Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 4 n. 1 (2018): Revista Indisciplinar

Coletivo FAU Social : Praça Só Alegria, Jardim Jaqueline

  • Isabel Samaia
  • Marina Vasarini Lopes
  • Vitor Micelli
  • Patrick Morais de Lima
Enviado
abril 1, 2021
Publicado
2018-09-20

Resumo

No início de 2016, ano de fundação da FAU Social, o projeto da Praça na comunidade do Jardim Jaqueline se provou desafiador para os membros da entidade. Com um Grupo de Projeto de alunos que continha desde ingressantes do primeiro ano até ex-alunos, foi uma experiência incrível e o conhecimento adquirido pelo trabalho prático enriqueceu muito a formação de todos. O objetivo inicial era revisar o projeto realizado por um grupo de extensão composto pelos alunos Daniel Collaço e William Valério, sob a orientação da Profa. Dra. Karina Leitão e propor formas de executá-lo, após passar pelo crivo da comunidade e suas líderes Nívia e Bete em assembleia. Áreas de estar, mini quadra poliesportiva, teatro, equipamentos de ginástica, caixa de areia com brinquedos para as crianças e horta comunitária foram usos que delinearam o programa da praça. A vontade do Grupo de Projeto, desde o início, foi de aproximar a comunidade da praça antes dos processos de obra terem sido iniciados. Resolvemos, então, realizar mais um momento de aproximação com a comunidade para alinhar as últimas demandas e, em seguida, enviar a versão final do projeto para a o departamento de Projetos e Obras da Subprefeitura de São Paulo. Para isso, foi feito um café da manhã no terreno, contando com a presença de interessados da comunidade e muitas crianças, que já começaram a ter o primeiro contato com a praça. Todos puderam dar suas sugestões e críticas, mostrando o orgulho de um povo que luta diariamente para morar dignamente. 

Referências

  1. ABBADE, E; DENARDIM, E; MEDEIROS, F.; XAVIER, S. Qualidade dos produtos e serviços em licitações do tipo menor preço: um estudo em uma câmara de vereadores do Rio Grande do Sul. In REGE, São Paulo – SP, v. 21, n. 4, p. 469-486, out./dez. 2014.
  2. BAROSSI, A. Ensino de projeto na FAUUSP: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2005.
  3. CORDEIRO, C. Tecnologia social: fundamentações, desafios, urgência e legitimidade. Tese (Doutorado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2017.
  4. FREIRE, P. Comunicação ou extensão? Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra. 1983. 8. ed.
  5. ZAMONER, T. Jardim Jaqueline: a disputa pela paisagem entre a cidade formal e a ocupação espontânea. Tese (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2013.

Downloads

Não há dados estatísticos.