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Artigos

v. 3 n. 4 (2017): Revista Indisciplinar

Ocupação da Escola de Arquitetura e Design da UFMG: exercício de autonomia coletiva

Enviado
abril 26, 2021
Publicado
2017-10-01

Resumo

Este artigo visa analisar criticamente o movimento das ocupações de escolas e universidades contra a PEC55 em 2016 no Brasil, especialmente a ocupação da Escola de Arquitetura e Design (EAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte, como um exercício de autonomia coletiva. Ao ocuparem os edifícios, os estudantes definiram suas próprias regras e delimitaram um novo território, e o espaço, antes visto como apenas de ensino e de educação, passa a ser encarado como um espaço público em sua essência, ou seja, onde se tratam os assuntos relativos à comunidade. Além de reivindicarem seus direitos – como em qualquer forma de protesto – os alunos vão além e defendem um novo modo de viver coletivamente, questionando tanto o modo vigente, quanto aquele que surgiria com a aprovação da PEC55. Nesse momento de experimentações, viu-se a oportunidade de elaboração de novas interfaces e intervenções urbanas com a intenção de informar e estabelecer novas interações e apropriações do espaço. Será analisada a forma de organização da ocupação e a distribuição de tarefas cotidianas em vias de avanço na discussão acerca da horizontalidade e liderança. Os estudantes da EAD experimentaram uma prática de auto-organização, de sociabilidade, de exercício político, de ativismo e reinvenção do cotidiano, uma experiência de autonomia coletiva.

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