Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 5 n. 2 (2019): Revista Indisciplinar

Ativismo urbano: a construção da horta comunitária de Ritápolis - MG

Enviado
março 5, 2021
Publicado
2019-12-01

Resumo

Sabe-se que o neoliberalismo é, de acordo com Dardot e Laval (2016), uma razão de mundo e que, como tal, fagocita grande parte das experiências de resistência que têm se desenvolvido ao longo dos últimos anos. Diante disso, este trabalho se propõe a debater uma experiência ativista realizada no município de Ritápolis em 2015 que envolvia diversos agentes: (i) alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ); (ii) estudantes de arquitetura e urbanismo de diversas partes do Brasil; (iii) a comunidade local; (iv) poder público de Ritápolis e (v) parceria com experiência alemã através de uma estudante intercambista. Trata-se, então, de um relato de experiência que conta com uma análise posterior tendendo à transescalaridade. Ou seja, uma experiência realizada localmente passa a ser analisada, neste momento, não apenas em relação ao seu caráter
local, mas também por uma leitura global. O processo de construção do projeto a ser analisado envolveu diferentes instâncias, promovendo um debate sobre a atuação do profissional da arquitetura, do Estado, da Universidade e da extensão. Isso porque o trabalho começou a ser realizado ao longo da disciplina O Município e o Rio, ministrada no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ pela professora autora deste artigo, posteriormente, se tornou um projeto de extensão e teve parte do processo desenvolvido durante o Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura (EREA). A comunidade se apropriou dos resultados e este segue em voga.

Referências

  1. DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
  2. GOHN, Maria da Glória. Manifestações de junho de 2013 no Brasil e praças dos indignados no mundo. 2. ed. São Paulo: Editora Vozes, 2014.
  3. HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Multidão: guerra e democracia na era do Império. Rio de Janeiro: Record, 2005.
  4. HARVEY, David. 17 contradições e o fim do capitalismo. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
  5. RENA, Natacha. Presente-se. Interfaces: revista de extensão da UFMG. v. 7, n.1, Belo Horizonte, jan/jun, 2019.
  6. SANTOS, Boaventura. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. 1ª ed., São Paulo: Boitempo, 2016.
  7. SANTOS, Rozely Ferreira dos. Planejamento ambiental: teoria e prática. São Paulo: Oficina de textos, 2004
  8. ŽIŽEK, Slavoj. Reciclagem, comidas orgânicas, andar de bicicleta...: não é assim que nós salvaremos o planeta., LavraPalavra, [S.l.], 07 mar. 2017. Tag slavoj-zizek, p. 1. Tradução de Daniel Alves Teixeira. Disponível em: https://lavrapalavra.com/2017/03/07/reciclagem-comidaso rganicas-anda r-de-bicicleta-nao-e-assim-que-nossalvaremos-o-planeta/. Acesso em: 26 fev. 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.