Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Indisciplinar

v. 2 n. 3 (2016): Revista Indisciplinar

Nova bh/ouc aclo

Enviado
abril 14, 2021
Publicado
2016-12-01

Resumo

A frente de ação Nova BH/ACLO está dentro da pesquisa Urbanismo Biopolítico, realizando a cartografia dos grandes projeto urbanos em Belo Horizonte, seus atores e desdobramentos no território. Aliado a isso, o compartilhamento e a distribuição das informações é um dos objetivos da pesquisa.

A OUC ACLO é uma operação urbana consorciada, proveniente da reformulação da OUC Nova BH, e cuja mancha ocupa cerca de 10% do território de Belo Horizonte. O processo de luta contra a Nova BH teve forte envolvimento de pesquisa e denúncia do Grupo Indisciplinar, responsável por atuar contra as diversas irregularidades do projeto ao Ministério Público de Habitação e Urbanismo. Além disso, o grupo também produziu uma série de elementos gráficos (cartilhas, tabelas, textos, apresentações gráficas contendo diagramas e tabelas) que sintetizavam a complexidade das informações técnicas típicas de projetos de grande porte financeirizados, a fim de auxiliar na mobilização social.

A proposta contida nesse projeto é robustecer a análise qualitativa sobre a economia política da OUC, os atores envolvidos, a engenharia de financiamento, custos públicos, discursos e instrumentos urbanísticos envolvidos para produção de estudos técnicos, material gráfico e mapeamento que permita, além da mobilização social e denúncia de possíveis irregularidades, a comparação com outros grandes projetos urbanos mapeados.

A frente Nova BH/ACLO é coordenada Natacha Rena e Júlia Franzoni, com a participação da bolsista de graduação Brenda de Castro, além da participação de Josiane Alves, Janaína Marx e Joviano Mayer.

Downloads

Não há dados estatísticos.