Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 2 n. 3 (2016): Revista Indisciplinar

Por uma cartografia noturna: escrever a história dos territórios que não cabem no mapa

Enviado
março 31, 2021
Publicado
2016-12-01

Resumo

Desde o século XIX, uma ciência do espaço foi remanejando, incessamente, as paisagens urbanas e os territórios para racionalizá-los de acordo com as necessidades econômicas. O urbanismo surgiu no início de sua história como um discurso de verdade que, para poder modelar e uniformizar o espaço, tentou sistematicamente higienizá-lo, eliminando os elementos considerados indesejáveis, ora rejeitando as populações mais pobres para fora dos centros ora reduzindo ao silêncio outras formas de pensar e ocupar o espaço. No entanto, outras formas de vida urbana não pararam de emergir – entre as linhas do desenho planejado – reocupando os espaços vazios logo após cada reintegração de posse. Desde essa época, a cidade é o palco de conflitos e lutas tendo por objeto diversas formas de ocupar o espaço e se relacionar com o território. No entanto, a cartografia moderna, que se impôs como modo oficial de representação espacial nunca procurou evidenciar tais conflitos e contradições, preferindo buscar – seguindo os preceitos do urbanismo – uma homogeneização e simplificação do espaço. Inspirando-se em experiências recentes em termo da produção coletiva do conhecimento, segundo a ideia da copesquisa, o presente texto interroga a possibilidade de uma cartografia, escrita a varias mãos, capaz de delinear a história desta dimensão política do espaço, esta outra urbanidade, silenciada, sistematicamente rejeitada nos cantos de sombra do mapa.

Referências

  1. ARES, Pablo; RISLER, Julia. Manual de mapeo colectivo : Recursos cartograficos criticos para procesos territoriales de creacion colaborativa, Buenos Aires: Tinta Limon, 2013.
  2. DE CERTEAU, Michel. L’invention du quotidien, I: Arts de Faire¸ Paris : Gallimard-Folio Essais, 1990.
  3. DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Dialogues. Paris : Flammarion, 1978, rééd. 1995.
  4. ENGELS, Friedrich. Para a questão da habitação. Lisboa: Avante, 1984.
  5. FOUCAULT, Michel. Freedom and knowledge, Amsterdam: Fons Elders, Enrevista realizada em 1971, Publicação: 2012.
  6. GRAEBER, David. Fragmentos de uma antropologia anarquista. Porto Alegre: Deriva, 2011.
  7. HAUSMANN, Georges Eugène. Mémoires du baron Hausmann, Paris: Victor Avard, 1890.
  8. LEFEBVRE, Henri. La révolution urbaine, Paris : Gallimard, 1970.
  9. PORTO-GONÇALVEZ, Carlos Walter. “A Reinvenção dos Territórios: a experiência latino-americana e caribenha”. In: CECEÑA, Ana Esther. Los desafíos de las emancipaciones en un contexto militarizado, Buenos Aires: CLACSO, 2006.
  10. ROSS, Kristin. Rimbaud, la Commune de Paris et l’invention de l’histoire spatiale, Paris : Les prairies ordinaires, collection « Singulières modernités », Edição original : 1988, Edição francesa : 2013.
  11. SIBERTIN-BLANC, Guillaume. “Cartographie et territoires La spatialité géographique comme analyseur des formes de subjectivité selon Gilles Deleuze”. In : L’espace géographique, 3/2010 (Tome 39) , p. 225-238
  12. VONAU, Elsa. La fabrique de l’urbanisme : Les cités-jardins, entre France et Allemagne, 1900-1924. Lille : Presses Universitaires du Septentrion, 2014.

Downloads

Não há dados estatísticos.