Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 5 n. 1 (2019): Revista Indisciplinar

Produção popular do espaço como forma de resistência: um relato a partir do olhar da assessoria técnica

Enviado
março 25, 2021
Publicado
2019-07-01

Resumo

Este trabalho visa analisar as contribuições do Curso de Prática Profissionalizante em Assessoria e Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (CPPATHIS) em um processo de resistência à remoção dos moradores de uma comunidade. O CPPATHIS foi um curso de curta duração voltado para arquitetos e urbanistas recém-formados, desenhado pela Peabiru TCA em parceria com professores da FAUUSP. Com atividades práticas realizadas no Jd. da União, ocupação urbana na zona sul da cidade de São Paulo (SP), o curso buscou integrar teoria e prática, tendo sido um processo dialógico entre moradores e assessores. Ao longo dos seis meses de curso, foram trabalhadas demandas reais, abordando-se desde questões mais coletivas, como a construção dos espaços comunitários e de infraestrutura, até questões mais individuais, como as dimensões de melhorias habitacionais. Nesse processo de luta pela permanência, os esforços do curso vieram a se unir com o de outros agentes externos, agregando o uso de uma metodologia ativa, atuando no território, e o uso de novas tecnologias no mapeamento da área, possibilitando a construção de uma outra narrativa. Nesse sentido, o Jardim da União será lido como uma alternativa emancipatória à produção capitalista do espaço urbano, de maneira a expressar que novos modos de vida são possíveis.

Referências

  1. BRASIL, Agência. IBGE: Informalidade cresce e atinge 37,3 milhões de trabalhadores em 2017. Revista Exame. 5 de dez. 2018. Disponível em:<https://exame.abril.com.br/economia/informalidade-cresce-e-atinge-373-milhoes-detrabalhadores-em-2017-diz-ibge/#targetText=O%20trabalho%20informal%20chegou%20a,%2C1%25%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o%20ocupada>. Acesso em: 10 ago. 2018.
  2. D’OTTAVIANO, C.; ROVATI, J. Os territórios da extensão universitária. In: ______ (Orgs.). Para além da sala de aula: extensão universitária e planejamento urbano e regional. São Paulo: FAUUSP, 2017. Cap. 1, p. 14-24.
  3. FREIRE. Paulo. À Sombra desta mangueira. 2. ed. São Paulo: Olho d’água, 1995.
  4. HARVEY, David. The right to the city. New Left Review, n. 53, set./out. 2008.
  5. ______. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. Trad. Jeferson Camargo. São Paulo: Martins Editora Livraria Ltda., 2014.
  6. LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. 5. ed. Trad. Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Editora Centauro, 2008.
  7. OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista: o ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003
  8. PUEBLA, Eugênia. Educar com o coração: uma educação que desenvolve a intuição. 4. ed. São Paulo: Petrópolis, 1997.
  9. SANTO AMORE, C.; PEREIRA, R. B.; HORIGOSHI, M. R. S. B. Resistências urbanas e assessoria técnica, a arquitetura possível e necessária. In: III Urbfavelas - Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas, 2018, Salvador. Anais III Urbfavelas - Seminário Nacional de Urbanização de Favelas, 2018.
  10. ______. De afeto e de escola: formação em assessoria e assistência técnica. In: FERREIRA, L.; OLIVEIRA, P.; IACOVINI, V. (Orgs). Dimensões do Intervir em Favelas: desafios e perspectivas. 1a. Edição. São Paulo: Peabiru TCA e Coletivo Lablaje, 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.