Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 1 n. 1 (2015): Revista Indisciplinar

Memória e estranhamento em dois sambas: enredos dedicados a eneida de morais

Enviado
April 7, 2021
Publicado
2015-10-05

Resumo

Objetiva-se discutir, neste texto, dois samba-enredos dedicados à escritora Eneida de Moraes, homenagem promovida pela escola de samba Salgueiro, do Rio de Janeiro, em 1973, investigando, nas canções, a condição da memória e do estranhamento. Os dois sambas, “Eneida, amor e fantasia” e “Boi da cara preta”, serão analisados a partir dos pressupostos teóricos da literatura menor e da carnavalização.

Referências

  1. ÁVILA, Myriam Correa de Araújo. Estranhamento por correspondência. 2014 (no prelo).
  2. BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
  3. DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix., Kafka, por uma literatura menor. Assírio & Alvim, Lisboa, 2003.
  4. FREUD, Sigmund. Uma neurose infantil e outros trabalhos. Trad. JaymeSalomão. Rio de Janeiro: Imago, 1969. V. 17.
  5. MARTINS, Julia Teitelroit. “Estudos do estranho: o fator da repetição”. Anuário de Literatura, ISSN: 2175-7917, vol. 16. n. 1, p. 207-218, 2011.
  6. SOUZA, Laura de Mello e. “Lições da distância”. Folha de São Paulo, 13/10/01. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/resenha/rs1310200101.htm.
  7. PERRONE-MOISÉS, Leyla. Roland Barthes: O saber com sabor. São Paulo. Brasiliense, 1983.
  8. RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Trad. Lucy Moreira César. Campinas: Papirus, 1991.
  9. RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François [etal.]. Campinas: Editora Unicamp, 2007.
  10. SIMAS, Luis Antonio e MUSSA, Alberto. Samba de enredo: história e arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,, 2010.
  11. http://www.releituras.com/eneida_menu.asp
  12. http://letras.terra.com.br/jair-rodrigues/577864/