Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 1 n. 1 (2015): Revista Indisciplinar

Invenção e transgressão: a busca do Sr. José

Enviado
abril 7, 2021
Publicado
2015-10-05

Resumo

Esse texto trata do poder da invenção a partir de uma reflexão sobre o conteúdo narrativo do romance Todos os nomes (SARAMAGO, 1997): um sistema burocrático de nomenclaturas que valida a existência oficial dos cidadãos, suas hierarquias e a invenção e a transgressão de um sujeito. Desenvolve-se aqui algo sobre uma busca por autonomia que se inicia nas problematizações do personagem Sr. José, inicialmente submisso às hierarquias, mas posteriormente movido a deslocamentos que nele habilitam outros modos de ser frente aos poderes instituídos. Repara-se que o imaginário está fora do alcance de captação e controle das leis e as experiências inventivas reorganizam as estruturas perceptivas dos sujeitos; assim, inventar torna-se uma função da natureza a favor do desejo da criação e do poder para realizar o incrível do humano, libertado da vergonha e dos rótulos. Para esta argumentação os principais autores requisitados são Costa (2012) e Foucault (1998, 2011). Este artigo é parte de uma investigação poética em andamento no mestrado em Artes Visuais, na íntegra esta não pretende ser uma pesquisa puramente analítica, ilustrativa ou tradutória da obra de Saramago, mas uma forma de potenciar e ressignificar seus conteúdos narrativos através das artes visuais.

Referências

  1. COSTA, M. F. R. O estranho caso do Sr. José: Uma questão de identidade em Todos os Nomes, de José Saramago. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) — Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Porto (Portugal), 2012.
  2. FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Trad. Laura de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1998.
  3. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis (RJ): Vozes, 2011.
  4. HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
  5. SARAMAGO, José. Todos os nomes. Lisboa: SIG (Sociedade Industrial Gráfica para Círculo de Leitores), 1997.
  6. SARAMAGO, José. Todos os nomes. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Downloads

Não há dados estatísticos.