Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

##common.pageHeaderLogo.altText##

Sobre

A Indisciplinar é uma revista acadêmica digital editada pelo grupo de pesquisa Indisciplinar (Escola de Arquitetura - UFMG / CNPq), avaliada como A3 pelo Qualis CAPES/2019. Desde 2015 são publicadas duas edições por ano, e os textos são recebidos em português, espanhol e inglês. Propondo-se como reflexão sobre a construção do espaço urbano, bem como sobre a estruturação do saber científico, esta publicação almeja integrar produções acadêmicas (de graduandos a pesquisadores consolidados na área), a análises conduzidas por outros atores fundamentais no debate sobre a produção do espaço e as disputas territoriais – como artistas, ativistas e agentes de movimentos sociais e populares. É de interesse da revista fomentar o debate sobre a construção do espaço urbano a partir de um projeto transdisciplinar, capaz de evidenciar os interesses transversais e transescalares envolvidos nas disputas territoriais, sejam eles políticos, econômicos e/ou sociais. Assim como nas demais áreas de atuação do grupo Indisciplinar, a revista almeja relacionar ensino, pesquisa e extensão e confere destaque às proposições de novas metodologias científicas. A revista Indisciplinar aceita artigos, resenhas, entrevistas e experimentações artísticas para os dois dossiês temáticos anuais, além de receber, em fluxo contínuo, artigos sobre a construção do espaço urbano na contemporaneidade.

A Indisciplinar, nas suas duas edições de 2022, optou por chamadas que acolhem visões diferentes sobre temas afins, afirmando e radicalizando o caráter indisciplinar e plural da revista.

n.14
Assuntos ligados ao desenvolvimento territorial nos países do Sul Global e nas redes de cooperação Sul-Sul. Foco nos grandes projetos de infraestrutura e desenvolvimento ligado ao capital produtivo; novos modelos de urbanização, smart cities, soft cities, conectividade, 5G, 6G, desenvolvimento sustentável, justiça social, geração de emprego e renda. Arte e tecnologia, Aceleracionismo e cosmotécnica.

n.15
Assuntos ligados à natureza política, ao pensamento decolonial , outras formas de desenvolvimento, interação de saberes científicos e tácitos , artesanais , cuidado, compartilhamento, economia popular solidária, urbanismo e arquitetura colaborativas, assessoria técnica popular, processos de pesquisa cartográficos , abordagens psicanalíticas, etc.

A proposta multidisciplinar da revista incentiva artigos em diversas áreas do conhecimento, como: urbanismo, arquitetura, artes, design, educação, direito, ciências sociais, ciências políticas, engenharias, dentre outras.

ISSN: 2525-3263

Saiba mais

Edição Atual

Volume 7, n. 2Outros mundos: novas subjetividades, novos métodos

Publicado em dezembro 31, 2021

Edição completa