Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 3 n. 4 (2017): Revista Indisciplinar

A subversão da (hetero)normatividade no cinema americano: uma análise a partir de Freaks e The Rocky Horror Picture Show

Enviado
abril 27, 2021
Publicado
2017-10-01

Resumo

O presente artigo trata de dois midnight movies que deram protagonismo a pessoas marginalizadas e consideradas anormais pela sociedade: Freaks, com atores reais de freak shows, e The Rocky Horror Picture Show, com um personagem transgênero. O texto demonstra como esses filmes subverteram estereótipos, padrões de gênero e de normatividade e como, ao longo dos anos, saíram de uma situação de marginalidade e o público passou a se identificar com seus personagens. Freaks, de 1932, tende a humanizar os personagens que eram vistos como monstros pela sociedade enquanto os personagens que correspondem aos padrões eugênicos são retratados como vilões. Já em The Rock Horror Picture Show, de 1975, um típico casal heterossexual tem sua vida transformada ao serem convidados a passar uma noite no castelo de Frank-N-Furter, um alienígena transgênero que se relaciona sexualmente com ambos e os transforma em drag queens. Esses filmes atacam os padrões de normatividade e fazem com que o público se identifique com o “outro”. A “anormalidade” desses personagens é tratada como algo comum ou até mais interessante diante do mundo “normal”. Ambos os filmes são resgatados no contexto da contracultura, inseridos no circuito dos midnight movies, e até hoje podem ser considerados símbolos dos movimentos minoritários.

Referências

  1. ARAUJO, Tatiana; MAYER, Claudia. A normatividade e a norma: o queer em The Rocky Horror Picture Show. IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem, Londrina, 2013.
  2. HALLER, Beth A.; LARSEN, Robin. Public reception of real disability: the case of the film Freaks. In: Journal of Popular Film and Television, Washington, v. 29, n. 4, 2002.
  3. HARRISON’S REPORT. Freaks. Nova York, 27 fev. 1932.
  4. ______. A queer sort logic. Nova York, 23 abr. 1932.
  5. ______. Freaks. Nova York, 16 jul. 1932.
  6. LOPES, Denilson. Cinema e gênero. In: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. São Paulo: Papirus, 2006.
  7. MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. In: XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
  8. NEPOMUCENO, Margarete. O colorido cinema queer: onde o desejo subverte as imagens. II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais, 2008.
  9. NEW YORK TIMES. The circus side show. Nova York, 09 jul. 1932.
  10. PIQUEIRA, Veronica D’agostino. Monstrumanidade: o encontro entre o humano e o monstro no cinema de Tod Browning. 2013. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Arte e História da Cultura, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
  11. ROCHA, Alessandro Rodrigues. Elogio à racionalidade: o pensamento pós-moderno diante do racionalismo moderno. Ágora Filosófica, Pernambuco, v.1, n.2, 2010.
  12. SOUZA, Virgínia. Monstros: do freak show às leituras artísticas. Do Corpo: Ciências e Artes, Caxias do Sul, v. 1, n. 3, 2013.

Downloads

Não há dados estatísticos.