Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 4 n. 1 (2018): Revista Indisciplinar

Formação de trabalhadores da construção civil: taipa de mão e autonomia na reforma do Espaço Cultural Jardim Damasceno

Enviado
abril 1, 2021
Publicado
2018-09-20

Resumo

O presente artigo discute um plano pedagógico para o “curso prático de formação para a autonomia de trabalhadores da construção civil”, que será realizado durante a reforma das paredes de vedação do Espaço Cultural Jardim Damasceno, com emprego da técnica da taipa de mão. Este artigo busca discutir processos pedagógicos e metodologias de ensino, aplicadas para a formação de trabalhadores da construção civil, que sejam emancipadoras, libertárias, que promovam autonomia e resgatem culturas construtivas através da prática da técnica da taipa de mão, de maneira a refletir sobre: as implicações das relações de trabalho neste canteiro; a dimensão socioeconômica da cadeia produtiva da taipa de mão; e o impacto ambiental causado pela escolha desta técnica. Para tanto, foram revisados materiais de referência sobre: identificação e seleção de solos; técnica do entramado com bambu para taipa de mão; preparação do traço e barreamento para a taipa de mão; organização de canteiros pedagógicos e relações horizontais de trabalho; construção agroecológica e culturas construtivas tradicionais. Deste trabalho resulta um plano pedagógico libertário que explora as possibilidades de uma técnica de construção específica, a taipa de mão, buscando a formação de trabalhadores da construção civil que sejam autônomos, artistas livres, sujeitos de sua própria produção e existência, inseridos em relações de trabalho horizontais e não-lienantes, cadeias produtivas locais e de baixo impacto ambiental.

Referências

  1. ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. São Paulo: Expressão Popular. 2012.
  2. BARROS, Franscisco Toledo. Formação profissional dos trabalhadores da construção civil: o canteiro de obras e a emancipação social. São Paulo: Tese (Doutorado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2014.
  3. BRASIL. Lei 13.885, de 25 de agosto de 2004: Estabelece normas complementares ao Plano Diretor Estratégico, institui os Planos Regionais Estratégicos das Subprefeituras, dispõe sobre o parcelamento, disciplina e ordena o Uso e Ocupação do Solo do Município de São Paulo. São Paulo: PMSP.
  4. FERREIRA, Thiago Lopes. Arquiteturas vernáculas e processos contemporâneos de produção: formação, experimentação e construção em um assentamento rural. Tese (Doutorado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2014.
  5. FERRO, Sérgio. Arquitetura e Trabalho Livre. São Paulo : Cosac & Naify, 2006.
  6. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 1968. 8ª. ed. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 1980.
  7. FARIA, Obede Borges; NEVES, Célia (org.). Técnicas de construção com terra. -– Bauru : FEB-UNESP / PROTERRA, 2011. 79 p. il.
  8. GUTERRES, Ivani. Agroecologia militante: contribuições de Enio Guterres. São Paulo: Expressão Popular, 2006.
  9. JOAQUIM, Bianca dos Santos; HIJIOKA, Akemi; INO, Akemi. Tsuchikabe e o Protagonismo do Trabalhador. Em: ENCONTRO LATINO-AMERICANOSOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 1., 2015, Guimarães. Anais... Guimarães, 2015.
  10. MARX, Karl. Cadernos de Paris; Manuscritos econômicos-filosóficos. / Kari Marx; tradução [de] José Paulo Netto e Maria Antónia Pacheco.— 1.ed.—São Paulo : Expressão Popular, 2015.
  11. Neves, C.; Faria, O. B.; Rotondaro, R.; Cevallos, P. S.; Hoffmann, M. V. (2010). Seleção de solos e métodos de controle na construção com terra – práticas de campo. PROTERRA. Disponível em http://www.redproterra.org.
  12. OLENDER, Mônica Cristina Henriques Leite. A técnica do pau-a-pique: subsídios para a sua conservação. Salvador: Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação da UFBA. Salvador, 2006.
  13. PRIMAVESI, Ana M. Agroecologia e Manejo do Solo. Revista Agriculturas: experiências em agroecologia, vol. 5, nº 3 - Manejo sadio dos solos. 2008.
  14. SÃO PAULO. Prefeitura Municipal. Secretaria Regional Freguesia Brasilândia. Histórico. Disponível em: . Acesso em 12 de junho de 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.