (2016). Counseling the Gifted. In M. Neihart, S. I. Pfeiffer & T. L. Cross (Eds.). The Social and Emotional Development of Gifted Children: What do We Know? (pp. 243-257). Waco, TX: Prufrock Press.
Piechowski, M. M. (2015). A Reply to Mendaglio and Tillier. Roeper Review, 37(4), 229-233. Retrieved from https://doi/org/10.1080/02783193.2015.1077496.
Piechowski, M. M. (2017). Rethinking Dabrowski’s Theory II: It’s not all Flat Here. Roeper Review, 39(2), 87-95. Retrieved from https://doi.org/10.1080/02783193.2017.1289487.
Piirto, J., & Fraas, J. (2012). A Mixed-Methods Comparison of Vocational and Identified-Gifted High School Students on the Overexcitability Questionnaire. Journal for the Education of the Gifted, 35(1), 3-34. Retrieved from https://doi.org/10.1177/0162353211433792.
Plucker, A. J., Rinn, A. N., & Makel, M. C. (Eds.). (2017). From Giftedness to Gifted Education: Reflecting Theory and Practice. Waco, TX: Prufrock Press.
Prado, R. M., & Fleith, D. S. (2016). O papel das variáveis psicossociais no desenvolvimento do talento. Revista AMAzônica, 18(2), 176-189. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/amazonica/article/view/4682/3806.
Prado, R. M., & Fleith, D. S. (2018). Female Leadership Talent Development: The Brazilian Context. Avances en Psicología Latinoamericana, 36(2) , 363-372. Retrieved from https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.4619.
Renzulli, J. S. (2012). Reexamining the Role of Gifted Education and Talent Development for the 21st Century: A Four-Part Theoretical Approach. Gifted Child Quarterly, 56(3), 150-159. Retrieved from https://doi.org/10.1177/0016986212444901.
Rinn, A. N., & Reynolds, M. J. (2012). Overexcitabilities and ADHD in the Gifted: An Examination. Roeper Review, 34(1), 38-45. Retrieved from https://doi.org/10.1080/02783193.2012.627551.
Rinn, A. N., Mendaglio, S., Rudasill, K. M., & McQueen, K. S. (2010). Examining the Relationship between the Overexcitabilities and Self-Concepts of Gifted Adolescents Via Multivariate Cluster Analysis. Gifted Child Quarterly, 54(1), 3-17. Retrieved from https://doi.org/10.1177/0016986209352682.
Siu, A. F. Y. (2010). Comparing Overexcitabilities of Gifted and Non-Gifted School Children in Hong Kong: Does Culture Make a Difference?. Asia Pacific Journal of Education, 30(1), 71-83. Retrieved from https://doi.org/10.1080/02188790903503601.
Subotnik, R., Olszewski- Kubilius, P., & Worrell, F. (2011). Rethinking Giftedness and Gifted Education: A Proposed Direction Forward Based on Psychological Science. Psychological Science in the Public Interest, 12(1), 3-54. Retrieved from https://doi.org/10.1177/1529100611418056.
Szymanski, A., & Wrenn, M. (2019). Growing Up with Intensity: Reflections on the Lived Experiences of Intense, Gifted Adults. Roeper Review, 41(4), 243-257. Retrieved from https://doi.org/10.1080/02783193.2019.1661054.
Thomson, P., & Jaque, V. S. (2016a). Overexcitability: A Psychological Comparison between Dancers, Opera Singers, and Athletes. Roeper Review, 38(2), 84-92. Retrieved from https://doi.org/10.1080/02783193.2016.1150373.
Thomson, P., & Jaque, V. S. (2016b). Overexcitability and Optimal Flow in Talented Dancers, Singers, and Athletes. Roeper Review, 38(1), 32-39. Retrieved from https://doi.org/10.1080/02783193.2015.1112865.
Wallace, B., Sisk, D. A., & Senior, J. (Eds.). (2018). The Sage Handbook of Gifted and Talented Education. Thousand Oaks, CA: Sage.
Wirthwein, L., & Rost, D. H. (2011). Focussing on Overexcitabilities: Studies with Intellectually Gifted and Academically Talented Adults. Personality and Individual Differences, 51(3), 337-342. Retrieved from https://doi.org/10.1016/j.paid.2011.03.041.
Wirthwein, L., Becker, C. V., Loehr, E., & Rost, D. H. (2011). Overexcitabilities in Gifted and Non-Gifted Adults: Does Sex Matter?. High Ability Studies, 22(2), 145-153. Retrieved from https: doi.org/10.1080/13598139.2011.6229.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rhaissa Andrêssa Ramos de Sousa , Denise de Souza Fleith

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).