Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Ensaio Gráfico

v. 7 n. 1 (2021): Outros mundos: novas subjetividades, novos métodos

A Ciência Encantada: Ensaio fotoetnografico em um terreiro de Jurema Sagrada.

Enviado
dezembro 23, 2021
Publicado
2021-12-24

Resumo

Terreiros são estes espaços onde se celebram as festas dos orixás, das entidades espirituais e encantadas. É o espaço onde acontece todo princípio dinâmico, portanto complexo, onde os rituais se realizam e as relações se intensificam entre os praticantes das religiões afro brasileiras. Um terreiro de Jurema Sagrada é um espaço de produção de vida de grupos minoritários, é um instrumento de desconstrução dos discursos e das práticas violentas da modernidade.

Referências

  1. ACHUTTI, L. E. R. Fotoetnografia: um estudo de antropologia visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. 1a ed. Porto Alegre, RS : Livraria Palmarinca : Tomo Editorial, 1997.
  2. ANJOS, José Carlos dos. No território da Linha Cruzada: a cosmopolítica afrobrasileira. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ Fundação Cultural Palmares, 2006.
  3. GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo, Editora 34, 1992.
  4. QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: Lander, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. 2005.

Downloads

Não há dados estatísticos.