Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 7 n. 2 (2021): Outros mundos: novas subjetividades, novos métodos

A imagem como ferramenta de instrumento social

Enviado
janeiro 29, 2022
Publicado
2021-12-31

Resumo

A partir das provocações na disciplina Cartografia do Viver1, foi elaborado o texto abaixo, fundamentado em discussões e pesquisas iniciadas no grupo de pesquisa A.T.A. (UFSJ)2, como também amparado nos debates do Seminário/disciplina “Inovação na política e espaço”, realizados pelo Laboratório Espaço do IPPUR (UFRJ)3. A elaboração do texto nasceu dessa convergência de reflexões e anotações, que surgiram ao longo desse último ano. Com a Pandemia em 2020, ficamos imersos num contexto de insegurança, numa perspectiva onde o vírussinaliza uma possível finitude da humanidade, aflorando desigualdades e amplificando a segregação socioespacial para o universo digital contemporâneo. Esse texto é uma tentativa de refletir sobre a memória social a partir da produção e consumo de imagens, da virtualidade e da visualidade nesse contexto pandêmico. A partir das percepções e olhares ancorados em nossas pesquisas, temos o papel da linguagem fotográfica no sentido de compreender seu impacto como “documento social” em tempos de objetificação dos corpos.

Referências

  1. AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.
  2. BEIGUELMAN, Giselle. O impacto da covid-19 na cultura contemporânea foi fulminante.
  3. Jornal da USP, Universidade de São Paulo, postado em 11/05/2020. Disponível em:
  4. <https://jornal.usp.br/radio-usp/o-impacto-da-covid-19-na-cultura-contemporanea-foi- fulminante/>. Acesso em fevereiro de 2021.
  5. Giselle. Coronário. Instituto Moreira Salles (IMS). Disponível em:
  6. <https://coronario.ims.com.br/ >. Acesso em fevereiro de 2021.
  7. CAIUBY NOVAES, Sylvia (Org.). 2015. Entre arte e ciência: a fotografia na antropologia. São Paulo: Edusp, 224p.
  8. CARVALHO, Anna Letícia Pereira de. A natureza escorregadia das fotografias nas obras de Joan Fontcuberta. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba - PR – 04 a 09/09/2017. P. 01-15. Disponível em <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-0898-1.pdf>. Acesso em fevereiro de 2021.
  9. FREUND, Gisèle, Fotografia e sociedade, Lisboa, Vega, 1989.
  10. La fotografía como documento social (Espanhol). Editorial Gustavo Gili; Edição: 1 (1 de março de 2017). Disponível em:
  11. <https://www.academia.edu/11952139/La_fotograf%C3%ADa_como_documento_social_Gisele
  12. _Freund_1974_>. Acesso em fevereiro de 2021.
  13. GONDAR, Jô. Memória individual, memória coletiva, memória social. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares em Memória Social, [S.l.], v. 7, n. 13, mar. 2015. Disponível em:
  14. <http://www.seer.unirio.br/index.php/morpheus/article/view/4815/4305>. Acesso em fevereiro de 2021.
  15. HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Ed. Centauro, 2013.
  16. HARVEY, David. O Direito a cidade. Folha de São Paulo. Tribuna livre da luta de classes, Piauí, Ed. 82, julho de 2013. Disponível em < https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-direito-a-cidade/
  17. >. Acesso em maio de 2020.
  18. MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da Imagem. São Paulo: Contexto, 2008.
  19. NASCIMENTO, Adriana Gomes do Nascimento.(Arte) e (cidade): ação cultural e intervenção efêmera.Tese de Doutorado.IPPUR,Planejamento Urbano e Regional. UniversidadeFederal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em:
  20. <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=19 3977>. Acesso em fevereiro de 2021.
  21. NASCIMENTO, Adriana; CUNHA, Pedro Henrique A.; VELHO, Ana Carolina; CANAVEZ, Luciana Vale. Sujeito corporificado e urbanidades: relação espaço-sociedade. Anais XVIII ENANPUR, Natal, 2019. http://anpur.org.br/xviiienanpur/anaisadmin/capapdf.php?reqid=1190>. Acesso em fevereiro de 2021.
  22. OLIVEIRA, Elane Abreu de. Sobre o Contemporâneo e as Imagens Fotográficas. Ícone (UFPE), v. 14 n.1 – agosto de 2012. Disponível em
  23. <https://periodicos.ufpe.br/revistas/icone/article/view/230627/0> acesso em set. 2021.
  24. PEREIRA, Maria Cristina Alves; NASCIMENTO, Adriana Gomes do. Fotografia: uma ferramenta metodológica para observação do espaço urbano. In: Anais do 6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Belo Horizonte(MG) UFMG, 2020. Disponível em:
  25. <https://www.even3.com.br/anais/seminarioarqedoc2019/215314-fotografia--uma-ferramenta- metodologica-para-observacao-do-espaco-urbano/>. Acesso em: 19/02/2021 23:36
  26. M. Cristina Alves. Um modo de ler a cidade: a fotografia com “ferramenta” de observação e orientação urbana. Trabalho de conclusão de curso. Arquitetura e Urbanismo, UFSJ, 2019.
  27. RIBEIRO, Ana Clara Torres. Corpo e imagem: alguns enredamentos urbanos. Resistências em espaços opacos do Caderno PPGAU- FAUFBA, Salvador, EDUFBA, PPG-AU/FAUFBA,
  28. Disponível em < http://www.corpocidade.dan.ufba.br/arquivos/Ana_Clara.pdf>. Acesso em fevereiro de 2021.
  29. SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Outras Palavras: Jornalismo de Profundidade e pós-capitalismo. Publicado 12/05/2020 às 20:14 - Atualizado 12/05/2020 às 20:16. Disponível em < https://outraspalavras.net/pos-capitalismo/o-coronavirus- nosso-contemporaneo/>. Acesso em fevereiro de 2021.
  30. Silva, M. S. (2016). A Fotografia na obra de Walter Benjamin: “Dialéctica Congelada” E A “Segunda técnica”. História Revista, 21(2), 40-60. Disponível em < https://doi.org/10.5216/hr.v21i2.43379>. Acesso em fevereiro de 2021.
  31. SILVA, Sergio Luiz Pereira da. A fotografia e o processo de construção social da memória. Ciências Sociais, Unisinos. 47(3): 228-231, setembro/dezembro 2011. Disponível em < http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/viewFile/csu.2011.47.3.05/622>.
  32. Acesso em fevereiro de 2021.
  33. SILVA, Giuslane Francisca. A Memória Coletiva. AEDOS, Revista do corpo discente do PPG- História da UFRGS, Porto Alegre, v. 8, n. 18, p. 247-253, agosto 2016. Disponível em < https://seer.ufrgs.br/aedos/article/viewFile/59252/38241> Acesso em fevereiro de 2021.
  34. SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Editora Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Não há dados estatísticos.