Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Relatos

v. 3 n. 4 (2017): Revista Indisciplinar

Arte, identidade, território: relato de uma residência artística no Noroeste de Minas

Enviado
maio 4, 2021
Publicado
2017-10-01

Resumo

Relato de uma residência artística em Buritis, na região Noroeste de Minas Gerais. O foco do trabalho na residência foi o resgate e a valorização da memória da cidade e seus habitantes, em um esforço para a reafirmação da identidade local. Assim, as ações buscaram envolver a comunidade por meio da coleta de relatos sobre a história da cidade e de intervenções no espaço público. Foram executados três grupos de trabalhos: um programa na rádio local com relatos sobre a história de Buritis – episódios marcantes, personagens importantes, casos pitorescos – narrados por moradores antigos da cidade; uma série de pinturas nos muros da cidade, representando acontecimentos sobre a história e a memória de Buritis que apareceram de forma recorrente nos relatos; uma intervenção inspirada pela tradição de quando se celebravam coletivamente os casamentos na cidade, compartilhando em espaço público uma mesa de café, doces e biscoitos típicos, produzidos pelos moradores de Buritis. A afirmação das diferenças e particularidades locais, a partir da ativação e valorização da memória da cidade e seus habitantes, contribuem para processos de reconstrução do território (simbólico), que se fazem necessários em um mundo pautado pela homogeneização e redução das características específicas que definem as identidades dos diversos lugares.

Referências

  1. HARVEY, David. From space to place and back again: reflections on the condition of postmodernity. In: Bird, J. et al. Mapping the Futures: Local Cultures, Global Change. London: Routledge, 1993.
  2. KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. Revista Arte & Ensaios, n. 17, 2008 [1997].
  3. PRADO, Isabela. Arte contemporânea, texturas, território. In: Rena, N., Oliveira, B. e Cunha, M. (orgs). Arte e Espaço: uma situação política do século XXI. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.