Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 3 n. 4 (2017): Revista Indisciplinar

Tempo/espaço como práxis social

Enviado
abril 26, 2021
Publicado
2017-10-01

Resumo

O presente artigo é uma análise da questão do cotidiano no tempo/espaço da vida social dos personagens das peças teatrais: Aquele que diz sim e aquele que diz não, de Bertolt Brecht, O Poder do Futuro, de Jorge Gomes, e Arena conta Zumbi, de Gean Francesco Guarnieri, Augusto Boal e Edu Lobo. O trabalho é amparado nos conceitos da complexidade vertical e horizontal, de Fraya Frehse; tempo/ espaço, de David Harvey; cotidiano, de J. P. Neto e Maria do Carmo Carvalho; espoliação urbana, de Lúcio Kowarick; e da visão do Estado como potência financeira que está à mercê das vontades do capital, de Vera da Silva Telles. A discussão dialoga também com os verbos de ações da Pedagogia do Transteatro: Teatralizar, Sustentabilizar, Urbanizar, Desalienar, Experimentar e Transitar. Essa pedagogia é calcada em uma nova poética artística, que valoriza as boas relações entre os sujeitos e a sustentabilidade da raça humana. Visa destacar a resiliência do teatro de uma maneira transdisciplinar, para auxiliar o homem na sua relação individual e coletiva com o tempo/ espaço que ele ocupa. A metodologia da pesquisa reúne análise qualitativa comparativa entre os textos dramáticos, a Pedagogia do transteatro e os autores mencionados. Almeja-se que esta análise contribua para o entendimento da relação do tempo/espaço no Transteatro como práxis de mudança.

Referências

  1. FREHSE, Fraya. Potencialidade do método regressivo-progessivo: pensar a cidade, pensar a história. Tempo Social; Ver. Sociol. USP, S. Paulo, 13(2):169-184, novembro de 2001.
  2. HARVEY, David. Condição Pós Moderna: Uma pesquisa sobe as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2012.
  3. KOWARICK, Lúcio. Escritos Urbanos. São Paulo: editora 34, 2000.
  4. NETTO, J. P.; CARVALHO, M do Carmo Brant de. Cotidiano, conhecimento e crítica. São Paulo: Cortez, 2012.
  5. PEREIRA, P. C. X. Reestruturação imobiliária em São Paulo (SP): especificidade e tendência. In: SILVEIRA, R. L. L., PEREIRA, P. C. X.
  6. UEDA, V (org.) Dinâmica Imobiliária e reestruturação urbana na América Latina. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2006. p.45 a 63.
  7. TELLES, Vera da Silva. Trajetória urbana: fios de uma descrição da cidade. In: Pontos e Linhas II. Junho. 2005. Meios eletrônicos
  8. ARENA Conta Zumbi. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento 391941/arena-conta-zumbi>. Acesso em: 11 de Mai. 2017.
  9. FICINA DE TEATRO. Peças de teatro. Jorge Gomes. O Poder do Futuro. 2001. Disponível em: <http://oficinadeteatro.com/conteudotextos-pecasetc/pecas-de-teatro/viewdownload/5-pecas-diversas/365-2001-opoder-do-futuro>. Acesso em: 31 de agosto. 2017.
  10. TEATRO NA ESCOLA. Banco de Peças. Bertolt Brecht. Aquele que diz sim e aquele que diz não. 2016. Disponível em: http://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas/item/aquele-que-dizsim>. Acesso em: 31 de agosto. 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.