Foco e escopo

Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG (Brasil) é um periódico semetral com avaliação de pares, editado em Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil) pela Universidade Federal de Minas Gerais desde 2007, dedicado à publicação de artigos inéditos, resenhas, traduções e trabalhos artísticos da área de Estudos Judaicos. Tem como missão fomentar a produção acadêmica do Brasil e do exterior permitindo a divulgação de pesquisas e contribuindo para o debate contínuo na área.

Qualis A2, área de Letras e Linguística, ano base de 2014.

Não se cobra nenhuma taxa pela publicação dos artigos.

Processo de Avaliação pelos Pares

- Toda submissão que atenda às normas de submissão da revista e ao Código de Conduta e Boas Práticas será inicialmente analisada pelo editor-chefe, que avaliará possíveis problemas de autoria.

- O editor-assistente encaminhará a submissão a dois avaliadores de instituição diferentes entre si e em relação à do autor da submissão.

- Caso haja um parecer positivo e um negativo, a submissão será encaminhada a um terceiro avaliador. Caso haja novo parecer positivo, a submissão será aceita; caso haja um novo parecer negativo, não será aceita.

Recurso de decisão editorial:

- Caso o autor de submissão não aprovada considere que um ou os dois pareceres negativos apresentem problemas, ele poderá solicitar, através de justificativa por escrito ao editor-chefe, que este solicite aos avaliadores que apresentem justificativa para as pretensas falhas no(s) parecer(es) no prazo de 15 dias.

Periodicidade

Publicação semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar disponível gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. A Arquivo Maaravi: Revista Digital do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer um a leitura e download, bem como a cópia e a disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 4.0.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Ética de Publicação

A Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG segue as orientações do Comitê de Ética das Publicações (COPE). Não aceita nenhum comportamento antiético e não tolera qualquer forma de plágio.

Para submeter os manuscritos, os autores declaram que o artigo é original e não foi publicado em outro periódico ou livro, nem está sendo considerado para publicação em outro lugar.

Artigos submetidos à revista serão tratados como documentos confidenciais. Os editores coordenam o processo de revisão cega e os artigos submetidos serão enviados para revisores de diferentes instituições.