Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 2 n. 3 (2016): Revista Indisciplinar

Relato de atividade: mapa subversivo e produção colaborativa no Juventude Okupa a Cidade

Enviado
março 31, 2021
Publicado
2016-12-01

Resumo

Este relato de atividade versa sobre a criação de um mapa subversivo da região metropolitana de Belo Horizonte por meio da colaboração de agentes jovens que participaram do 5º evento a Juventude Okupa a Cidade. A prática se ampara na metodologia dos processos educomunicativos e dialoga com as teorias sobre linguagem, de Bakhtin, e de juventude, de Dayrell e Carrano. O resultado da ação é um mosaico formado por diversos gêneros linguísticos próprios da juventude, como o pixo e o grafite, que nos apresentam uma visão social, política e cultural de parte da juventude urbana.

Referências

  1. ARREGUY, Aparecida Chagas; RIBEIRO, Raphael Rajão. Histórias de bairros [de] Belo Horizonte: Regional Leste. Belo Horizonte: APCBH; ACAP-BH, 2008. 58 p. : il. ; 21 cm. Produzido pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. Disponível em:<http://www.pbh.gov.br/historia_bairros/LesteCompleto.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2016.
  2. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
  3. DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude e Ensino Médio: quem é este aluno que chega a escola. In: Dayrell, J. Carrano, Paulo. Maia, C. L. (Org.). Juventude e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
  4. FÓRUM DAS JUVENTUDES DA GRANDE BH. Quem somos. Disponível em: <http://forumdasjuventudes.org.br/quem-somos/>. Acesso em: 20 jul. 2016.
  5. FRANCO, Juliana de O. Rocha. Cartografias subversivas e geopoéticas. Revista Geografares, n. 12, p.114-137, jul. 2012.
  6. LIMA, R. P. Mídias comunitárias, juventude e cidadania. Ed. revista e atualizada. Belo Horizonte: Autêntica/Associação Imagem Comunitária, 2006.
  7. ROJO, R.; HELENA, R. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-31.
  8. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.
  9. SEEMANN, Jörn. Subvertendo a Cartografia escolar no Brasil. Revista Geografares, n. 12, p.138-174, jul. 2012.
  10. SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do Ensino Médio. Ismar de Oliveira Soares. São Paulo: Paulinas, 2011.

Downloads

Não há dados estatísticos.