Aharón Appelfeld e o entortamento das almas
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.1.1.31-41Palavras-chave:
Literatura israelense, Holocausto, Aharón AppelfeldResumo
O minimalismo da literatura de Aharón Appelfeld é sui generis. Ele adota esse estilo como se fosse ao mesmo tempo uma estratégia militar para vencer o desafio e o indicador de sua confessada derrota diante de um inimigo invencível: o Holocausto.
Downloads
Referências
APPELFELD, Aharón. Badenheim 1939. In: APPELFELD, Aharón. Baddenhaeim, 1939 – Tzili, novellas. Trad. Rifka Berezin e Nora Rosenfeld. São Paulo: Summus Editorial, 1986.
APPELFELD, Aharón. Berta. In: O novo conto israelense. São Paulo. Ed. Símbolo, 1978.
APPELFELD, Aharón. Antes do dilúvio. In: Shalom Análise: Holocausto. São Paulo, 1979.
APPELFELD, Aharón. Hanucá. In: ROZENCHAN, Nancy. Literatura do Holocausto. (Apostila para o Curso de Mestrado em Língua e Literatura Hebraica). Centro de Estudos Judaicos, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, 1997.
MANN, Thomas. Morte em Veneza. Trad. Eloísa Ferreira Araújo Silva. Biblioteca da Folha de S. Paulo. São Paulo, 2003.
PAGUIS, Dan. Escrito a lápis num vagão de trem. In: ROZENCHAN, Nancy. Literatura do Holocausto (Apostila para o Curso de Mestrado em Língua e Literatura Hebraica). Centro de Estudos Judaicos: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP, 1997.
SHAKED, Gershon. Quem é o culpado? In: NASCIMENTO, Milton Meira do. (Org.) Cadernos de Língua e Literatura Hebraica. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP, 2001.
TABUCCHI, Antonio. Noturno indiano (filme). Alain Corneau (Dir.) França. 1989.
WINNICOTT, D. W. Desenvolvimento emocional primitivo 1945. In: Da Pediatria à Psicanálise. Trad. Davy Bogomoletz. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
WISSE, Ruth. Appelfeld: survivor. In: Commentary Magazine. New York, August, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.